O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem na rede social Twitter em que prestou condolências aos parentes das vítimas do massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. Na mensagem, o presidente chama a tragédia de "monstruosidade e covardia sem tamanho".
“Presto minhas condolências aos familiares das vítimas do desumano atentado ocorrido hoje na Escola Professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. Uma monstruosidade e covardia sem tamanho. Que Deus conforte o coração de todos!”.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota lamentando o massacre. O governo federal se colocou à disposição para auxiliar na apuração do crime.
Mais cedo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também lamentou o ocorrido e apontou os jogos violentos de videogame como influências negativas para os jovens.
A Polícia Militar informou que dois jovens armados e encapuzados invadiram a Escola Estadual Raul Brasil e dispararam contra os alunos. De acordo com último balanço divulgado pela polícia, dez pessoas ficaram feridas e dez morreram, sendo cinco alunos, dois funcionários, os dois atiradores e o dono de uma locadora de carros que ficava perto da escola.
Segundo a Polícia Civil de São Paulo, os autores do crime são Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, ex-alunos. Guilherme estudou no colégio até o ano passado.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campo, e o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo Salles, disseram que a motivação do crime ainda não é conhecida e está sendo investigada.
O vice-presidente, Hamilton Mourão, lamentou hoje (13) o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano, na grande São Paulo, e disse que o caso se deve à influência de videogames violentos e à falta de atividades educativas para crianças e adolescentes.
“Hoje a gente vê essa garotada viciada em videogames e videogames violentos. Só isso que fazem. Quando eu era criança e adolescente, jogava bola, soltava pipa, jogava bola de gude, hoje não vemos mais essas coisas. É isso que temos que estar preocupados”, disse.
Ao lembrar o massacre na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um ex-aluno matou 12 pessoas, em 2011, disse que “tem que chegar à conclusão por que isso está acontecendo? Essas coisas não aconteciam no Brasil, ocorriam em outros países”.
O vice-presidente contou da sua experiência de adolescência, quando morou nos Estados Unidos, e estudava das 9h às 15h, como é o padrão norte-americano de ensino. “Hoje, pai e mãe são obrigados a trabalhar pelas exigências da sociedade moderna, nos faltam escolas de tempo integral, onde a criança fique mais tempo”, disse Mourão.
A flexibilização da posse de arma de fogo, para o vice-presidente, “não tem nada a ver” com o caso. “Vai dizer que a arma que os caras tinham lá era legal?”, disse.
Agencia Brasil
6 comentários
13 de Mar / 2019 às 19h02
Imagine quando a grande maioria dos pais tiverem com suas pistolas dentro de casa.
13 de Mar / 2019 às 19h44
Concordo em partes com vice. Não são os jogos que motivam, eles podem potencializar aquela má intenção oculta. Conheço pessoas que jogam estes tipos de jogos há muito tempo e no entanto nunca tiveram vontade nem coragem de matar ninguém!
13 de Mar / 2019 às 19h58
A culpa é sempre da arma...
13 de Mar / 2019 às 20h58
Seu Paulo, o senhor acreditou na missa comunista, que desarmou os cidadãos e armou os bandidos. As armas da maioria vão ficar em casa. O que aconteceu é fruto de 13 anos de combate à família, onde se forma o cidadão.
14 de Mar / 2019 às 05h10
REFLEXO DE 13 ANOS DE UM GOVERNO QUE FEZ O MELHOR QUE PODE PARA DESTRUIR AS FAMILIAS DE BEM ,NOSSOS VALORES MORAIS E MAIS AGRADOS,DESARMOU O CIDADÃO,TIROU A AUTORIDADE DOS PAIS E PROFESSORES,CRIOU UNIVERSIDADES PARA DOUTRINAR NOSSOS JOVENS TRANSFORMANDO OS EM IDIOTAS ROBOTIZADOS,PRECISAMOS FICAR ATENTOS POR ESTA TRAGÉDIA PODERÁ SE REPETIR.
15 de Mar / 2019 às 05h56
Essas coisas acontecem nos Estados Unidos porque ? É o País mas rico do Planeta tem a melhor Educação, brasileiros de boas condições querem morar e estudar lá, e mesmo assim acontece esses fatos. Colocar em Governo passado à culpa dessa atrocidade é o cumulo da babaquice. Desde o principio que existe assassinos, é fato, faz parte do " animal" camuflado de humano.