O leitor Enio Silva da Costa, Subtenente BM e educador envia email a este Blog e opina sobre a conduta do cantor Igor Canário.
Confiram:
Não é de hoje que o cantor e político Igor Kannário causa algum tipo de polêmica com a Polícia Militar da Bahia ou com os órgãos de segurança durante a festa de momo. Mas como compreender esse posicionamento sem cair na velha dicotomia: polícia x bandido.
O carnaval da Bahia (e ai incluiu as diversas micaretas) é a maior festa popular do mundo. Uma festa a céu aberto, tornando muito difícil fazer segurança de todos, mas a quase bicentenária Polícia Militar Bahia consegue, nessa área ela tem expertise, o planejamento e toda logística são feitos esmeradamente para organizar esse evento para multidões.
Óbvio que vai ter excessos na atuação, porque não é fácil está no meio de uma multidão enlouquecida ao som de muitos decibéis, muito álcool e drogas afins, com espaços reduzidíssimo de mobilidade dependendo da atração, e onde é impossível não ter toque de corpos. Corpos eletrizados diga-se passagem, que ninguém pode tocar no outro que é sinônimo de desavenças. É nesse cenário que a polícia militar precisa agir.
A cada ano tem-se diminuído o números de excesso da atuação policial durante o carnaval, e um dos fatores é o profissional ser tratado com respeito pelos governos. Melhores instalações para acomodação (durante uma festa vem policiais de vários lugares do estado), tratamento mais humanitário, melhoria na escala de serviço, pagamento antecipado das diárias (que ainda é baixa).
Em se tratando de atrações, o cantor e político Igor Kannário, infelizmente mais político do que cantor, já não somos obrigados a ter que ouvi-lo. Não representa em nada o povo do gueto, é uma estratégia para se promover, e tem dado certo. Ele é o único que durante as festas populares toma supostamente as dores do folião, tendo a sua posição efeito reverso na relação da polícia militar com o folião, ao invés de incitar a população contra a polícia militar, ele poderia (mas nunca irá fazer) melhorar a qualidade das suas músicas.
Sim, comprovadamente é uma música que incita a violência: “Desce quebrando tudo/A gente desce quebrando tudo/Desce quebrando tudo, desce quebrando tudo/Quebrando tudo, quebrando tudo...”, “Se bater com a gente toma/Se bater com a gente toma...”, “É madeira de dar em doido/É madeira de dar em doido/Doido! Doido! Doido doido!”.
A Polícia Militar involuntariamente se torna um cabo eleitoral de Kannário, por puro oportunismo político, os presidentes de partido perceberam nele um filão para a conquista de votos. Quem o incentivou a ser candidato a vereador em Salvador foi o prefeito ACM Neto, que não o queria como político, mas os votos que ele traria das comunidades periféricas, que na sua maioria são desprovidas dos direitos básicos negados por ACM Neto enquanto gestor municipal, mas que Kannário nunca denunciou.
Enquanto o carnaval de Juazeiro foi um espetáculo de pão e circo, “no tudo nosso nada deles”, teremos Igor Kannário e outros tantos, cujas músicas enquadram-se na lei 12.573/12 - lei Anti-Baixaria, que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que, em suas músicas, desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento, ou contenham manifestações de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas.
É bom lembrar, que em algumas cidades baianas, Igor Kannário não canta, e que infelizmente durante a sua apresentação no carnaval de Juazeiro/2019, um folião morreu esfaqueado na avenida.
Enio Silva da Costa
Subtenente BM e educador
43 comentários
19 de Feb / 2019 às 21h39
Matéria LIXO!!!
19 de Feb / 2019 às 21h50
A populaçao vive entre, celerados,de um lado a Polícia e de outro os bandidos e não é incomum apanharmos dos dois, afinal,quem porta uma arma legalmente ou ilegalmente se acha no "direito"de arbitrar sobre a vida ou a morte de nós pobres mortais. No caso do igor canario pelomenos ele pode reclamar em voz alta com um puliça, sem ter a boca arrebentada na mesma hora.
19 de Feb / 2019 às 22h10
Mentira folião foi morto no horário das 21:30 as 22:00 Igor Kanário saiu às 00:30 agora e culpa do cantor
19 de Feb / 2019 às 22h13
Mentira folião foi morto no base de 21:40 as 22:00 cadê você fala do Isaac Carvalho que roubou 112 milhões em? A saúde de Juazeiro tá uma merda
19 de Feb / 2019 às 22h16
Porque vocês não falar secretario de vocês foi preso com drogas... E Naldinho tava brigando no trio de edcity com produtor da banda porque não falar rainha e rei momo e as princesas humilhação pra subir no trio no palco em?
19 de Feb / 2019 às 22h18
Porque vocês não falar do dinheiro da via sacra não foi pago até agora de 2018
19 de Feb / 2019 às 22h37
Vcs só vivem de passado Igor kannario mudou muito esses tempo as músicas agora não faz apologia a violência é só olhar o repertório novo dele
19 de Feb / 2019 às 22h45
Por que será que essa Lei 12.573/12 - Anti-Baixaria não funcionou nesse Carnaval? E não foi só o Igor Kannário que cantava baixarias não... Foi um tal de "vem pra cá novinha pra fazer filho com o pai..." Isso não é pedofilia? Com a palavra, a justiça!
20 de Feb / 2019 às 00h47
Nada tendenciosa a matéria, né? Parei de ler quando vi que tinha um tenente envolvido no texto. Nem um pouco tendenciosa, nem um "tiquinho" de nada... Piada....
20 de Feb / 2019 às 03h31
Concordo tudo que foi dito nessa matéria ai , na minha opinião esse cantorzinho nem devia cantar no carnaval e nem lugar algum , suas músicas são horríveis e ainda não cantar nada a vida dele é perseguir a polícia da Bahia, você tem que cair é fora do carnaval de Salvador.
20 de Feb / 2019 às 06h30
Em primeiro lugar a policial deveria fiscalizar os próprio colega depois falar do cantor igo kanario
20 de Feb / 2019 às 06h58
Beleza de artigo. Por que Targino Gondim, então, foi preterido para ir a Avenida e traz esse engodo, prefeito e Samuel Juagro? Targino Gondim é nosso, nos representa e é um astro internacional. Respeitem o povo, seus!
20 de Feb / 2019 às 07h03
LI, TEMPOS ATRÁS, UM ARTIGO INTERESSANTÍSSIMO E REALISTA SOBRE IGOR KANÁRIO ESCRITO POR NINGUÉM MENOS QUE O PROFESSOR OTONIEL GONDIM. UM EXCELENTE ARTIGO . APENAS ACHO QUE CARNAVAL É CARNAVAL. SÓ ISSO. OS EXAGEROS QUE SE COIBAM. DEMOCRACIA, MEUS CAROS,EM TEMPOS BOLSONARISTAS É DIFÍCIL, NÉ???
20 de Feb / 2019 às 07h41
Todo evento realizado com recursos públicos deveriam obedecer a lei 12.573/12, neste caso, não seria crime ou desrespeito a lei? Esse dito artista, tá mais para oportunista, deveria se apresentar somente em festas privadas, onde os promotores do evento passassem a responder pelas consequências.
20 de Feb / 2019 às 07h55
É Kanario em 2022 chora não bebê
20 de Feb / 2019 às 07h57
A PM tem inveja de kanario por ele ser deputado federal
20 de Feb / 2019 às 08h04
Igor kanario e ... v6 São nais manhãs kkkkk
20 de Feb / 2019 às 08h09
Meu deus, esse bombeirinho está querendo mídia, vai querer ser candidato a algum cargo nas próximas eleição. Vai exercer a sua função cara, para de perder tempo com esses textos prontos. Sr. "Dicotomia".
20 de Feb / 2019 às 08h11
Matéria hipócrita,para desfazer de um artista que por sua vez é admirado por pessoas boas e discriminadas pela cor da pele e forma de se vestir. Que tem o direito de gostar de qualquer tipo de música Isso é militarismo.
20 de Feb / 2019 às 08h44
kannario defende a populaçao é a verdadeira voz da populaçao a policia ja chega batendo nas pessoas onde tem pessoas que bangunça e tem inocente...vc como um inocente acha certo apanha de um policia.. Entao se voce nao pode melhora nao abra a boca
20 de Feb / 2019 às 08h55
A maior fraude politica do Brasil é o bolsonaro, e la está, graças ao apoio maciço dos militares.
20 de Feb / 2019 às 08h55
São muitos os chamados "cantores" que pregam a violência e outros atos criminosos como denegrir a imagem das mulheres, agora pergunto: Como é que um prefeito contrata esses "artistas" para festa populares? eu repondo: As mulheres deles não não vão lá, eles não estão nem aí para a população e o mais importante pra eles, a PROPINA é alta.
20 de Feb / 2019 às 09h13
Parabéns Enio Costa pela matéria !!! De fato a prefeitura não deveria contratar esse " cantor " pois só atrai tragédia por onde passa e apresenta música de péssima qualidade em todos os sentidos.
20 de Feb / 2019 às 10h53
Vcs são descarado fica tudo com o rabo preso só porque éle fala a vdd que somos realmente espancado por polícias mal treinados não são todos mais a maioria esses guardinha de merda ai mesmo que criaram só foi pra trazer mais desgraça ainda pra população honesta eu apoio a posição de Igor kannario ...
20 de Feb / 2019 às 11h12
Dá nojo dessas matérias denegrindo a imagem do Artista, se eu fosse igor Kannario entrava com uma ação na justiça! Respeitem como cantor e deputado federal!
20 de Feb / 2019 às 11h18
com tanta coisa pra se pre oucupa com desemprego a desigualdade que calar a voz que a favela abraca de vdd. isso tudo pq era da favela e n sai da favela pq se ele fosse cantar pro rico tava tudo de boa. porra vamos se ocupar com outras coisas violencia desemprego n com igor kannario pois olhar pra vc e diga se vc e perfeito ser humano e falho ninguem e perfeito. vamos olhar primeiro pra nois mesmo e ver quem somos.#fica a dica
20 de Feb / 2019 às 12h27
EU QUERO AQUI PARABENIZAR AO SUBTENENTE ENIO PELAS SÁBIAS PALAVRAS.EU FICO ME PERGUNTANDO COMO UM IDIOTA ,IMBECIL E BANDIDO COMO ESSE PODE SER ELEITO.SE BEM QUE OS POLITÍCOS SÃO UMA CORJA DE BANDIDOS.E POR FAVOR MEU CARO SUBTENENTE ENIO NÃO CHAME ESSE FILHOTE DE CRUZ CREDO DE ARTISTA,PRIMEIRO QUE ELE NÃO CANTA RELINCHA,SEGUNDO QUE É UMA AFRONTA PRA NOSSA ARTE BRASILEIRA CHAMA-LO DE ARTISTA.FICA AQUI MINHA INDIGNACÃO PRINCIPALMENTE AO GESTOR DESSA CIDADE,QUE USA NOSSO DINHEIRO PARA CONTRATAR O SHOW DESSA COISA INSIGNIFICANTE CHAMADO :CANÁRIO NÃO SEI DAS QUANTAS.DESCULPE AS PALAVRAS.
20 de Feb / 2019 às 13h38
Kannário não é responsável pela morte de ninguém vc sabe o horário que o cara foi morto?! Kannário começou a tocar com umas 2h depois do acontecido, agora é muita inveja, muito recalque do Deputado viu?! Ninguém fica feliz com a conquista de quem vem de baixo, de quem representa e luta pelo povo da favela. Portanto, sua matéria é um lixo, vá procurar fazer uma matéria positiva, que renda frutos bons.
20 de Feb / 2019 às 14h01
Acha que todos que estão ali tem que apanhar por ser negros
20 de Feb / 2019 às 16h19
Com tantas coisas ruins acontecendo as pessoas insistem em perseguir Igor Kannario. A culpa das brigas não é dele; vai atrás do trio de qualquer outro cantor (a) que vai haver pancadaria do mesmo jeito! Chega de tanta perseguição atrás do homem, vocês não cansam ? Tantos caos mundiais acontecendo diariamente e o povo fazendo matéria de merda! Paz
20 de Feb / 2019 às 16h24
Materia lixo! O Kannário é barril do bemmm
20 de Feb / 2019 às 16h43
Quem defende bandido é bandido igual a ele! Parabéns a Polícia Militar da Bahia!
20 de Feb / 2019 às 18h30
Canário é um cara humano, aprova é que chegou onde se encontra hoje, desumanos são aqueles que sai descendo o cacete nas pessoas sem mais nem menos, como se seres humanos fossem jumentos, chicoteados por carroceiros injustos. Canário, você é o cara, bem aventurado são aqueles que defende os mais humildes. Valeu CANÁRIO.
21 de Feb / 2019 às 10h21
Que material mais estúpida, então agora o cantor e político está errado em crítica a ma atuação de alguns PMs, na boa vi alguns vídeos desse carnaval onde a polícia agredia fólios só por esta no caminho da polícia, eles tratam os foleos como lixo, a Polícia tem que ter respeito pelo cidadão pois é isso que esperamos das nossas autoridades!
21 de Feb / 2019 às 18h06
Excelente matéria! Quem apoia bandido é bandido também! E quem é do bem não tem medo de apanhar da polícia. Polícia não sai batendo em cidadão de bem e sem motivos não. Esse povo que está defendendo esse tal de Igor Kanario são todos malas iguais a ele.
21 de Feb / 2019 às 18h21
Quem vai pra festa perturbar a ordem tem é que tomar cacete mesmo!! Tem que descer a madeira nesses malas!! Como é que pode defender um cantorzinho derrubado desses? Que incita a violência o tempo inteiro com as letras lixo dele. Quem defende é pior do que ele!!
24 de Feb / 2019 às 14h30
Materia lixo! O Kannário é barril do bemmm
23 de Jul / 2019 às 15h16
Seu filho não vai precisar se aposentar não é?... mas se vc não...seu patrimonio todo ele talvez precise dos miseras esmola que o governo dará para os pobres comprarem seus remédios e muitas vezes pagarem a água,gás,telefone,luz... prncipe do gueto que mora em condominio fechado... piada mercenário!
25 de Feb / 2020 às 14h03
Esse tal de canário deve ser aluno do ladrao do Brasil. Ele também incentivou a criminalidade. Que ladrão de celular deve ser perdoado. Mesmo os que matam???
27 de Feb / 2020 às 09h14
Nunca li tanto lixo numa matéria só, mídia tendenciosa.
24 de Mar / 2020 às 14h48
Falou tudo! ! E por causa de gente ignorante ou da laia dele, esse... é eleito. Deveria ser cassado e preso.
27 de Nov / 2021 às 19h42
Congratulacoes efusivas ao Subtenente Enio Silva da Costa, pela sua brilhante analise! Abordou em profundidade cada item que acarreta este tipo de situacao, onde o delito esta' diante dos olhos de todos e ate' das autoridades, que fazem vistas grossas ao abuso, comandado e estimulado por este tal "cantor"! A atitude desse cidadao e' totalmente descabida e incompativel com o cargo publico que ocupa, e tambem com a sua profissao. Infelizmente a plebe ignara consome esse produto mau elaborado e sem qualidade artistica! Esta' no WhatsApp um video deste cidadao mostrando seu veiculo destruido.
27 de Nov / 2021 às 19h43
Congratulacoes efusivas ao Subtenente Enio Silva da Costa, pela sua brilhante analise! Abordou em profundidade cada item que acarreta este tipo de situacao, onde o delito esta' diante dos olhos de todos e ate' das autoridades, que fazem vistas grossas ao abuso, comandado e estimulado por este tal "cantor"! A atitude desse cidadao e' totalmente descabida e incompativel com o cargo publico que ocupa, e tambem com a sua profissao. Infelizmente a plebe ignara consome esse produto mau elaborado e sem qualidade artistica! Esta' no WhatsApp um video deste cidadao mostrando seu veiculo destruido.