A história desse filme encontra-se entre 1964 a 1969. A produção de 155 minutos custou dez milhões de reais e a previsão de estreia no Brasil não foi divulgada ainda. O filme Marighella é baseado no livro do jornalista Mário Magalhães de título, "Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo". O argumento esfarrapado do diretor Wagner Moura é que o filme retrata um grupo clandestino liderado por Carlos Marighella cujo objetivo é "estimular a resistência informando ao público sobre atos de tortura e assassinatos perpetrados por um governo que usava o controle da mídia para manter seus crimes em segredo," afirmou o estreante diretor baiano. Alguns amigos já perguntaram: "Erry, você vai assistir o filme?" E eu disse: "certamente que sim, pois não sou contra a cultura ou a obras de ficção."
Nós sabemos que no mundo atual, existem forças poderosas que movem o foro íntimo das pessoas, e, uma delas é a culpa. Digo isso porque se sabendo do posicionamento político do ator e agora diretor Wagner Moura, este com certeza deve viver um estado de culpa permanente por ter dado vida ao personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, cujas narrativas destroem por completo a falsa ideia de que o bandido é uma pobre vítima da sociedade. Ou seja, acaba mostrando a figura (mais do que justa) do policial herói, capaz de dar sua própria vida para proteger a população no combate ao crime. Acredito que esse filme "Marighella" seja particularmente uma forma do diretor mostrar para o público, e, em especial para seus fãs e admiradores aquilo que ele realmente é e pensa. É uma disputa de narrativas onde o diretor se esmera em apresentar ao público um terrorista na imagem de um "herói!"
O mais irônico desse meu comparativo é que ainda falando do Capitão Nascimento, vemos que este "preparou o terreno" para a atuação de um "segundo Capitão Nascimento." O primeiro era um fictício policial. O segundo já é Capitão verdadeiro, é do exército e atualmente é o nosso Presidente da República. Um dizia o mote: "Missão dada é missão cumprida!" O atual diz: "Soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde!" Perceberam as entrelinhas das narrativas?
Voltando então a falar do filme "Marighella", vejo que a esquerda agora contra-ataca utilizando o que ele tem de "melhor" ao seu favor, a saber: as práticas Gramscinianas! Ou seja, se contra fatos não há argumentos a narrativa da esquerda sempre dará proeminência ao sentimentalismo e ao vitimismo. Nisso eu já de antemão sei que o filme está recheado. Romantizar tragédias ou vilões é uma arma do Comunismo em ludibriar pessoas desavisadas e coloca-las contra o sistema. A obra de Wagner Moura é para mim uma obra iconólatra, onde "latros" (latim) significa adorar imagem e "icons" – símbolos. Essa é a finalidade do diretor, levar o público a pensar que o terrorista não era um cara tão mal como se dizia.
Infelizmente a realidade dos fatos é que Carlos Marighella era um monstro moral, foi fundador da ALN (Aliança Libertadora Nacional), também capaz de escrever um livro cujo título é "Mini Manual do Guerrilheiro Urbano" onde ensina a fazer uma bomba caseira, a torturar e matar seus inimigos e por aí vai... Ele levava o maquiavelismo a níveis patológicos, ou seja, o cara era uma máquina de matar porque seus fins revolucionários justificavam seus meios sanguinários. Ele nunca lutou por uma democracia, mas sim por outra ditadura que é o comunismo. A meu ver o maior problema desse filme é a mentira, desde a narrativa dos fatos até o tom da pele do protagonista porque Carlos Marighella era mulato, mas no filme ele é retratado como um negro protagonizado pelo ator Seu Jorge.. E o pior, para fazer esse filme foi usado DINHEIRO PÚBLICO, ou seja, o meu e o seu que pagaram os impostos durante a gestão Dilma Rousseff. O mais irônico disso tudo foi que na entrevista coletiva em Berlim, o diretor abriu seus trabalhos com essa afirmação: "Esse filme é maior do que Jair Bolsonaro!"
Eu parei para pensar e dei a minha mão à palmatória! Realmente o Wagner Moura está corretíssimo! Se formos comparar o dinheiro que foi gasto nesse filme veremos que o valor foi maior do que o candidato Bolsonaro gastou em sua campanha! (risos) Realmente custou bem mais caro aos cofres públicos do que a verba de campanha do "Segundo Capitão Nascimento!" Sigam o Fluxo Gente Amiga e bora assistir ao filme!
ERRY JUSTO Radialista e Jornalista
122 comentários
24 de Feb / 2019 às 17h23
Daqui mais 50 anos vc venha aqui postar algo grandioso do seu mito. Por ora é melhor vc assistir e ficar com uma dorzinha.
24 de Feb / 2019 às 17h32
Sabidamente, essa pústula do Wagner Moura, nada aprendeu com o Capitão Nascimento. Vamos boicotar esse filme aliás essa propaganda política escrota e asquerosa
24 de Feb / 2019 às 17h34
1) Olha só. Eu vivenciei a época de Mariguela. Sinceramente devíamos esquecer esta deformidade humana. Agora dar cartaz a Wagner Moura? Ah Justão me faça um favor... Um filme que enaltece a perversidade de um terrorista? Acho que deveríamos fazer filmes belos, bons de assistir, que levam uma mensagem enobrecedora do ser humano.
24 de Feb / 2019 às 17h34
2) Aí temos um ator escroto, um contra senso a sua ideologia, que mora em Nova York, muito bem, na economia mais liberal do mundo e vem oferecer a ideação deste PSICOPATA, para amealhar receita de bilheteria encima de um falsa alegoria de um facínora? Não devemos gastar um segundo para transmitir informações sobre essa escória humana, que vive como liberal e vomita a escravidão de seu povo. Nem a pau Juvenal!!!
24 de Feb / 2019 às 17h35
Realmente Erry. Só um grupo de patetas pra ficar divulgando essas mentiras. Já começa quando inventam um Marighella negro pro filme, sendo que ele era branco descendente de italiano e narigudo. Parabéns pelo teu sarcasmo Erry Justus!
24 de Feb / 2019 às 17h36
Excelente artigo! O MULATO CLARO Carlos Marighella era meio ITALIANO, portanto, sangue europeu nas veias! Seu pai, Augusto Marighella era um imigrante italiano da região da Emilia casado com uma baiana, negra, chamada Maria Rita do Nascimento. Wagner Moura, ou é um ignorante em HERANÇA QUANTITATIVA ao colocar um NEGRO no papel do terrorista baiano ou usa de má fé mesmo para ludibriar os espectadores incautos! Me admira muito 'Seu Jorge' aceitar ter participação em tal fraude cinematográfica!! Lamentável! Pobre idiota útil!!!
24 de Feb / 2019 às 17h36
Aiai...essa esquerda não se cansa de querer promover a heróis, essas porcarias que nasceram neste país. Só TERRORISTAS (Marighella, La Marca e Cia). Deus que nos proteja desses insetos. São uns psicopatas doentes. Me dá uma profunda tristeza ver um conterrâneo meu, como Wagner Moura, fazendo um papel desse. Tá tudo muito doido mesmo!
24 de Feb / 2019 às 17h37
É a comunistada caviar... planejando as ferias na Disney... Como é bom ser comunista distante uns 10.000 km de um país socialista!
24 de Feb / 2019 às 17h38
Rapaiz eu nem sabia que Marighella era negro. kkkkkkkkkkkkk essa esquerda de I-phone é uma figura. E como foi a premiação lá em Berlim? Parece que ja tiraram o vexame do ar... Voltaram com o rabo entre as pernas!
24 de Feb / 2019 às 17h39
Adorei Erry a comparação das narrativas dos filmes. O caixão da Mareille virou palanque. Será que se o Jair tivesse morrido no atentado, também teria essas homenagens? Marielle eu só soube que existia depois que morreu, acredito que até esses atores também nem sabiam da existência dela. Wagner fez apenas 1 coisa que presta na vida, o filme Tropa de Elite, que era pra ser uma crítica, mas virou um dos melhores filmes do Brasil e mostra o que a população quer ver, bandido sendo aniquilado e o policial em seu devido lugar pondo ordem nas ruas.
24 de Feb / 2019 às 17h39
Que lindo né Erry? Podiam fazer um filme enaltecendo o Stalin também. Esses esquerdo-nojos ainda não assimilaram que no Brasil atualmente não é hora nem lugar de fazer filmes de piada...
24 de Feb / 2019 às 17h40
Esquerdinha caviar “mode-on,” esses canalhas não tem vergonha na cara em exaltar terrorista assassino, lamentável! Não existem nem palavras para uma marmota de filme como essa.
24 de Feb / 2019 às 17h42
Parabéns pelo seu artigo Justíssimo. Estas ESQUERDAS , estão ultrapassando dos limites! Lamentável demais! Também vou assistir só para saber criticá-lo na roda de amigos lá da faculdade!
24 de Feb / 2019 às 17h43
Ah... Mas com dinheiro publico é fácil. Wagner Moura é mau caráter mesmo. Nós te boicotaremos.
24 de Feb / 2019 às 17h44
1 - Erry Justus, já estava sentindo sua falta aqui... A minha pergunta é: Pergunta que não quer calar: Por que os militantes negros não protestaram contra a participação de um NEGRO RETINTO no papel de um terrorista mulato, de origem italiana? Fizeram aquele estardalhaço todo para que a mulata Fabiana Cozza não interpretasse a dona Ivone Lara, por não ser "negra suficiente", mas se calaram diante da participação de Seu Jorge para interpretar Marighella.
24 de Feb / 2019 às 17h45
2 - Ademais, reclamam tanto que colocam negros em posição de inferioridade nos papéis - motorista, babá, doméstica - mas não falam nada do esteriótipo do negro bandidão. Waguinho pode tudo, né não Justão?
24 de Feb / 2019 às 17h46
Valeu Erry... Até agora nenhum militante apareceu aqui nos comentários? Esses projetos de Malcolm X tupiniquins são de dar nojo.
24 de Feb / 2019 às 17h47
Pois, é Justo e Justíssimo, tô passada! E pensar que os militantes negros fizeram o maior barulho até na dublagem do filme Pantera Negra. Segundo eles, havia muitos dubladores brancos no elenco. É pra cair o c* da cobra mesmo... E olha que eu sou negra hein?
24 de Feb / 2019 às 17h47
Esquerdalha criminosa, fazendo apologia ao terrorismo de extrema esquerda. Comunistas nojentos! Vai ser o maior fracasso de bilheteria no mundo inteiro!
24 de Feb / 2019 às 17h48
SRS. OS CINEMAS VÃO FICAR AS MOSCAS .... FILME SOBRE ASSASSINO TERRORISTA? PUTZ! VIVA MARIGHELA... VIVA A MORTE! VIVA O INFERNO!
24 de Feb / 2019 às 17h49
Uma observaçãozinha aqui: O Brasil está mostrando a sua cara, temos agora o primeiro longa metragem dirigido pelo ator esquerdista Wagner Moura... Que piada! É um filme que tem um lado! Éra para ter sido lançado antes das eleições 2018 só para influenciar... Se ferraram!
24 de Feb / 2019 às 17h50
Chega deste negocio de viver do dinheiro do povo. Será que o Waguiner Mora não se tocou de que o povo esta cansado disto?
24 de Feb / 2019 às 17h50
Eu olho para esse Wagner Moura e olho para o Capitão Nascimento, e penso: Pqp... Esse filme é um perigo para os jovens que não tem cérebro vão, acreditar na falsa história contada, se tornando militante e fantoche dos “Marighellas que estão por aí” nas ruas e nas universidades de Juazeiro e Petrolina!
24 de Feb / 2019 às 17h51
Simbora Justus!!! Fico triste que Wagner Moura é um ótimo ator, mas fora do trabalho ele é um esquerdista maluco sem noção da própria realidade do país em que vive.
24 de Feb / 2019 às 17h52
Wagner Moura , Boulos , Alckmin todos farinha do mesmo saco, e parece que de farinha o Wagner Moura entende bem!
24 de Feb / 2019 às 17h53
Justo, vá lá no site do IMDb e avalie (claro q negativamente) o filme. No momento está com 2,6 estrelas com 10196 votos
24 de Feb / 2019 às 17h53
Nossa, como esse cara consegue fazer um papel como o capitão nascimento e na vida real ele um bosta??? Wagner Moura pegando dinheiro publico para fazer uma fanfic sobre Mariguella. A coisa tá ruim viu... Com certeza nesse filme o Marighella representa o lado dos mocinhos na cabeça brisada desse Wagner Moura.
24 de Feb / 2019 às 17h54
Valeu Justão! Tropa de Elite é um filme de esquerda, mas, pra nossa sorte surtiu o efeito inverso, acabou foi criando uns fãs para a DIREITA....kkk Só tu mesmo Justão para esfregar isso na cara desses esquerdistas desqualificados aqui de Juazeiro!
24 de Feb / 2019 às 17h54
Este cidadão de nome Wagner Moura não é diretor, não é cineasta, ele é um ator que ACHA que consegue dirigir...
24 de Feb / 2019 às 18h08
VAI PROCURAR UMA TRUXA DE ROUPA PARA LAVAR, SEU LARANJA......kKKKKKKKK. APOIADOR DE BOZO, FLAVIO E QUEIROZ.
24 de Feb / 2019 às 18h42
"Eu vou assistir o filme do Mariguela", ou "eu vou assistir ao filme do Mariguela"? Atento ao português, articulista!!!
24 de Feb / 2019 às 18h42
esse carioca se acha o " jornalista" matérias tendenciosa. cheio de parcialidade e acusações tenebrosa que dá NOJÔ. a bola da vez agora é o grande ATOR BAIANO VAGNER MOURA. o pior é que tem uma penca de INCALTOS igual! tá ficando FAMOSO! Logo, logo alguns irão CLAMAR para ser prefeito de nossa cidade. Não esqueçe a esquerda. Lula e cia já passou. lembre se que BOSO começou AGORA E MAL . te digo que os " FILHOS MIMADOS DE BOSSONAURO " irão dar muita DOR DE CABEÇA. ainda vai apareçer muita coisa dos " FILHOTES " MURAÕ QUE SE PREPARE.
24 de Feb / 2019 às 18h54
Quantos COMENTÁRIOS com DOR! é isso que este jornalista quer. MÍDIA, DIVISAÓ E MEDIR A FAMA!
24 de Feb / 2019 às 18h58
Enquanto eles brincam de fazer filminho para idiota chorar, a esquerda mimizenta com suas ideologias baratas que só servem para distrair e dividir o povo, não denuncia que a Vale do Rio Doce doou em 2014, 79 bilhões para esta classe política que está ai se reeleger! Falou tuuudo Erry Justo, essa esquerdinha caviar é nojenta !!
24 de Feb / 2019 às 18h58
Valeu meu caro Erry! Bem vindo a 1964! Exatamente como este Wagner Moura ungido da esquerda. Mariguella está onde todo terrorista deve estar. São lixos humanos!
24 de Feb / 2019 às 18h59
Erry Justo, o “sincericida” voltou com suas críticas geniais, que bom! Vale destacar que o Marighela foi alçado ao posto de herói da esquerda armada no Brasil, graças a seus feitos na condição de guerrilheiro, que levaram a morte inúmeros cidadãos, sendo eles civis ou militares. SEGUE O FLUXO GENTE AMIGAAA!
24 de Feb / 2019 às 19h00
Tomara que não ganhe prêmio nenhum. Agora são pode usar dinheiro público! Quer fazer filme? Meta a mão no bolso e gaste. Dinheiro público é para a população!
24 de Feb / 2019 às 19h02
1) Qual seria a razão para Wagner Moura não ter se apoiado na morte de "PAULO MACENA" (vigia), ocorrida em 12/11/64 no Cine Bruni (Flamengo-RJ), durante uma "EXPLOSÃO A BOMBA" causada por uma organização comunista em protesto contra a aprovação da Lei Suplicy, que extinguiu a UNE e a UBES? Boa pergunta né Justo?
24 de Feb / 2019 às 19h02
2) Talvez apoiado suas pesquisas na morte do soldado do Exército "MARIO KOZEL FILHO", ocorrida em 26/06/68, quando em sentinela do Quartel General do II Exército, durante a explosão de carga de dinamite contida em um carro suspeito que tentou adentrar a unidade militar. Talvez a razão esteja no fato de que este "senhor" tenha a preferência de apoiar e promover apenas e tão somente as ideologias politico partidária da esquerda, independendo de seus feitos!
24 de Feb / 2019 às 19h03
Justo, é a esquerda sendo esquerda. Wagner Moura é um grande ator. Ponto. Só.Ponto.
24 de Feb / 2019 às 19h03
A voz mais sensual do rádio está a todo vapor aqui no blogue? Que legal... Êita comunismo hipócrita! Realmente foi como vc disse, Wagner Moura de iPhone, usando Calvin Klein e viajando para os E.U.A! Marighella herói? Matar generais e propagar a morte de militares, oh heroísmo calhorda! Parabéns pelo teu programa no rádio viu Erry?
24 de Feb / 2019 às 19h04
Justo, Nós aqui da Luta Direitista Nacional boicotá-lo-emos. O Brasil não apoia apologia ao terror. Deve ter sido produzido com as raspas da L3I R0U4N3T, na transição da saída da R41NH4DAM4ND10C4. Mas essa farra acabou. Agora, EU VOU FAZER UM FILME PARA VOCÊ TAMBÉM... ERRY JUSTO, UM SINCERICIDA! kkkkkkk
24 de Feb / 2019 às 19h05
Eis os idiotizadores das massas. Vivem no bem e bom do capitalismo, mas pregam o socialismo que gera filmes... é uma piada. Que m...
24 de Feb / 2019 às 19h06
Erry, a história do Brasil mostra um país de muita corrupção, contudo, após os petralhas assumirem o poder as coisas pioraram muito, vai ser preciso muito tempo para lavar o país do mar de lama despejado pelos comunistas...
24 de Feb / 2019 às 19h07
Esses " atores" brasileiros .... Cada um mais hipócrita que o outro... " ele não, Marielle , Marighella "... pelo contexto da pra se ter a ideia da qualidade do " documentário " sobre um tal terrorista comunista..
24 de Feb / 2019 às 19h08
Toda esse estardalhaço vai ser para nada Erry. Um filme que distorce a realidade! Marighella era TERRORISTA ! Canhotada imunda dos inferno!
24 de Feb / 2019 às 19h08
Justão, será que o ex-Senador por SP e ex-ministro das Relações Exteriores do Temer, o ALOYSIO NUNES FERREIRA, vai interpretar a si próprio como o motorista e guarda-costas do Marighella? Tinha o codinome Mateus. Quero ver este filme também!
24 de Feb / 2019 às 19h09
O Wagner Moura é a maior decepção do cinema nacional. Uma vergonha como ser humano.
24 de Feb / 2019 às 19h10
Aplaudir Marighella de pé é desconhecer a história desse terrorista, que nem negro era, como no filme. Os comunistas de plantão nunca estão satisfeitos! Por que não se mudam para a Venezuela?
24 de Feb / 2019 às 19h11
Você contabilizou muito bem Erry... Lamentável , a insistência deste sujeito em promover esta gente em troca de dinheiro de lei, não passa de um oportunista sem vergonha.
24 de Feb / 2019 às 19h12
Vc é fraco, cara, quem é vc para ir de encontro a um cara do quilate de Wagner Moura? Quem te conhece? que é vc?. Qual a grande obra que vc produziu? Vc não passa de bolsomínion raso, vazio, desprovido de inteligência? Bolsomínon nasceu pra ser alienado, capacaho da elite do atraso. A elite ganhando dinheiro às custas de vcs, otários, pobres de direitas, alienados políticos. Se liga, cara, deixa de ser otário, a elite do atraso agradece a vc por brigar por ela sem ganhar um tostão.
24 de Feb / 2019 às 19h13
Até que enfim você voltou hein meu xêro! Trata-se realmente de uma história mentirosa. Marighella foi um terrorista, assassino, bandido. Estes atores comunistas não sabem mais o que fazer da vida, bando de mentirosos. Essa história não vai colar na mente dos brasileiros.
24 de Feb / 2019 às 19h13
Mas esse Erry Justo me vem com cada uma... Vou fazer a sinopse desse filme assim : comunistas praticam terrorismo e são fuzilados por heróis que salvaram a nação de virar uma Venezuela, fim. Pronto, fui!!!
24 de Feb / 2019 às 19h14
Oxente... Quiloucura. Você está certo Justão. O manual do guerrilheiro diz claramente que o guerrilheiro não pode deixar de ser terrorista... E assim o sendo não importando o fins, ele não podem justificar os meios, ou estaremos admitindo que a Ditadura Militar também estivesse certa em suas práticas de tortura e assassinatos. Marighella foi um assassino ou pelo menos recomendou o assassinato de qualquer um indiscriminadamente apenas pelo fato de ser militar, policial, suposto informante, quem quisesse deixar a guerrilha... Ou americanos. Foi o poeta do terror...
24 de Feb / 2019 às 19h15
É hora de fazer um Reboot de tropa de elite, com um ator mais neutro, esse aí estragou a relação com a maioria dos fãs!!!
24 de Feb / 2019 às 19h17
O Brasil conseguiu acabar com a reputação das suas maiores massas né Erry Justo? É por isso que eu digo que “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.”
24 de Feb / 2019 às 19h18
Erry, Mariguela foi um homem perverso. Roubou, matou , sequestrou. Hoje em dia seria líder de uma facção criminosa, não eh?
24 de Feb / 2019 às 19h19
Assim penso... Eu não vou assistir filme de subversivo , assassino e terrorista comunista. O comunismo foi derrotado no Brasil. Já foi bem tarde, pros quintos dos infernos. Mande o Wagner Moura exibir esta autêntica porcaria em Cuba e na Venezuela. Talvez algum otário babaca de lá possa gostar. Parabéns por esse sábio artigo Erry Justo!
24 de Feb / 2019 às 19h20
Pois é Justo! Nunca vou assistir esse filme!!! Nunca!
24 de Feb / 2019 às 19h21
Petralhada inútil! Improdutivos, só sabem difamar quem é de boa fama! Mariguela era sim um monstro como seus pares e ídolos, e pegar o Seu Jorge pra fazer esse papel desses é dar um tapa na cara de todo Negro no Brasil!
24 de Feb / 2019 às 19h27
Ao observar o comentário de um tal de MIZAEL DO SAAE, se eu fosse vc ERRY responderia assim: MIZAEL não tenho tempo de lavar minhas próprias roupas porque trabalho muito e também estudo, e, em casa tenho quem as lave. Mas se tratando de VOCÊ e dessa JOÇA que representa, acho que vc tem é muito trabalho para você fazer do que ficar bostenejando pelos dedos nas redes sociais! Por que vc não pede pare seu “guru mor”, aquele professor de contos do vigário para falar sobre o pífio governo do PC do B aqui de nossa cidade?
24 de Feb / 2019 às 19h27
Como Essa geração reduz tudo e tudo fica pobre demais... Reduzidos pequeno. Acho que isso é preguiça mental. Preferem não encher a cabeça com detalhes bobos, segundo eles. E assim o Brasil vai ficando menor a cada dia.
24 de Feb / 2019 às 19h28
Tá corretíssimo meu caro Justo, o Marighella foi um TERRORISTA CRIMINOSO*, *ANTIDEMOCRÁTICO e INIMIGO DO BRASIL* Em um país sério JAMAIS seria retratado sob qualquer aspecto minimamente positivo...
24 de Feb / 2019 às 19h29
Eu fico aqui pensando... Esse cara Vagner Moura deve tá meio loucão só pode. E o povo achando legal e se achando os intelectuais kkkkkk valeu Erry pela sua palavra aí sem essa puxacao de saco. Você é o verdadeiro contra-ponto que faltava nesse Blog!
24 de Feb / 2019 às 19h30
Nossa Senhora, nessa o Erry Justo foi demais! MITOU... "Eu não sou contra a cultura e as obras de ficção"! Bravos Erry! Que a verdade sempre prevaleça em seu caráter. Você é o melhor do Vale do S. Francisco! Bem que vc poderia se candidatar...
24 de Feb / 2019 às 19h31
Blog está bombando com suas matérias nessa coluna! O teu programa de rádio tá ótimo... Só musicão e o que você sabe fazer de melhor: dar notícias!
24 de Feb / 2019 às 19h32
Justo, Parece q Wagner Moura tirou do filme a parte em q Carlos Mariglela, tem a cartilha q ensinava como matar as pessoas. Cadê Wagner essa parte no filme? O resto é conversa fiada!
24 de Feb / 2019 às 19h33
BANDO DE GUERRILHEIROS, VAGABUNDOS, LIXOS... PROVOCAM ANTES, APANHAM E DEPOIS SE FAZEM DE VÍTIMAS. ASCOS NACIONAIS (E INTERNACIONAIS)!
24 de Feb / 2019 às 19h34
Um filme exaltando um terrorista, não vai ganhar nenhum premio! Fiquei feliz em poder lê-lo novamente meu jornalista gato...
24 de Feb / 2019 às 19h34
Tropa de elite destruiu o mito do bandido como vítima social e humaniza a figura do policial. Que comecem os mimimis em 3, 2, 1...
24 de Feb / 2019 às 19h35
Da escola de Marighella meu nobre Erry Justo, vieram CV e PCC , ESCADINHA , FERNANDINHO BEIRA MAR, MARCOLA, PC do B (que comenda nossa cidade) ETC... Esses europeus ficam com dó do Brasil achando que matam negros em cruzes em chamas igual a KKK, nos EUA. Somos um povo trabalhador com sede de progresso e avanço tecnológico. Não somos vira-latas! Excelente crítica meu grande jornalista!
24 de Feb / 2019 às 19h36
E o Mariguella torradinho hein? Kkkk Esquerdista não cansa de passar vergonha!
24 de Feb / 2019 às 19h37
Realmente Wagner Moura deu vida a um personagem de direita, que foi o Capitão Nascimento, que acabou caindo no gosto popular das pessoas. FOI INCLUSIVE UM DOS GATILHOS QUE DISPAROU A CHAMA DA DIREITA NO INCONSCIENTE COLETIVO DO BRASIL. E agora ele dá um tiro no próprio pé, se posso dizer assim. Agora sim, o ERRY tem toda razão quando diz que ele vive em estado de culpa. Culpa por ter ajudado a abrir os olhos das pessoas sobre esquema público ineficiente que atuava lá no Rio de janeiro e em todo o Brasil no qual ele, de forma decepcionante, ainda apóia.
24 de Feb / 2019 às 19h38
É gostoso fazer "arte" com o dinheiro dos outros não é rs?! Wagner Moura, você deve ir para Cuba ou Venezuela lá vcs serão felizes e nós brasileiros ficaremos muito felizes sem vcs aqui kkkkkk
24 de Feb / 2019 às 19h38
Enfim, será que dá para parar com o politicamente correto? Verdades devem ser ditas e que prevaleça a opinião formada por um intelecto e não por uma reprodução repetida de uma ideologia. Nisso eu adoro as crônicas do Erry Justo! Ele gosta de dar os noves verdadeiros aos bois!
