*Celso Tracco
A divisa "Ordem e Progresso" que consta em nossa bandeira foi instituída após a proclamação da república em 15/11/1889. O lema republicano remete à corrente filosófica positivista, muito popular àquela época, cujo maior expoente foi o francês Augusto Comte que cunhou a frase: O Amor por princípio, a Ordem como base e o Progresso por fim. O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes adaptou a frase para Ordem e Progresso, e ela consta do pavilhão nacional desde 19/11/1889. Nada mais irônico de que um dos símbolos da República Federativa do Brasil escancare o lema Ordem e Progresso.
Poderia ser mais uma piada pronta se não fosse trágico, afinal que ordem temos em nossa sociedade? Aparentemente nenhuma, tudo aqui fica ao deus dará. Alguns exemplos recentes:
- Após a tragédia do CT do Flamengo, temos notícia de que a maioria dos alojamentos de atletas instalados pelo país não tem alvará de funcionamento, vistorias de bombeiros ou outros documentos legais que assegurem o local como apto à atividade proposta. Pasmem, nem os centros de acolhimento de atletas das prefeituras possuem documentação e equipamentos em ordem, ou seja, se o próprio governo não fiscaliza seus imóveis imagine de outras entidades, esportivas ou não.
- Quando do recente colapso de um pilar e deslocamento de um viaduto da Marginal Pinheiros na capital paulista, não se encontrou as plantas originais que qualquer obra de engenharia civil precisa ter. Simplesmente as plantas de um viaduto de uma das principais vias da maior cidade do Brasil se perderam. E o que aconteceu? Absolutamente nada. Alguém foi punido? Não! Uma vergonha total!
- A (des)ordem de nosso sistema judiciário não contribui em nada para a justiça, ao contrário, propaga a (in)justiça. Recentemente uma decisão da justiça paranaense reduziu a pena de um ex-deputado estadual que anos atrás estava dirigindo seu potente carro, totalmente embriagado e em alta velocidade. O "nobre" deputado matou dois jovens após uma colisão. O que aconteceu com ele? Exato! Nada! Não passou nenhum dia na cadeia. Em liberdade teve, depois de alguns anos, sua pena (?) reduzida.
Exemplos da falta de ordem em nossa sociedade não faltam, afinal, somos mestres em puxadinhos, gambiarras e o nosso peculiar jeitinho brasileiro serve para tudo, menos para vivermos em Ordem e com Progresso. Pela nossa falta de ordem, nos últimos 40 anos, o Brasil vem progredindo, com referência ao PIB, menos que a média mundial.
Penso, que deveria ser mudado o lema da nossa bandeira. Em vez de ORDEM E PROGRESSO deveria constar ao deus dará, pois cada cidadão deve se virar por conta própria para sobreviver. No mínimo seria menos hipócrita, adequado à nossa cultura e mais representativo da realidade atual.
*Celso Tracco é escritor, palestrante e consultor
7 comentários
27 de Feb / 2019 às 06h40
Bosonaro miliciano Laranja ganha 40.000 mil com 33 anos de aposentadoria e quer que o povo ganhe 400 reais com 65 anos de aposentadoria? PS: Gostei do texto do senhor Celso
27 de Feb / 2019 às 06h48
O governo Bolsonaro não é somente corrupto e assassino. O governo Bolsonaro é covarde. Sua reforma da previdência, além de condenar milhões a morrerem antes de conseguir o benefício, decreta que: - O benefício de 1 salário mínimo (998 reais) pago hoje pra idosos muito pobres e pra pessoas com deficiência, será reduzido p 500 reais, ou seja, estas pessoas estarão condenadas à morte ou a uma vida ainda mais precária. - A aposentadoria por invalidez será proporcional ao tempo de contribuição, ou seja, se uma pessoa se acidentar e ficar inválida depois de 10 anos de contribuição,
27 de Feb / 2019 às 06h52
RECORDAR É VIVER. Lembranças de um estadista - “Na 1ª vez que falei com Bush ele queria que o Brasil entrasse na guerra contra o Iraque. Respondi que minha guerra era contra a fome no meu país” - Lula
27 de Feb / 2019 às 06h57
*É medo, muito medo* Jair Bolsonaro reúne ao mesmo tempo - e com evidência gritante - características que o inabilitam para o exercício de qualquer cargo de representação popular: histriônico, inepto, tosco e nada afeito à leitura e ao trabalho, como já se provou em toda sua trajetória pública, no Exército e na Câmara Federal. Não é por acaso que, na presidência, dá sinais claros de estar apavorado com o tamanho e a complexidade da função para a qual não guarda a mais pálida capacidade. Medo de sair da cama para o trabalho, medo de conduzir uma reunião ministerial,
27 de Feb / 2019 às 08h51
A nossa guerra é contra o comunismo, que quase acabou com o país, com a roubalheira. LULA ESTÁ PRESO BABACAS. E essa organização criminosa que apoia Maduro deve ser extinta. Enquanto a caravana passa, os cachorros latem.
28 de Feb / 2019 às 14h17
Concordo plenamente com a colocação do colega, especificamento com o último parágrafo. As coisas estão realmente ao deus dará quando o assunto se relaciona ao poder público. É imoral ao trabalhador cumprir sua jornada de trabalho mensal e ao final do mês não receber seus proventos. É o que acontece com quase todos contratados por seleção através da SEDUC. Gostaria muito de compreender o motivo de nós não recebermos o que de direito é nosso!
28 de Feb / 2019 às 14h24
Complementando o comentario anterior, fica aqui alguns questionamentos: Por que professores contratados nao têm direito ao provento de janeiro e as ferias? Já que outros profissionais da mesma secretaria em regime de contrato temporário, selecionados , cito aqui agentes de portaria, recebem proventos de janeiro e férias? Não é uma crítica, afinal são trabalhadores e estão no seu direito. Queria muito que o Ministério Público desse um esclarecimento a respeito.