Nesta segunda-feira (25) completou um mês do rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Centenas de pessoas em Juazeiro participaram de ma mobilização onde foi prestada solidariedade às vítimas da tragédia. O ato público também ocorreou em diversas capitais e cidades do país.
Em Juazeiro, a concentração foi na Praça Dedé Caxias (localizada na Avenida Adolfo Viana, esquina com a Rua Oscar Ribeiro). A preocupação que a lama da barragem, que contém metais pesados, chegue ao Rio São Francisco, tem mobilizado a população dos municípios de Juazeiro e Petrolina (PE). Passado um mês da tragédia causada pelo rompimento da Barragem 1 da Vale em Brumadinho (MG), os trabalhos de buscas tentam localizar 134 desaparecidos. O número de mortos chega a 179.
De acordo com informações, a barragem, localizada a 57 quilômetros de Belo Horizonte, rompeu-se por volta das 12h20, de sexta-feira, 25 de janeiro. Sobreviventes relatam que um mar de lama tomou conta de estradas, do rio, do povoado e, sobretudo, da área da Vale, empresa responsável pela barragem. Como era hora do almoço, muitos funcionários ficaram retidos no restaurante.
O misto de perplexidade, tristeza e indignação se instalou no país. As dificuldades causadas pela lama e riscos de contaminação aliados à chuva intensa aumentaram ainda mais a tensão nas buscas por vítimas. Famílias inteiras desapareceram. Nem todos foram localizados. Pela estimativa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, os trabalhos deverão se estender por três a quatro meses após o rompimento. Os rejeitos atingiram o Rio Paraopeba, e o governo de Minas proibiu o consumo da água, devido ao risco de contaminação. Não há estimativa de suspensão da medida.
Redação Blog
4 comentários
25 de Feb / 2019 às 14h48
Brumadinho... Desastre ambiental com um culpado, Dilma e o ex governador de Minas gerais! Vão atrás que descobrem as altas propinas da Vale.
25 de Feb / 2019 às 20h51
Muito interessante, petista reclamando de corrupção, pq não o fizeram anteriormente!? Só agora, a diferença de um brasileiro de verdade pra um Brasileiro petista tá nesse comentário cheio de ódio e de intolerância, de paixão por um partido e não pelo nosso Brasil.
26 de Feb / 2019 às 02h55
O fato de lula tratar um banqueiro ou um grande empresario com a mesma dignidade que tratava um pedreiro ou melhor tratou da mesma forma a associação dos catadores de papel foi o que os incomodou, eles não aceitam a igualdade humana, se julgam melhor que o pobre e devido a isso foi que apoiaram o juizeco corrupto sergiu moru e a bandidagem que prenderam o lula. Por esse mesmo motivo apoiam o tosco,corrupto,miliciano B adorador de torturadores, pq são iguais.
26 de Feb / 2019 às 02h57
Neife Nasser Eu votei no professor religioso, que segue os 10 mandamentos e não PERSEGUE a igreja católica; nao votei no que é deputado há 28 anos, mamando nas tetas do governo, enriqueceu demais e so apresentou 2 fracos projetos, além de viver no ADULTERIO NO TERCEIRO CASAMENTO, SE ELEGEU, TRAPACEANDO COM AS FAKE NEWS E AGORA PÕE O GSI PARA PERSEGUIR A NOSSA CNBB!