Comissão de Defesa da Mulher de Petrolina é pioneira no Estado de Pernambuco

Opinar sobre todas as proposições que dizem respeito aos direitos da mulher; emitir pareceres e adotar as medidas cabíveis na sua esfera de atribuições, em especial as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; promover iniciativas e campanhas de divulgação dos direitos da mulher e organizar anualmente uma sessão solene em alusão à passagem do dia 08 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Com esse objetivo, vereadores da Casa Plínio Amorim lançaram numa sessão especial na última terça (12), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em Petrolina.

Composta por quatro integrantes do Legislativo municipal, a Comissão da Mulher, pioneira no Estado de Pernambuco, vem com a missão de defender os direitos da Mulher petrolinense. A presidente da Comissão Cristina Costa, não escondeu a alegria de presidir essa Comissão. “A Comissão Permanente em defesa aos Direitos das Mulheres vem para garantir projetos, discussões, debates para defender as mulheres de nossa cidade. Nossa perspectiva é envolver os homens também para debater sobre as reflexões para atribuir medidas cabíveis de proteção promovendo inciativas de valorização às mulheres. A Frente Parlamentar em Defesa Da mulher será instituída também com esse objetivo de galgar mais espaços para as mulheres e garantir os princípios da isonomia como também políticas públicas voltadas para as mulheres.  Nessa oportunidade, lançamos também a Patrulha Maria da Penha de assistência integral às mulheres no município”, explicou Cristina.  

 Já Paulo Valgueiro, secretário da Comissão, explicou por que fez questão de fazer parte dessa Comissão. “Nosso objetivo é desenvolver Programas e Projetos garantindo políticas sociais para as mulheres de nosso município. Vamos buscar fortalecer a mulher petrolinense, envolvendo movimentos sociais e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para garantir esses direitos às mulheres que muitas vezes são violados. Pretendemos diminuir os índices de violência e as diferenças sociais”, disse.

A relatora da Comissão, Maria Elena Alencar, ressaltou no evento, a importância de integrar esse projeto e o Vereador Alex de Jesus, suplente da Comissão, informou que será dedicado a essa rede de enfrentamento em defesa das mulheres de Petrolina.     

Na sessão solene, além de homenagear as mulheres petrolinenses, os vereadores, intitularam a tribuna de Vereadora Isabel Cristina, uma deferência a mulher pública que também foi deputada estadual e entregaram medalhas, honrarias para homenagear às mulheres e Petrolina.

Receberam as medalhas: a secretária e Desenvolvimento Social de Petrolina, Doriane Secchi Mascarello; a Secretária Executiva da Mulher de Petrolina, Bruna Ruana; Coordenadora do Presídio Feminino, Paula Oliveira Freire; representante Asa Branca, Rita Rosa; representante da Rede de Mulheres do São Francisco, Rosa Santos; representante do Movimento de Mulheres de Petrolina, Lêda Ramalho; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lucilene Santos; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Isália Damasceno; a representante da Comunicação Rede de Mulheres, Laiane dos Santos; coordenadora do Grupo Raros, Patrícia Bonfim; a representante da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Elizabete de Souza, a representante da AECAB, Tereza de Souza e Professora Vânia da Facape.      

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Foi aprovada, na sessão, a solicitação do vereador Gilmar Santos, para a realização de uma sessão solene, que será realizada no dia 21 de março, às 9h, na Casa Plínio Amorim em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. 

Ascom/Petrolina