A cidade de Petrolina é destaque estadual pela realização de ações voltadas às mulheres. Na segunda-feira (11), a Capital do Sertão pernambucano foi reconhecida pelo Prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres', promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Entre os critérios, foram avaliadas as atividades desenvolvidas para o enfrentamento à violência contra a mulher. A premiação deve ocorrer no próximo dia 26, na Alepe, em Recife.
Entre as ações desenvolvidas para que o município conquistasse o reconhecimento estadual, destaque para o trabalho do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e ações preventivas de combate à violência de gênero. "Esse é um tema que precisa ser encarado diariamente pois existem dados assustadores de agressões contra as mulheres a cada instante. O prêmio mostra que estamos no caminho certo, mas há muito ainda para se fazer na luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher", destaca o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
Novas ações estão previstas para fortalecer as políticas públicas para o segmento em Petrolina, como a implantação da Patrulha da Mulher. "A gestão do prefeito Miguel Coelho não tem medido esforços para combater a violência contra a mulher, a exemplo disso, estamos nos últimos ajustes para tentar lançar ainda este mês a Patrulha da Mulher, onde a Guarda Municipal junto com outros órgãos parceiros darão um atendimento especial desde a primeira denúncia.
O foco é dar um tratamento adequado a estas mulheres em situação de risco", pontua a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana. Além das ações de combate à violência física e psicológica, a Prefeitura de Petrolina realiza um trabalho preventivo e de empoderamento das mulheres no projeto 'Elas merecem respeito' no qual a gestão leva até as comunidades uma roda de conversa para esclarecer os tipos de violência contra a mulher e doméstica. Esse ano , quinze municípios foram indicados, mas somente 4 são premiados de acordo com a sua região. Petrolina compõe a macrorregião do Sertão e concorria com Iguaracy, Tabira e Exu.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários