A 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro teve sua área de atuação no estado da Bahia aumentada pelo governo federal através da Lei 13.702/2018, que além da bacia do rio São Francisco, vai contemplar agora as bacias dos rios Vaza Barris, Itapicuru, Paraguaçu e Real.
A superintendência atuava em 27 municípios da região norte do estado, promovendo o desenvolvimento da bacia do rio São Francisco, explorando sustentavelmente os recursos naturais para estruturar as atividades produtivas, visando o crescimento da economia e diminuição das desiguidaddes sociais.
A nova área que deverá receber as ações da Codevasf compreende mais 120 municípios, totalizando 147, com uma área de aproximadamente 206,2 mil Km².
A população de 4,5 milhões de pessoas receberá os benefícios implantados pela Codevasf em açoes de revitalização, infraestrutura de abastecimento de água, saneamento, irrigação e atividades produtivas, gerando mais oferta de emprego e o aumento da renda, na busca do desenvolvimento regional.
Novas Bacias
A Bacia do rio Vaza Barris, com área de aproximadamente 14,5 mil Km² e comprimento de 450 Km, nasce no sopé da Serra dos Macacos, sertão da Bahia, próximo à Uauá, e banha também o estado de Sergipe, desaguando no Oceano Atlântico, a superintendência regional da Codevasf em Juazeiro atenderá integralmente a 20 municípios.
A Bacia do rio Itapicuru, tem uma área de 38,6 mil Km² e extensão aproximada de 476 Km nasce no Piemonte da Chapada Diamantina, no município de Antônio Gonçalves (BA), na qual a Codevasf vai atuar em 57 municípios, sendo que em Acajutiba, Barrocas, Biritinga, Conde, Cristópolis, Esplanada, Inhambupe, Jandaíra, Olindina, Sátiro Dias e Teofilândia essa participação será parcial porque elas possuem parte do território situado fora da área de abrangência das bacias onde a Codevasf atua.
O maior número de municípios que serão atendidos pela Codevasf na nova área de atuação, está localizado na Bacia do rio Paraguaçu, na região Centro-oeste da Bahia, onde existem 76, dos quais 26 deles, serão atendidos parcialmente, com relação a área de cada município, e como também estão distantes da sede municipal, a exemplo destacamos Feira de Santana, que possui o maior número de habitantes – 627,4 mil. No total, cerca de 1,9 milhão de pessoas irão se beneficiar das atividades a serem desenvolvidas pela Codevasf naquela região.
O rio Paraguaçu, que é genuinamente baiano, nasce no Morro do Ouro, localizado na Serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, e segue em direção norte, passando pelas cidades de Ibicoara e Mucugê, aproximando-se de Andaraí, onde recebe água do rio Santo Antônio. Sua bacia tem aproximadamente 54,8 mil Km² e possui um comprimento calculado em 600 Km.
Outra bacia importante incorporada parcialmente na nova área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro é a bacia do rio Real, que nasce no município de Poço Verde, em Sergipe, e banha uma estreita faixa com nove municípios baianos limítrofes: Paripiranga, Antas, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Itapicuru, Rio Real, Jandaíra e Conde. A Codevasf vai atender a 11 municípios de maneira integral e parte do município de Jandaíra. Esta área possui 7,5 mil Km² e uma população aproximada de 303,5 mil habitantes. A maioria dos municípios também integra as bacias do Itapicuru e Vaza Barris.
Novos desafios
Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, a expansão da área de atribuição da Codevasf, incluindo novas bacias do Norte Baiano, é o resultado do trabalho valioso da bancada da Bahia, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Governo Federal através da Lei 13.702/2018, aumentando sua responsabilidade de uma área de 103.123,53 km² com 1.116.991,0 habitantes para 206.204,99 km² com 4.539.660,0 habitantes. Este ato, reconhece a vitalidade desta empresa pública (Codevasf) e permite que ela possa, por execução direta e ou parcerias, realizar os estudos, elaborar projetos e implementar ações de desenvolvimento, que possibilite explorar sustentavelmente os recursos naturais e utilizar a vocação de cada região. Mas, para alcançarmos os resultados esperados, será fundamental que as decisões Políticas sejam direcionadas à Codevasf, alocando orçamento da União, objetivando incrementar os arranjos produtivos locais, promover a oferta de emprego, elevar a renda per capita e favorecer o crescimento da economia regional.
Ascom
2 comentários
28 de Feb / 2019 às 15h47
Politicos de ... esses de juazeiro. Politicos de Umbigo. Vergonhosos. Larguem o osso...
28 de Feb / 2019 às 16h24
Mais trabalho, e menos concursos. Coitados dos concursados sem carreira desta estatal. Só acumulam trabalho. Houve concurso em 2018 com cadastro reserva. Nunca chamou nem sequer os primeiros concursados. Agora pra politicozim colocar incompetentes sem concurso, ai sim, sao mestres. Cambada.