24 de Feb / 2019 às 19h39
O Eu tenho nojo da esquerda! Misericórdia como esse pessoal é sequelado! Eles invertem tudo e dão marcha-ré na verdade dos fatos...
24 de Feb / 2019 às 19h40
Erry Justo mais uma vez fantástico! Diz algo como: “Wagner Moura vive em culpa permanente por ter interpretado o Capitão Nascimento, humanizado a polícia... e acabado com a vitimização dos pobres bandidos...” Estupendo! Como POLICIAL MILITAR me sinto honrada por suas observações sobre o nosso trabalho! Sem generalização, mas não podemos transformar Marighella em herói! Quem combate terrorista pregando terrorismo é outro terrorista...Excelente artigo!
24 de Feb / 2019 às 19h41
Eu nunca que vou assistir um filme desses, um bandido retratado de herói , faz “mim rir.” Acha que eu vou perder meu tempo e principalmente DINHEIRO com filme de criminoso? O CERTO É NINGUÉM ASSISTIR ESSA PO...
24 de Feb / 2019 às 19h41
Mas o mortadela não era branco Justão? Será que queimou o filme? Kkkkk o filme é tão verdadeiro como o protagonista. Credo cruz, bandido vira herói, só se for na terra desse cabra. Pra mim bandido é bandido.
24 de Feb / 2019 às 19h42
Êita égua pintada! Realmente você disse a coisa mais certa meu digníssimo jornalista Erry Justo. O filme Tropa de Elite (Clássico) ACABOU servido de quebra de paradigma, humanizando o policial e mostrando o traficante mal e impiedoso, como ele é sim... Porém eu penso que este "estado de culpa permanente", conforme bem mencionado por você tem origem no fato de ter sido um "tiro que saiu pela culatra", pois a ideia precípua era estigmatizar o Capitão Nascimento (quiçá o Bope) como torturador e frio assassino. MAS O POVO, QUE SOFRE TODA A VIOLÊNCIA DO BANDIDISMO NO BRASIL FICOU DO LADO DO BOPE.
24 de Feb / 2019 às 19h43
Blá blá blá. O Brasileiro reclama que falta dinheiro pra saúde, escolas, segurança, mais pra fazer um filme em que um bandido é colocado como um herói, rapaz aparece dinheiro na hora! Aparece gente até defendendo! Nessa hora ninguém tem fome! Todos estão seguros, a prateleira esta cheia de remédios e tá tudo muito bem... Cada vez fico com mais vergonha, não de ser humano e sim de ser uma idiota brasileira... Quer fazer filme do toba da formiga que faça, mas arrume a casa primeiro!
24 de Feb / 2019 às 19h44
Eu penso da mesma forma que você escreveu sábio jornalista. Wagner Moura tem peso na consciência por causa do Capitão Nascimento. Gostei desse teu sarcasmo herdado do falecido Ricardo Boechat ao “lacrar” dizendo que esse filme gastou mais que a campanha de Jair Bolsonaro! Kkkkkk......
24 de Feb / 2019 às 19h45
“Wagner Moura, Nunca Nunca Nunca será um Rodrigo Santtoro Nunca, Nunca e Nuncaaa.”
24 de Feb / 2019 às 19h46
A luta não é contra a cultura. Realmente meu nobre escritor, você está corretíssimo! Amamos a cultura. A luta é contra o MARXISMO CULTURAL mesmo travestido de cultura brasileira, apenas isso. Que não tentem enfiar goela abaixo a Ode à Esquerda disfarçada de cultura! Aliás, que cultura pobre e burra...
24 de Feb / 2019 às 19h46
Ainda que doa muito o que eu vou falar, mas esse Vagner Moura está é com o nariz cheio de farinha e dando entrevista. É como ele diz, tá tudo muito doido mesmo.
24 de Feb / 2019 às 19h47
É incrível como as pessoas têm mente pequena. Aqui na Bahia, nós conhecemos a freira q deixou sua vida confortável para ajudar os pobres nas ruas de Salvador, a IRMÃ DULCE! Bandido, assassino, nós não endeusamos como esse imbecil tá fazendo! O filme deve ser uma bostaaaa!!!
24 de Feb / 2019 às 19h48
O ator Wagner Moura era orgulho, agora é só decepção. Sou baiano e tenho 56 anos. Carlos Mariguela, nunca foi referência para minha geração. Wagner Moura está MENTINDO. Ele só está tentando arrumar uma justificativa. Captar 10 milhões para fazer filme exaltando BANDIDO? Acho que o Moura se impregnou com a atmosfera das personagens do mundo do crime, com as quais ele conviveu durante os filmes que ele participou.
24 de Feb / 2019 às 19h49
Depois de Tropa de Elite, só foi ladeira abaixo... Isso é um típico exemplo do luxo ao lixo!!! Infelizmente :-(
24 de Feb / 2019 às 19h51
Eu assisti a entrevista dele. Vagner Moura confessou q é identificado com ladrões e traidores da patria pois defender essa corja de políticos q indiretamente matou muitos brasileiros... e ainda tem muitos jornalistas q defende esse inútil. Erry é por isso que eu sou teu fã! Você não é VENDIDO!
24 de Feb / 2019 às 19h52
Olha; eu estou tomando birra desses artistas... Muitos eu até gostava um pouco... Mas, decepcionado agora! Marighela não era terrorista, era bandido, mas um bandido burro q morreu numa tocaia que qq terrorista não teria caido!
24 de Feb / 2019 às 19h53
JUSTÃO, DO PONTO DE VISTA DA ESQUERDA E DA IDIOTICE, ESSE WAGNER MOURA É UM IDIOTA. SEM MAIS!
24 de Feb / 2019 às 19h54
Só estando vivo para ver Erry... E VER O QUE? Mais um canalha que fala mal do capitalismo, demoniza os EUA e vai morar onde, onde, onde? Coréia do Norte? Não... Ele foi morar em Los Angeles! Cretino e ordinário! Merecia ser exilado pra viver em Cuba ou Venezuela! Patife!
24 de Feb / 2019 às 19h55
Parabéns à Polícia Federal. Finalmente o Brasil acordou e viu a desgraça que é a esquerda! Foi preciso nós chegarmos ao fundo do poço pra descobrir que éramos enrolados pelos comunistas.
24 de Feb / 2019 às 19h56
Triste realidade meu querido Justo! Que lamentável essa pseudo narrativa. Que triste figura é o Wagner e quejandos. Aguardem mais um pouquinho e teremos um romance entre o Wagner e o Jean, curtindo um encontro na Ilha de Santorini, para depois rolar uma "meiuca". Caraca! Esses são pessoas (?) que se vêem como uma espécie de reserva moral do Brasil? Advogando aberrações políticas e sociais? HIPÓCRITAS !!!
24 de Feb / 2019 às 19h57
O PT se nutre de factoides e mentiras. É um chororô perene! Essas fezes precisam passar por um saneamento básico. Melhor, sendo ainda mais claro, tem que ser proibido, pois é uma APOLOGIA AO CRIME. Não é censura, é obediência às leis.
24 de Feb / 2019 às 19h58
NÃO CONSIGO ENTENDER... COMO ALGUEM PODE SER COMUNISTA? BASTA VER O QUE ESSA IDEOLOGIA DOS INFERNOS ESTÁ FAZENDO COM A VENEZUELA...
24 de Feb / 2019 às 19h59
Parabéns Justão! Wagner Moura é apenas um esquerdinha BABACA. Arte com partidarismo não é arte. É circo patrocinado!!!! Decepcionado com Wagner , vi o vídeo da entrevista dele... E é lamentável!!!
24 de Feb / 2019 às 20h00
Ele fez o Capitão Nascimento tentando caricaturar a polícia, achando que todo mundo iria achar um absurdo, um cara violento etc, só que se deu mal, transformou-o em um herói. Wagner Moura jamais se perdoará por isso, viverá em culpa eterna como você bem disse meu sábio cronista rs rs... Com toda certeza os militantes do PT, PCdoB e PSOL vão arrumar algum tipo de confusão com você meu caro Erry, liderados é claro pela liderança petista.
24 de Feb / 2019 às 20h01
Pois é! Acho que só no acampamento do MST ou em certas faculdades públicas é que esse lixo vai fazer algum sucesso!
24 de Feb / 2019 às 20h02
Bem, parafraseando um certo analista político: "Só existem duas razões para alguém admitir essa ideologia esquerdopata: a ignorância e/ou o mau caratismo". Mas, acreditemos num pensamento antigo: "Toda coisa ruim por si só se destrói". Parabéns grande jornalista Erry Justo.
24 de Feb / 2019 às 20h03
Concordo contigo ERRY. O que um comunista tem de interessante? Wagner Moura pede pra sair que fica melhor! Um comunista não é referência pra ninguém, pois não tem nada de bom para ensinar, a ideologia desses malditos e transformar o povo em escravos e promove o terrorismo e mais nada! São todos bandidos comunistas canalhas traidores das nações...
24 de Feb / 2019 às 20h05
Excelente artigo Erry! Pelo teor de alguns comentários raivosos por parte de defensores da esquerda, vejo que você está sim fazendo um ÓTIMO TRABALHO!
24 de Feb / 2019 às 20h06
Luta, resistência? Ele era terrorista, um tremendo dum bandido. Vamos endeusar bandidos agora? A quem interessa? Desejo fracasso para esse filme. Mais recursos para educação e saúde publicas isso sim. É o que eu desejo!
24 de Feb / 2019 às 20h36
Essa alienação desse cara por Bolsonaro, já ultrapassou o limite do ridículo. Como não há mais disco para virar... vire o CD cara.
24 de Feb / 2019 às 21h06
O brasil tem disso bandidos se transformam em heróis lampião mariguela e outros
24 de Feb / 2019 às 21h19
Nem li seu texto e fica claro pelos comentários que o Sr foi um dos responsáveis. Fica feio tá supervalorizando seu texto! O blog já sabe que um texto sem importância como o seu não passa de 10 comentários. Pena que um comentário sensato não vai ser lido com tanta auto bajulação como foi tido
24 de Feb / 2019 às 22h36
Ao ler certos esquerdopatas esbravejando aqui me lembrei dessa musiquinha: “Um Erry Justo incomoda muita gente... Dois Erry Justos incomodam, incomodam muito mai-ais...” Sigam esse fluxo gente amiga. Toca o barco Justão...
24 de Feb / 2019 às 22h37
Pois é... Na entrevista dele que vc mencionou ele estava completamente DROGADO! A mente de um drogado é sempre perturbada, por mais que essa gente pareça articulada...
24 de Feb / 2019 às 22h38
É impossível eu ir para cama dormir sem ouvir essa tua voz linda no rádio...
