Um encontro convocado pela Prefeitura de Petrolina se propôs a debater o futuro da coleta seletiva de lixo no município. Por isso, diversas instituições foram convidadas a participar de um debate para discutir ações que possam contribuir com o processo de modernização da coleta seletiva de lixo no município. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).
Durante o encontro, realizado na terça-feira (26) no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), os cuidados com o meio ambiente e a conscientização ambiental junto à população nortearam a exposição de ideias. O objetivo é elaborar um plano-piloto de um novo modelo de coleta seletiva de lixo, melhor, mais eficiente e que contemple também os catadores de materiais recicláveis que atuam em Petrolina.
Além da SEINFRA, também participaram do encontro o secretário de Planejamento e Gestão Administrativa, Plínio Amorim, representantes das empresas responsáveis pelo trabalho de limpeza, coleta e destinação de resíduos no município, da cooperativas de catadores de materiais recicláveis RENASCER, além de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).
A diretora-executiva do IF Sertão-PE, Solange Franco, destacou a importância da reunião. "Essa construção não poderia ser de outra maneira. Ter hoje reunida neste auditório a representação que nós temos, não somente a representação intelectual mas a representação de gestão que nós temos aqui é muito significativa", pontuou Franco.
Para o titular da SEINFRA, Fred Machado, este é apenas o início do planejamento de um novo modelo de gestão da coleta seletiva em Petrolina. "Nós queremos melhorar a coleta seletiva da nossa cidade onde as cooperativas já fazem um trabalho importante, mas que precisa evoluir. Dentro dessa proposta, queremos viabilizar algo que possa aliar sustentabilidade e educação ambiental em prol de um serviço de coleta seletiva moderno e eficiente", destaca Machado.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários