Algumas pessoas próximas me pediram uma síntese da situação da Venezuela. Com o jogo midiático pesado em cena, ficou difícil compreender os meandros do que realmente se passa.
Primeiro, a realpolitik. Temos que lidar com a política como ela é na realidade. Então, o fato determinante da crise venezuelana é a disposição guerreira dos Estados Unidos de se apossar da maior reserva de petróleo da Terra com cerca de 300 bilhões de barris, que está exatamente na Venezuela. Essa intenção foi dita claramente pelo próprio Trump e está no livro do ex-diretor do FBI Andrew McCabe, lançado recentemente. Quem abordar a questão da Venezuela e se recusar a olhar esse fato fundante, ou é politicamente ingênuo, ou age de má fé.
Segundo, a crise humanitária. Sim, há crise humanitária causada pelo desabastecimento de produtos básicos da população como remédios e comida. Porém, o desabastecimento não é só culpa do Maduro, ou ditador Maduro, como dizem seus adversários. É fruto particularmente do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos ao país. A questão é que a Venezuela tem uma indústria limitada e praticamente não tem agricultura familiar, aquela que produz alimentos. Então, importa até ovos e papel higiênico, tudo comprado pelo dinheiro do petróleo. Como os Estados Unidos prenderam 30 bilhões de dólares da Venezuela, o país está desabastecido. Cerca de 30% da população venezuelana está passando algum tipo de necessidade.
Terceiro, o ditador Maduro. Esse é pretexto para invadir a Venezuela. Mas, Maduro foi eleito e reeleito várias vezes pela vontade popular, ainda tem apoio de grande parte do povo e dos militares. Então, não será fácil removê-lo do poder.
Quarto, um grupo invisível dentro da Venezuela. Há um grupo de humanistas, democratas, religiosos, etc., que discordam de Maduro, mas também não aceitam a ingerência estrangeira para se apossar da Venezuela e suas riquezas. Entretanto, esse grupo representa mais uma postura ética que uma força política. Não tem grande interferência no processo em andamento, embora discorde de ambos os lados.
Quinto, o Brasil no caso. Sim, o atual presidente brasileiro apoia a política dos Estados Unidos. Porém, generais brasileiros, um pouco mais expertos, sabem que o Brasil não tem condições militares para invadir a Venezuela. Além do mais, os governos passam, uma invasão deixa cicatrizes para o resto da história. A última guerra que o Brasil fez contra um país vizinho foi em 1864 contra o Paraguai. Nesse momento a União Europeia não apoia uma intervenção militar na Venezuela, mas o vice dos Estados Unidos ameaça os militares venezuelanos para abandonarem Maduro e apoiarem Guaidó. A irritação do Vice dos Estados Unidos só prova que a situação não está conforme eles esperavam. Nem o tal grupo de Lima referendou a intenção dos Estados Unidos.
Sexto, há esse jovem deputado, formado pelas forças políticas dos Estados Unidos, chamado Juan Guaidó, que se intitulou presidente da Venezuela. Tem apoio dos Estados Unidos e outros países. Porém, quando pensou que iria entrar triunfalmente na Venezuela a pretexto de uma ajuda humanitária, não conseguiu sequer atravessar a fronteira. Não houve respaldo popular para esse golpe. Afinal, ele é apenas um deputado que os Estados Unidos nomearam presidente da Venezuela.
Particularmente, penso como Boaventura Souza Santos, isto é, só há saída dessa crise de forma democrática e com a mediação dos organismos internacionais. A via militar e da guerra só trará para a região o conflito que já se deu na Síria, isto é, Estados Unidos e União Europeia de um lado, China e Rússia do outro. Porém, os Estados Unidos perderam a guerra na Síria e agora deixaram os europeus falando sozinhos naquele país.
Finalmente, há interesses internacionais sobre toda a Amazônia. A reação ao Sínodo Pan-Amazônico mostra claramente que há ali outro projeto, do grande capital internacional, que além do petróleo venezuelano, quer também a biodiversidade, a água e todos os bens minerais que estão naquele imenso território.
Portanto, hoje a Venezuela, amanhã toda a Amazônia.
Roberto Malvezzi (Gogó)
36 comentários
27 de Feb / 2019 às 23h13
De prontidão, tem muito conhecimento vai para a Venezuela amanha, aconselhar maduro e cuidar das reservas de petoleo leva mais uma dúzia de pensantes como você. Não esquece a bandeira viu, e a senha para adentra a Venezuela.
27 de Feb / 2019 às 23h35
Kkkkkk o cara defendendo Maduro, pelo amor de Deus. Esse ditador sanguinário pegou o país no auge e hoje as pessoas MORREM DE FOME enquanto ele almoça em restaurante de Marajás. Peraí, meu filho, isso se chama alienação voluntária. Só falta dizer que Lula é inocente. Sinceramente, vá se tratar.
28 de Feb / 2019 às 00h25
A Inflexibilidade de um argumento cristalizado pelo hábito ideológico, torna as pessoas, com o passar dos anos, ingênuas ou maliciosas.
28 de Feb / 2019 às 02h31
Parabéns doutor Roberto. Hoje o perigo na estrada não eh um cavalo. O perigo eh um burro em Brasília
28 de Feb / 2019 às 02h33
FHC RECONHECE: A EUROPA DIZ QUE HOUVE UM GOLPE NO BRASIL “Deutche Welle pergunta a FHC: — O senhor esteve na Europa recentemente. O que ouviu sobre Bolsonaro? FHC responde: — Eles percebem a eleição no Brasil da seguinte maneira: houve um golpe para derrubar a Dilma, e o Bolsonaro é a consecução disso, com um governo de direita e fascista.” https://blogdacidadania.com.br/2019/02/fhc-revela-lula-e-pt-venceram-guerra-da-comunicacao/
28 de Feb / 2019 às 02h45
Nos EUA tem 40 milhões de pessoas passando fome. Então ser patriota NÃO É cantar o Hino Nacional Ser patriota é defender o pré -sal!
28 de Feb / 2019 às 03h01
Para que vocês estão preocupados com preço do gás e do feijão. Capim não precisa cozinhar.
28 de Feb / 2019 às 03h10
ÉTICA NO LARANJAL Atolados com o esquema criminoso do laranjal, os membros do PSL querem, agora, criar um conselho de ética para resolver os seus problemas. A estratégia pra gringo ver é uma tentativa de marketing barato para limpar o nome do partido, que já está imundo em tão pouco tempo.
28 de Feb / 2019 às 03h12
Nem todos que votaram no Boçal são bandidos ou burros, mas todos os bandidos e burros votaram no Bozo.
28 de Feb / 2019 às 03h16
E o pior, é que esses 4 presidentes Bestanaros, pai e filhos, mesmo existindo PROVAS contra eles, alguns trouxas ainda continuam apoiando esses chefes do laranjal!
28 de Feb / 2019 às 03h27
Ele não tem imparcialidade em relação a mim, disse o ex-deputado, que se exilou do Brasil após receber ameaças de morte. Como ministro da Justiça, Moro não deu qualquer declaração a respeito das ameaças, que foram denunciadas às autoridades
28 de Feb / 2019 às 03h42
Gente estar aparecendo muitas coisa da parte do governo coisas muitas vezes sem importância somente para abafar os maus feitos por eles , mais não devemos deixar nada cair no esquecimento por exemplo: C A D E O Queiroz? Será que esse miserável estar escondido em algum laranjall?
28 de Feb / 2019 às 03h46
O CERCO SE FECHA Todo dia, uma nova delinquência da famiglia Boso é descoberta. Agora, o Ministério Público Federal está indo atrás do chefe. A casa tá caindo.
