O vereador Gabriel Menezes usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Petrolina e solicitou a instalação de uma Comissão Especial para visitar o município de Brumadinho, Minas Gerais. O objetivo de acordo com o vereador "é fazer um levantamento da atual situação e saber se de fato o Rio São Francisco corre risco com os rejeitos oriundos do rompimento da barragem empresa Vale ocorrido em Janeiro e que pode afetar toda a comunidade do Vale do São Francisco, caso esse lixo de venenos atinga as aguas do Velho Chico".
No mês passado este Blog Geraldo José denunciou que as membranas de contenção da lama de rejeitos oriundas do rompimento da barragem da empresa Vale, em Brumadinho, que atingiu mortalmente o leito do Rio Paraopeba, em Minas Gerais, ainda não mostraram sua eficácia conforme a expectativa dos órgãos ambientais. Os equipamentos, instalados pela mineradora Vale, que deveriam, pelo menos, reduzir a velocidade de deslocamento da pluma de rejeitos e realizar sua filtragem, ocasionaram, inclusive, mortandade de peixes na região.
Na ocasião o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, voltou a cobrar das autoridades envolvidas que a Vale seja obrigada a contratar com celeridade a melhor tecnologia internacional dada a gravidade dos impactos que a lama está provocando no Paraopeba com reflexos que, em breve, poderão ser sentidos no rio São Francisco.
A equipe técnica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou o Plano Emergencial de Monitoramento do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco. Nele, constam que estão instalados 17 pontos de monitoramento, que medem parâmetros de qualidade da água e relacionam a série de metais pesados e sua concentração.
Anivaldo Miranda, alertou também quanto às iniciativas que ainda devem ser tomadas para minimizar os graves impactos da lama, que não há tempo para estudos demorados das possíveis metodologias a serem empregadas, e sim a determinação do poder público à empresa Vale para que adquira essas metodologias e tecnologias inclusive no mercado internacional.
Redação Blog
3 comentários
09 de Mar / 2019 às 12h10
PARABÉNS SENHOR VEREADOR GABRIEL MENEZES, ESTAVA NO AGUARDO DE VER AQUI EM JUAZEIRO NA CÂMARA DE VEREADORES UM PREOCUPAÇÃO QUANTO ESTA SUA. INCRÍVEL MAIS DAQUI NÃO SAI NADA QUE SE TRATE DE INTERESSE SOCIAL. AQUI ATÉ O MOMENTO SÓ VER É DEFESA DOS INTERESSES PRÓPRIOS, AQUELES QUE VISAM O BOLSO E O AFORTUNAMENTO PESSOAL.
09 de Mar / 2019 às 14h35
Esse Vereador é engenheiro, especialista ambiental ou algo do gênero?
09 de Mar / 2019 às 23h07
Isso mesmo! Estou contigo e não Abro