Após um longo e acalorado debate, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado aprovou nesta terça-feira (19), por seis votos favoráveis e cinco contrários, um requerimento convidando o ex-ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, exonerado ontem (18), a dar explicações sobre o caso das supostas candidaturas laranjas em 2018. Inicialmente a ideia era pedir a convocação de Bebianno, mas depois da saída do governo, ele não pode mais ser obrigado a falar no Senado.
A data da audiência com Bebianno será definida pela CTFC caso ele aceite o convite. “A melhor forma do senhor Bebianno se redimir pelos seus malfeitos é comparecer ao Senado e abrir o jogo, sem permitir que sua exoneração sirva pra varrer a sujeira para debaixo do tapete”, defendeu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que protocolou o requerimento.
Bebianno, presidente do PSL na época da campanha eleitoral, é suspeito de irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para candidatas do partido. Ele nega participação nas irregularidades.
O líder do PSL, partido de Bebiano, Major Olímpio (SP), questionou a competência da comissão para interrogar o ex-ministro, tendo em vista que à época que ocorreram os fatos que estão sendo apurados, Bebianno não era ministro de governo. Para tentar impedir o convite, Olímpio fez um apelo aos senadores insistindo que o caso está sendo apurado tanto pela Justiça Eleitoral como pela Justiça Federal. “Como membro do PSL de São Paulo, tenho todo interesse que seja esclarecida qualquer eventual prática de crime. O que estamos dileberando é a competência desta comissão em relação à atos do Executivo”, explicou.
Também sem sucesso, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) chegou a pedir a postergação da deliberação do requerimento, sob o argumento de esperar o andamento da apuração da Justiça Eleitoral e do Ministério Público. O emedebista acusou senadores de oposição de tentar desviar o foco da Casa da discussão de reformas, como a da Previdência que será enviada amanhã ao Congresso.
“A agenda é a reforma da Previdência e parece que estamos querendo amplificar uma crise para impedir a discussão de reformas. O ministro Sergio Moro vem hoje a essa casa [entregar a proposta de Lei Anticrime], essas são matérias que a sociedade quer o nosso envolvimento, o nosso debate. Eu não vejo onde a presença de um ex- ministro vai contribuir com essa pauta”, criticou Bezerra.
Fonte: NMB
7 comentários
19 de Feb / 2019 às 20h48
Bosonaro. Milicianos. Moru. Bandidos. Satanás. Laranjas na cadeia da papuda. Brasília ta cheia de ladrões bandidos B...
19 de Feb / 2019 às 20h50
Ferrou tudo agora, to sentindo cheiro de impcheamant. Será?
19 de Feb / 2019 às 21h42
Bosunaru Marcola Moru Temir. Bandidos hoje em Brasilia agora na cadeia em nome de Jesus Cristo perseguido por Moru Satanás dos infernos
19 de Feb / 2019 às 23h35
IMPRENSA DEU TIRO NO PÉ: ÁUDIOS FAVORECEM BOLSONARO Os áudios das falas entre BOLSONARO e o então Ministro BEBIANNO só reforçam a integridade do capitão. Primeiro porque antes de o Carlos Bolsonaro chamar Bebianno de mentiroso, de fato ainda não havia ocorrido conversas sobre o caso das candidatas laranjas, mas apenas sobre outros assuntos. E, segundo, porque mesmo nas conversas sigilosas, Bolsonaro deixou claro que não compactua com corrupção e que vai botar a PF pra investigar qualquer irregularidade. Além disso, ainda disse que é inimigo da Rede Globo!!!!! Aí merece aplauso!!
20 de Feb / 2019 às 08h19
ESSE ERRY JUSTO E IDIOTA MESMO.
20 de Feb / 2019 às 09h56
Bebianno vai abrir o bocão, a História de Color vai se repetir... ninguém chega a um poder tão rápido sem maracutaia . Esse Pais tá podre.
20 de Feb / 2019 às 10h12
Erry quer tapar o sol com a peneira. Seu capitão tá mais enrolado do que fumo de rolo. Tá mais perdido do que cego em tiroteio. Se toque camarada, vcs cometeram uma atrocidade ao eleger esse energúmeno e psicopata. Arrependam-se! Estão tentando a todo custo jogar a sujeira pra debaixo do tapete, mas o lixão é grande demais para ser escondido. Esse "Mazarope" não chegará aos seis meses de des-governo. Os militas vão enxotar esse imbecil do Planalto e mandar para o laranjal. #ForaBozo.