O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta quinta-feira (14) que a nova reforma previdenciária estabelecerá idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Em reunião com a equipe econômica, ficou estabelecido que haverá um período de doze anos de transição para se chegar aos pisos para recebimento da aposentadoria. A confirmação foi feita pelo secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Segundo ele, a equipe econômica defendeu uma única idade mínima para homens e mulheres de 65 anos, o que foi recusado pelo presidente. As idades foram antecipadas pela Folha de S.Paulo nesta quinta.
"A equipe econômica defendeu a ele 65 anos iguais para os dois gêneros e uma transição de dez anos. Essa era a ideia da equipe. E, após uma negociação com o presidente, o resultado é 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. É uma transição de doze anos", disse. Marinho ponderou que, apesar da decisão anunciada, o texto do projeto ainda pode sofrer alterações até a quarta-feira (20). Ele será submetido até o dia do anúncio à área jurídica do Palácio do Planalto. "Hoje o presidente, dentro das informações que recebeu, tomou a decisão final. O texto está pronto e já começa a circular dentro das instâncias internas para ser validado", disse.
Segundo ele, a ideia é que, na quarta-feira (20), Bolsonaro faça um pronunciamento à nação, explicando os detalhes da proposta. O discurso deve ser realizado em cadeia nacional de televisão e rádio. Ele lembrou que, a princípio, o presidente defendeu uma idade mínima de 60 anos e um período maior de transição, opinião que foi alterada após negociação com a equipe econômica. "O presidente tem sensibilidade e entende as condições da economia. Ele fez a distinção dos gêneros. E nós conseguimos encurtar um pouco a questão da transição", afirmou.
A expectativa é de que na próxima quarta-feira (20) o presidente assine o texto e, no mesmo dia, ele seja divulgado publicamente e enviado à Câmara dos Deputados. A reforma da Previdência de Bolsonaro é mais dura do que a versão final do projeto do ex-presidente Michel Temer. O texto de Temer, após tramitar por comissão especial da Câmara, já poderia ser votado pelo plenário da Câmara e também prevê a criação de uma idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres).
Mas essas faixas etárias seriam alcançadas em 20 anos. Ao encurtar a escalada da idade mínima, o governo tem como objetivo economizar mais no pagamento de aposentadorias, já que as regras para se aposentar ficarão mais rígidas em um período mais curto. Um integrante da equipe econômica confirmou que, pela proposta de Bolsonaro, os servidores públicos também terão que cumprir as idades mínimas previstas no projeto.
Atualmente, os servidores podem se aposentar com 60 anos (homem) e 55 anos (mulheres). A intenção é enviar o projeto de lei que aumenta o tempo de serviço mínimo exigido para militares junto com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que define as mudanças nas regras de aposentadorias para o serviço público e iniciativa privada. Mas, de acordo com um dos participantes da reunião com Bolsonaro, isso ainda pode ser alvo de discussões, o que poderia adiar a apresentação do projeto de lei referente aos militares.
Com informações da Folhapress
6 comentários
14 de Feb / 2019 às 22h37
VAI NOS LASCAR. BOZO. E OS TONTOS APOIADORES.. TUDIM CALADIM. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
15 de Feb / 2019 às 03h29
Agora Brasília cheia de bandidos. Brasil lascado na mão do CÃO Maligno dos infernos. Tudo caro. Tudo difícil. Ladrões B... so pensa em encher o Bolsoladrão.
15 de Feb / 2019 às 06h54
SUELY,TU TA BRAVA PORQUE ? PERDEU A BOQUINHA É ? SE OS GOVERNOS PETISTAS NÃO TIVESSEM QUEBRADO O BRASIL,CERTAMENTE A IDADE MINIMA SERIA BEM MENOR.LULA É UMA FARSA,VOCE NÃO PERCEBEU AINDA ? SABE NADA INOCENTE !
15 de Feb / 2019 às 07h02
VEJA AÍ SUELY...A prisão fez bem a Lula, diz a Crusoé. Os policiais federais encarregados de acompanhar sua rotina comentam que lá ele não pode beber e, ainda por cima, tem praticado exercícios regularmente na esteira.... VIU SÓ SUELY,COMO O XILINDRÓ ESTA FAZENDO UM BEM DANADO PRA LULA ? JA IMAGINOUCONTINUANDO PRESO,ELE SAIRÁ ENXUTO EM 2043...A CADEIA PODE TER DADO ALGUNS ANOS MAIS DE VIDA A LULA ! NESTE CASO,SER LIVRE PRA QUE ? PRA MORRER MAIS CEDO ?
15 de Feb / 2019 às 11h48
Bolsonaro avisa aos opositores que já está cagando e andando para vocês. Fim da Rouanet para artistas ricos. Fim da pensão para filhas de políticos, ex-governadores e fim da farra com dinheiro público no futebol, carnaval e ditaduras socialistas.
16 de Feb / 2019 às 13h45
Verdade a população que trabalha tanto que espera pela a merreca de um salário mínimo que é uma vergonha,agora vai se aposentar com o pé na cova,esses infelizes tem dinheiro de sobra,não dependem de um salário desse,ai agora vem aumentar a idade,o Brasil não estava quebrado de jeito nenhum,pois o governo do pt vinha pagando a todos os aposentados e sem inventar essa de reforma, pq sim defende sempre o lado mais fraco