A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan são geridos pelo IMIP em Petrolina, e neste centenário do fundador do Instituto não poderiam deixar de prestar sua homenagem ao Prof. Fernando Figueira. O homem que contribuiu para melhorar e humanizar a saúde em Pernambuco nasceu em 04 de fevereiro e este mês é todo dedicado a ele.
Diversas atividades estão sendo realizadas pelo IMIP sede e uma missa marcou o início das comemorações, inclusive muito justas pela expressiva contribuição que Fernando Figueira deu à Saúde Pública de Pernambuco e do Brasil. Muitas políticas públicas de saúde adotadas até hoje pelo Ministério da Saúde foram propostas pelo médico e ex-secretário estadual de Saúde de Pernambuco que faleceu em abril de 2003.
Figueira deixou como herança um dos maiores legados da medicina social brasileira e uma lição de vida dedicada aos mais pobres, aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito ao ser humano, assim como uma imensa dedicação ao ensino e à produção científica.
"Nós não poderíamos ficar de fora dessa homenagem, pois é esse legado que nos rege. O Prof. Fernando Figueira foi um grande mestre, um grande homem e um grande médico, cuja biografia irretocável nos emociona até hoje", ressalta a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin.
"Figueira foi um homem que se debruçou sobre a saúde infantil, lutou pelo aleitamento materno e implantou serviços pioneiros na pediatria, como o método Canguru, adotado pelo Ministério da Saúde, em favor dos bebês prematuros. O Hospital Dom Malan, assim como todos os serviços que fazem parte do IMIP Gestão, têm orgulho de compartilhar dessa história", finaliza o superintendente do HDM, Etiel Lins.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan
0 comentários