O Ministério da Educação (MEC) mandou nesta segunda-feira (25/2), para todas as escolas do país um e-mail pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional e que o momento seja gravado em vídeo e enviado para o governo.
O e-mail pede ainda que seja lida para elas uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan do governo "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos."
"Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional", diz o texto.
A carta foi enviada para escolas públicas e particulares do país. "Isso é ilegal, o MEC não tem competência para pedir nada disso às escolas", diz o diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho.
Diretores de escolas ficaram chocados com conteúdo da carta, principalmente porque pede para que as crianças sejam filmadas. Muitos chegaram a pensar que se tratava de fake news ou vírus em enviado por e-mail.
"Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola", diz o corpo do e-mail. Fonseca Filho disse ainda que as escolas não tem autorização para enviar imagens de seus alunos para o governo.
Anexada, o MEC enviou uma carta assinada pelo ministro, que, segundo a recomendação, deveria ser lida aos estudantes. Procurada, a assessoria de imprensa do ministério informou que a carta é apenas uma recomendação e não uma ordem.
Agencia Estado
14 comentários
25 de Feb / 2019 às 21h03
Este Colombiano a serviço de Bosonaro falou que brasileiros só vão para exterior para roubar?
25 de Feb / 2019 às 22h11
Cínicos. As escolas particulares filmam os alunos para fazer propaganda e aumentar sua renda, inclusive postam em out doors a foto deles, o governo municipal e estadual filmam os alunos e colocam nas suas propagandas na tv para exaltar a obrigação que eles estão cumprindo mal e agora esse zé ruela vem falar de autorização. Esse povo nunca esteve preocupado com o filho de ninguém, por que estariam agora? Eles querem jogar o povo contra o governo para retornar e continuar fazendo o que sempre fizeram, deixar o brasileiro nos últimos lugares da educação, entre os povos mais burros do mundo.
25 de Feb / 2019 às 22h13
parece que o ministro pediu para botar todo mundo um do lado do outro e soltar o funk pra ver a bagaceira e gravar pra mandar o vídeo, mas o cara pediu para perfilar ao som do hino nacional, alias, cansamos de ver em escola pública o primeiro exemplo ao som do funk em videos pela internet
25 de Feb / 2019 às 23h52
Se fosse um Kit Gay, ninguém iria reclamar. Se fosse “Brasil que eu quero” da Globolixo, fariam sem demora. Se fosse exposição bunda de fora, levariam os filhos. Como é o hino nacional e uma mensagem para mostrar um novo momento na ecucaçào Brasileira, os doutrinadores comunistas estão chiando.
26 de Feb / 2019 às 05h52
TEM TODO O MEU APÔIO,AINDA ACHO POUCO,MAS,PARA COMEÇAR JA ESTA BOM.SABER A LETRA DO NOSSO HINO DEVERIA SER OBRIGATÓRIO, FAZER PARTE DA GRADE ESCOLAR E MAIS,SER UMA QUESTÃO PÉTREA NOS VESTIBULARES,INCLUINDO O ENEM,PRINCIPALMENTE .EM TODAS AS SALAS DE AULAS,DO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR,DEVER-SE-IA TER UM QUADRO PENDURADO NA PAREDE COM A NOSSA BANDEIRA VERDE E AMARELA,COMO ERA ANTIGAMENTE.
26 de Feb / 2019 às 06h32
E no final o slogan do Bozo. E ainda falam em escola sem partido. Patriotas de araque,cantam hino e entregam a EMBRAER,pré-sal....
26 de Feb / 2019 às 06h46
E assim começa a doutrinação facista de um povo. Acorda Brasil. Que seja entoado o hino nacional. Que seja hasteada a bandeira nacional, agora filmar e enviar para o MEC? Cuidado povo alienado. Cuidado.
26 de Feb / 2019 às 06h50
Tá na hora de repetir um discurso pronto atacando os meios de comunicações, os partidos políticos que governaram o país, e (diga-se de passagem, houve muitos erros gravíssimo), assumir que vivemos momentos complicados , podendo chegar a um governo autoritário.
26 de Feb / 2019 às 07h10
Cantar o hini nacional não vejo problemas, mas temos que respeitar a pluralidade religiosa, tem gente que é ateu, ou outras religiões, estamos em um país laico, querer impor a essas pessoas fere a constituição.
26 de Feb / 2019 às 07h20
voltando bons tempos nas escola . na minha época cantava se o hino nacional com todo vigor na escola . depois veio a depravação .
26 de Feb / 2019 às 07h43
É muita palhaçada, estamos sendo governados por um monte de doentes..., tocar o hino não é nada demais, mas pedir para alunos ouvir slogam do governo e ainda filmar a ação, isso é maluquice. Mas vindo desse governo de malucos nada me surpreende! Pior é ver nesse blog um escritor ... que vive para defender esses caras, é muita ... para uma privada só! Brasil!
26 de Feb / 2019 às 08h11
PELO HINO TUDO BEM . SO QUERO SABER SE VAI TER SUCO DE LARANJA NA MERENDA ?
26 de Feb / 2019 às 08h30
Um bando de ... e ... totalmente despreparados como é o ... Psicopata que se aposentou com 33 anos e quer que o brasileiro se aposente aos 65. Ferro nos bolsominions...
26 de Feb / 2019 às 10h52
Quanta imbecilidade, esses caras não se preocupa se os alunos das zonas rurais, estão merendando adequadamente e se tem transportes com segurança para deslocar-se à Escola.... não consigo entender como é que ainda existe pessoas que apoiam uma ideia tão retroativa como essa. Realmente... chegou a hera dos Anti-Cristo. Até babaca vindo de outro País, tá mandando na Pátria Amada. Mourão precisa assumir esse "Titanic" antes que vá a pique de uma vez.