CASA DE APOIO DO TFD EM SALVADOR (BA) VOLTA A RECEBER CRÍTICAS DE USUÁRIOS JUAZEIRENSES. SESAU ENVIA NOTA

A Casa de Apoio de Juazeiro para o pessoal do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, em Salvador (BA) continua recebendo críticas dos seus usuários.

Nesta quinta-feira (07), Francimeri Barbosa enviou mensagem e fotos revelando a situação de agonia para quem precisa fazer tratamento médico na capital baiana. Confira: “Geraldo lá não tem nem 20 cadeiras para 70 pessoas ou mais, desde novembro que já estava sem cadeiras e outras coisas mais. Estou na Casa de Apoio e esse é o estado das cadeiras daqui todas de plástico e quebradas. Estão todas assim. O pessoal está em pé na janta. Na outra foto, todos sentados no chão esperando o horário do ônibus” declarou.

Anteriormente, o leitor Alaim Aguiar já tinha expressado o mesmo descontentamento. Veja: “Geraldo o motivo desse desabafo é ver a casa de apoio na situação em que se encontra. Falta de leitos, as pessoas (idosos em sua maioria) fazendo as refeições em pé por falta de cadeiras, a falta de uma nutricionista, um café da manhã com cuscuz com manteiga (para ser feliz).

Enquanto isso a nossa Câmara de vereadores aprova em tempo hábil o aumento da tarifa da água alegando que não o fazia há anos, (alegação que pode ser refutada se compararmos as doze últimas conta de água), aumentaram a tarifa da zona azul (tarifa essa que o maior beneficiado não é o município, mas um empresário que nenhum juazeirense conhece, enquanto isso nossos idosos, nossos doentes, nossos entes queridos vão sofrendo e morrendo pela total inércia de quem os devia representar, isso seria por incapacidade, por não ser prioridade ou por não ser do interesse deles, ou eles recebem incentivos para essas aprovações e não recebem para outras que interessam apenas um pequeno grupo seleto.

Espero que nas próximas eleições nós nos lembremos desses pequenos ‘detalhes’ e de quem não se lembrou e nem se moveu para que essa situação mudasse, estamos cansados de ser tratados como um nada, basta. Temos voz e vez, e a nossa hora haverá de chegar e mostraremos a esses gregos que a política do pão e circo já não funciona mais com o povo esclarecido sofrido e calejado de Juazeiro.

Ou nos dá a ‘atenção básica’ que merecemos ou mostraremos em 2020 que Juazeiro não é de um grupo, mas de um povo forte e informado de seus direitos e que colocamos no poder quem queremos e tiramos quem não o merece” expressou Alaim Aguiar.

NOTA SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a casa do TFD passou por uma reforma em 2017 para melhor acolher os pacientes na unidade. Além da reforma física e estrutural, foram colocados novos móveis na casa e realizada a acessibilidade no local. Com o crescente envio de pacientes para tratamentos e consultas especializadas na capital baiana, alguns equipamentos foram danificados, mas a secretaria irá substituir.

A SESAU encaminha de segunda a quinta-feira um veículo com 30 pacientes por dia e, a depender da demanda, mais um microônibus com capacidade para 30 pessoas é encaminhado, além dos usuários que estão acamados e precisam se deslocar em ambulâncias. O registro de fluxo diário na casa é de 80 a 110 pessoas.  A secretaria informa ainda que as cinco refeições oferecidas na casa seguem um cardápio elaborado por uma nutricionista.

Os transtornos passados pelos pacientes na casa são em decorrência da superlotação, mas a SESAU está aguardando que, com a abertura da Policlínica Regional e o Centro de Oncologia do Hospital Regional, o envio de pacientes a Salvador diminua, uma vez que a maior parte dos pacientes é da oncologia. Enquanto isso não acontece, a secretaria da saúde está elaborando estratégias para manter a qualidade e conforto aos pacientes que necessitam de acompanhamento e tratamento em Salvador.  

Da redação