28 de Feb / 2019 às 03h51
ATENÇÃO APOSENTADOS: o governo propõe na reforma da previdência que as aposentadorias não tenham reajustes de acordo com a inflação, se houve reajuste do salários, não haverá o mesmo índice para aposentados, a inflação vai comer o salário dos aposentados, em poucos anos estaremos recebendo uma miséria. Estão arrumando o caminho para entregar a previdência para os bancos privados.
28 de Feb / 2019 às 03h54
DESEMPREGO CRESCE COM BOLSONARO Alguém já ouviu o presidente propor alguma medida para gerar empregos no país? Tudo o que sabemos desse governo enrolado em casos de corrupção é que ele acabou com o Ministério do Trabalho, empregou funcionários fantasmas e atua para cortar os direitos dos mais pobres com a reforma da Previdência e para aprovar o pacote "anticrime" de Moro, que exclui laranjas, caixa 2 e sonegação fiscal.
28 de Feb / 2019 às 03h59
Mito é a dona de casa que sai para limpar a casa dos outros, em muitos casos sofrer humilhações para ganhar um salário mínimo. Ao chegar em casa ainda ter que cuidar dos filhos e sua casa. Isso sim é mito.
28 de Feb / 2019 às 04h05
Até agora, de útil, necas de bitibiriba ! Projeto anticorrupção vira letra morta no laranjal de seus aliados . O anticrime mira nos efeitos da insegurança pública mas é completamente míope para suas causas. É ainda para termos esperança nessa figura?
28 de Feb / 2019 às 04h09
Se prepara pq a reforma da previdência . vai ser votada e todos os candidatos que foi eleito pelo partido do PSL todos eles vai votar a favor da reforma da previdência .os outros partidos de direita vai apoiar e todos os brasileiros estarão todos ferrados iremos virar escravos do mercado financeiro
28 de Feb / 2019 às 04h11
Declaro que reconheço e apoio o autoproclamado presidente da República, José de Abreu. Espero não ver textos de contestação, visto que os bolsominions apoiaram o autoproclamado presidente venezuelano. Entendo que as eleições no Brasil foram fraudadas, e não as eleições venezuelanas, já que a ONU reconheceu Maduro presidente legítimo da Venezuela, e determinou o estado brasileiro que permitisse o ex presidente Lula concorrer às eleições de outubro de 2018, e o estado brasileiro não obedeceu. #forçamaduro #josedeabreupresidente
28 de Feb / 2019 às 04h17
Que tal filmar a falta de merenda, material didático, laboratório quebrado, biblioteca sucateada..e mandar pro Ministro?
28 de Feb / 2019 às 04h19
Nenhuma so merda que ele ta fazendo mais isso eu ja esperava pq ele passou 28 ano como deputado nao fez um projeto que beneficiou um cidadão de bem agora como presidente em 4 ano esse jumento ia fazer so burro pra acreditar nesse governo criminoso
28 de Feb / 2019 às 04h20
Até agora não vi nem um projeto pra melhora o lado da pobreza só pra melhora o lado dos empresários o desemprego aque em SP cresceu 80% mais desempregado por exemplo eu estou desempregada e muitos pq a empresa que eu estava trabalhando estar falindo ok isso é tudo
28 de Feb / 2019 às 04h25
Tá sumidinha a Micheque. O Brasil quer saber: Onde está Michele Bolsonaro?
28 de Feb / 2019 às 04h28
PREVIDÊNCIA PODE SER APROVADA POR VOTOS COMPRADOS COM 600 BI TIRADOS DA PRÓPRIA PREVIDÊNCIA
28 de Feb / 2019 às 04h32
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR O individuo que votou num insano Bostanaro com base em "fake news", é demente ou é burro?
28 de Feb / 2019 às 06h07
aruma malaai leva lula dilmanta e toda petralhadacomunista junta ou chororo .