24 de Feb / 2019 às 22h38
Ao ler esse teu artigo hoje Erry, fiquei aqui em casa pensando... Brasil acima de tudo? Deus acima de todos? Ainda não... Essa lei Rouanet é um absurdo é tem que acabar. O artista tem que se destacar pelo seu talento. Parabéns por sua aula em forma de artigo meu nobilíssimo jornalista.
24 de Feb / 2019 às 22h41
Já dizia o filósofo Olavo de Carvalho: “Em grego, IDIOS quer dizer ‘O MESMO’. Idiotes, de onde veio o nosso termo ‘IDIOTA’, é o sujeito que nada enxerga além dele mesmo, que julga tudo pela sua própria pequenez” como é o caso de alguns ESQUERDALHAS aqui nos comentários tentando em vão te desclassificar. Ah meu caro Justo, só vc para ter paciência pra lidar com tantos abestados naquele lugar que você tem frequentado de segunda a sexta! Boa sorte lá, hehehehe... Vc vai precisar,e, muito até o dia que vc se formar.
24 de Feb / 2019 às 22h43
a. Justíssimo, Marighella, não passa de um assassino esquerdista que não valia nada. Realmente eu concordo com você, não há e nunca houve luta contra cultura, afinal de contas aqui ninguém é parente de Hitler ou de Mussolini. A luta ferrenha é contra a liberdade sobre a qual a cultura e seus meios usam para deturpar as mentes de cidadãos que infelizmente não tiveram a chance ou interesse se quer de aprender sobre história e os povos inseridos nela. A luta que a sociedade aculturada trava com artistas medíocres é sobre o que se tenta introduzir e que não agrega em absolutamente nada.
24 de Feb / 2019 às 22h44
b. Histórias como a de Mariguella sobre a qual se tira lá do fundo de um baú para transforma-la em acontecimentos de resistência para " "um bem " " político é mentirosa, e dessa forma o ator que agora é diretor é pego na mentira, isso é feio e Wagner Moura sabia o que sofreria de críticas, fez e gastou dinheiro em vão. O Brasil aí é composto de imigrantes fugidos da 2° guerra mundial, e por isso vai ser difícil tentar convencê-los de que terroristas podem ser os Robin Hood do futuro.
24 de Feb / 2019 às 22h44
c. Acabou, não há mais espaço para estórias e sim documentários. Mariguella foi mau, cruel e sem limites, ele matava quem cruzasse seu caminho para impedir o avanço da ditadura comunista aí no Brasil. Doa a quem doer, comunismo, socialismo destrói e deixa marcas profundas, e quem o adere o faz por loucura e fanatismo, comunismo é uma seita da qual atinge a mente como a pior droga, portanto, livrem-se quem puder, passou da hora, é hora de DESCOMUNIZAR! Só você mesmo Justíssimo para fazer eu voltar a ler esse blog. (Gláucia de Monza – Itália)
24 de Feb / 2019 às 22h54
Adorado por muitos.... odiado por outros..... assim é o Erry Justus! O único contra ponto à essa esquerdalha maldita!
24 de Feb / 2019 às 22h58
Entendi muito bem a sua tese. Você vai ter o prazer desprazeiroso de assistir a esse filme só para saber o que falar depois contra as mentiras da esquerda né? Aprendeu essa estratégia com o Capitão Nascimento! Agora imagino como a "cabecinha" do Wagner Moura deva estar hoje. Queria fazer o público odiar a PMERJ, mas... Segundo você o tiro dele saiu pela culatra kkkkkkkkkkk
24 de Feb / 2019 às 23h06
Só de ler o que você escreveu e os comentários que ratificam sua argumentação posso deduzir que esse filme vai ser uma marmota! Foi como vc bem disse: nada contra a arte! Talvez vc assistirá só para ter mais "bala" para falar pois um dos pilares do Marxismo Raiz é a Covardia pura e descarada, baseada em se fabricar mentiras, as mais sórdidas possíveis. Justo, também quero parabeniza-lo pelo seu programa na Transrio FM! Tá bom de mais!
24 de Feb / 2019 às 23h09
Pois é. Infelizmente a auto-Vitimização conjugada com a Demonização do Outro tem sido o veneno que a esquerda brasileira tem espargido nas mentes burras de nosso nordeste. Portanto, fabrica-se o que quiser.
24 de Feb / 2019 às 23h12
Justo, o Marketing Petista se apressou em montar um vídeo ROMANTIZADO, apresentado por Gleisi Hoffmann para JUSTIFICAR as atrocidades de MADURO... Assim também é Wagner Moura. Se apressa em distorcer os fatos e modificar a ótica com uma narrativa mentirosa e criminosa...
24 de Feb / 2019 às 23h16
Eu sempre acreditei que nada de tão ruim pudesse ficar cada dia mais pior. Coitado do nosso Cinema, cambaleando das pernas como a coçação de nariz do Wagner Moura... É cada uma viu Erry...
24 de Feb / 2019 às 23h18
VOU GUARDAR TODAS AS SUAS CONSIDERAÇÕES E VOU ASSISTIR ESSE FILME PARA VER SE PROCEDE MESMO O QUE VC DISSE... DESAFIO LANÇADO?
25 de Feb / 2019 às 18h35
fico triste com tanta imbecilidade nos comentários desses pobres seguidores do bozo kkk fiquem triste não, o wagner já pensa no próximo filme "A PRAGA QUE INTOXICOU O LARANJAL" , sera cobiça, olho gordo, ou falta de caráter?