O Ministério Público de Pernambuco, na busca de materializar a linha divisória entre os estados de Pernambuco e Bahia, realizou um levantamento para definir os limites entre Petrolina, Afrânio, Casa Nova e Queimada Nova, num trabalho que envolveu órgãos e entidades como a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como já divulgado pelo como já divulgado pelo BlogGJ, o estudo detalhou, através de equipamentos cartográficos mais modernos, considerando ainda os barramentos realizados no Rio São Francisco e o sentimento dos moradores, os novos marcos divisórios entre os estados e municípios envolvidos. Dentre as conclusões a de que a Ilha do Rodeadouro pertence a Juazeiro-Ba, embora tenha fornecimento de energia elétrica seja feito pela Celpe, distribuidora de energia em Pernambuco.
Com a conclusão fica o questionamento: Quem vai cuidar da ilha no lado que era considerado pernambucano, que tem serviços como o de salva vidas, feito pelos bombeiros de Pernambuco? A coleta de lixo, passa a ser feita pela Prefeitura de Juazeiro? A Celpe vai continuar atendendo as chamadas emergenciais e pedidos de instalação elétrica?
A partir da publicação da nota do MPPE, o Blog GJ recebeu diversos questionamentos sobre o marco divisório na Ponte Presidente Dutra, que recentemente foi alvo de polêmica após instalação de uma placa, pelo DNIT, estabelecendo o marco da divisa entre os municípios de Juazeiro e Petrolina, no cais de Juazeiro. O que mais se questionou após a matéria foi se a Ilha do Fogo, que já foi tema de muitas discussões, também entrou na cota baiana. Um relatório final deve ser elaborado até o final de abril, quando muitas dessas dúvidas deverão ser esclarecidas. Ou não?
Da redação Blog Geraldo José
5 comentários
15 de Mar / 2019 às 08h13
TELPE não existe mais. É CELPE.
15 de Mar / 2019 às 09h26
" DE TODO LADO É BONITO, SÃO DOIS ESTADOS DE ESPIRITO " SEJA DE QUEM FOR O IMPORTANTE É CUIDAR!
15 de Mar / 2019 às 11h27
Sou baiano, moro em Juazeiro, mas acho que a Ilha do Fogo deveria ficar para Pernambuco. Eu acho o governo pernambucano "menos negligente", ou seja "mais responsável" que o governo baiano.
15 de Mar / 2019 às 14h33
Nem de Petrolina ou de Juazeiro. A ilha do Fogo é dos NÓIAS. “Liberdade pra minha cabeça...”
17 de Mar / 2019 às 08h00
Telpe era telefonia ,que hoje é a TELEMAR,a energia é com a CELPE. Nota do GJnotícias: Obrigado Lúcia, texto corrigido.