28 de Feb / 2019 às 07h33
POIS É,A MELHOR COISA QUE O CAPITÃO PODERIA FAZER AO BRASIL E AO SEU POVO,JA O FEZ,OU SEJA : AFASTOU A QUADRILHA DO PT DO PODER ! A PARTIR DE AGORA,MESMO QUE NÃO FAÇA MAIS COISA ALGUMA,JA ESTAREMOS NUM IMENSURÁVEL LUCRO,POIS O MELHOR ELE JA O FEZ.QUEM NÃO ESTIVER SATISFEITO,A VENEZUELA É LOGO ALI,QUE TAL IR AGRADECER MADURO ,BEIJAR SEUS PÉS E SUAS MÃOS MANCHADOS COM O SANGUE DOS VENEZUELANOS ,QUE MADURO, COM O APOIO DE VOCES ,PETISTAS,ESTA OS MATANDO DE FOME ?
28 de Feb / 2019 às 09h42
De Deodoro da Fonseca até Dilma, Bolsonaro sem sombra de dúvida é o mais incompetente. Os anos que passou como Deputado, só foi mesmo pra mamar nas tetas da mãe Pátria. Não teve competência de apresentar um projeto de lei que viesse beneficiar os mais necessitados. E como Presidente apresenta uma reforma Previdenciária cujo objetivo é humilhar a classe trabalhadora e exaltar empresários.
28 de Feb / 2019 às 10h01
Professor defendendo ditador que feio.
28 de Feb / 2019 às 11h35
Gogó, mais uma vez, preciso na sua análise e lúcido nas informações essenciais para quem quer entender a situação além do que a grande mídia mostra. Parabéns pela explanação e pela divulgação.
28 de Feb / 2019 às 11h38
Gogó, mais uma vez, preciso na sua análise e lúcido nas informações essenciais para quem quer entender a situação além do que a grande mídia mostra. Parabéns pela explanação e pela divulgação.
28 de Feb / 2019 às 13h12
Mais “Fake” que vc Dario, não existe. Quem votou em Bolsonaro quer o fim da quadrilha do PT, que tanto mal causou ao nosso país. Demente e burro é quem acredita que Lula é inocente kkk,,
28 de Feb / 2019 às 13h13
Esses bolsominions que "circulam" aqui nesse Blog, sem argumentos, pois não os tem, são uns verdadeiros debiloides, dementes e insanos como os quatros presidentes Bozos. Insistem em tapar o sol com a peneira, porque o psicopata nada tem feito até agora para ser o "diferente", a "mudança" que tanto propagou. Suas medidas são prejudiciais ao povo e só contemplam os mais abastados. Des-governo fadado ao FRACASSO.
28 de Feb / 2019 às 14h27
Não vejo que o ditador maduro seja a solução para Venezuela, este, por sinal, está acabando com o próprio país e levando o povo a morte prematura por inanição. Por trás desse jogo político tem muitos interesses, seja do americanos, Brasil ou Colombia, uma coisa é certa, nenhum país hoje sobrevivi as próprias custas, num mundo tão globalizado dependemos uns dos outros. A Venezuela cometeu o pior dos erros achando que apenas o petróleo sustentaria todo o país e assim não investiu em fábricas, agricultura e no próprio povo tornando-os empreendedores. Agora ficou refém do petróleo.
28 de Feb / 2019 às 16h11
Esses caras se acham de esquerda PT e PC do B. Com certeza, nenhum da gema destes, nunca se reuniram pra nada. Tiraram o grupo da angelica, meire e flamber, pra uns que nunca foram da gema se unirem a esses imprestaveis do pc do b na prefeitura. Tiano e irmao sao trairas de umbigo proprio. O moral do gaspar do PT abdicou de assumir a vereança, pois a camara esta podre por esses nao da gema. Se ferrem bastardos de isac caçado.... E agora? Tanury fez o q fez e taí ...
01 de Mar / 2019 às 06h51
A amazônia será tomada com o argumento de patrimônio mundial ainda nesse século. EUA não brinca, usa a arma certa pra cada combate e faz filmes de ação para esconder as batalhas perdidas.