A Casa de Apoio de Juazeiro para o pessoal do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, em Salvador (BA) continua recebendo críticas dos seus usuários.
Nesta quinta-feira (07), Francimeri Barbosa enviou mensagem e fotos revelando a situação de agonia para quem precisa fazer tratamento médico na capital baiana. Confira: “Geraldo lá não tem nem 20 cadeiras para 70 pessoas ou mais, desde novembro que já estava sem cadeiras e outras coisas mais. Estou na Casa de Apoio e esse é o estado das cadeiras daqui todas de plástico e quebradas. Estão todas assim. O pessoal está em pé na janta. Na outra foto, todos sentados no chão esperando o horário do ônibus” declarou.
Anteriormente, o leitor Alaim Aguiar já tinha expressado o mesmo descontentamento. Veja: “Geraldo o motivo desse desabafo é ver a casa de apoio na situação em que se encontra. Falta de leitos, as pessoas (idosos em sua maioria) fazendo as refeições em pé por falta de cadeiras, a falta de uma nutricionista, um café da manhã com cuscuz com manteiga (para ser feliz).
Enquanto isso a nossa Câmara de vereadores aprova em tempo hábil o aumento da tarifa da água alegando que não o fazia há anos, (alegação que pode ser refutada se compararmos as doze últimas conta de água), aumentaram a tarifa da zona azul (tarifa essa que o maior beneficiado não é o município, mas um empresário que nenhum juazeirense conhece, enquanto isso nossos idosos, nossos doentes, nossos entes queridos vão sofrendo e morrendo pela total inércia de quem os devia representar, isso seria por incapacidade, por não ser prioridade ou por não ser do interesse deles, ou eles recebem incentivos para essas aprovações e não recebem para outras que interessam apenas um pequeno grupo seleto.
Espero que nas próximas eleições nós nos lembremos desses pequenos ‘detalhes’ e de quem não se lembrou e nem se moveu para que essa situação mudasse, estamos cansados de ser tratados como um nada, basta. Temos voz e vez, e a nossa hora haverá de chegar e mostraremos a esses gregos que a política do pão e circo já não funciona mais com o povo esclarecido sofrido e calejado de Juazeiro.
Ou nos dá a ‘atenção básica’ que merecemos ou mostraremos em 2020 que Juazeiro não é de um grupo, mas de um povo forte e informado de seus direitos e que colocamos no poder quem queremos e tiramos quem não o merece” expressou Alaim Aguiar.
NOTA SESAU
A Secretaria Municipal da Saúde informa que a casa do TFD passou por uma reforma em 2017 para melhor acolher os pacientes na unidade. Além da reforma física e estrutural, foram colocados novos móveis na casa e realizada a acessibilidade no local. Com o crescente envio de pacientes para tratamentos e consultas especializadas na capital baiana, alguns equipamentos foram danificados, mas a secretaria irá substituir.
A SESAU encaminha de segunda a quinta-feira um veículo com 30 pacientes por dia e, a depender da demanda, mais um microônibus com capacidade para 30 pessoas é encaminhado, além dos usuários que estão acamados e precisam se deslocar em ambulâncias. O registro de fluxo diário na casa é de 80 a 110 pessoas. A secretaria informa ainda que as cinco refeições oferecidas na casa seguem um cardápio elaborado por uma nutricionista.
Os transtornos passados pelos pacientes na casa são em decorrência da superlotação, mas a SESAU está aguardando que, com a abertura da Policlínica Regional e o Centro de Oncologia do Hospital Regional, o envio de pacientes a Salvador diminua, uma vez que a maior parte dos pacientes é da oncologia. Enquanto isso não acontece, a secretaria da saúde está elaborando estratégias para manter a qualidade e conforto aos pacientes que necessitam de acompanhamento e tratamento em Salvador.
Da redação
14 comentários
08 de Feb / 2019 às 07h09
1- POIS É,INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER OUTRA COISA,VALE SEMPRE LEMBRAR,QUE NA ÉPOCA DO EX PREFEITO MISAEL,OS PACIENTES QUE IAM A SALVADOR PARA FICAREM APENAS UM DIA,NÃO RECEBIAM REFEIÇÕES,EU OUTRAS PALAVRAS :PASSAVAM FOME ! LITERALMENTE !
08 de Feb / 2019 às 07h10
OXENTE OS PUXA SACOS DA PREFEITURA FALAM QUE TD VAI BEM E QUE A SAÚDE E ESTA CASA DE APOIO É DE PRIMEIRO MUNDO. TÁ MAIS PARA UMA POCILGA ME DEIXE .
08 de Feb / 2019 às 07h10
OXENTE OS PUXA SACOS DA PREFEITURA FALAM QUE TD VAI BEM E QUE A SAÚDE E ESTA CASA DE APOIO É DE PRIMEIRO MUNDO. TÁ MAIS PARA UMA POCILGA ME DEIXE .
08 de Feb / 2019 às 07h22
2-QUANDO ISAAC TOMOU POSSE,ALERTADO PARA O QUE OCORRIA EM SALVADOR COM OS PACIENTES DE JUAZEIRO, TOMOU PROVIDENCIAS,ELIMINOU ESTE PROBLEMA E ESTES PACIENTES PASSARAM A RECEBER REFEIÇÕES E MAIS,ALUGOU UMA MANSÃO NO RIO VERMELHO E A TRANSFORMOU NA CASA DE APOIO DE JUAZEIRO,POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA HA DE SE RECONHECER, QUE FOI NO GOVERNO ISAAC QUE O TFD DE JUAZEIRO PASSOU A SER UM DOS MELHORES DO BRASIL,FOI SÓ ENTRAR A ADMINISTRAÇÃO BONFIM E DEU FIM A TUDO ISTO,CADE NOSSOS VEREADORES ? ESTÃO SERVINDO PRA QUE ? ALEM DE DESUMANO,ISTO É UMA VERGONHA ! O CARRO DO TFD ESTA SEMPRE QUEBRADO !
08 de Feb / 2019 às 07h30
3-SENHOR PREFEITO BONFIM,SENHORA SECRETARIA DA SAUDE DE JUAZEIRO,SENHORES VEREADORES,ESTAS PESSOAS,EM SUA MAIORIA NÃO VÃO A SALVADOR PARA FAZEREM TURISMO,MAS,PARA SE TRATAREM DE CÂNCER,VOCES SABEM O QUE É CÂNCER ? ESTAS PESSOAS LUTAM DIUTURNAMENTE PELA VIDA CONTRA UM INIMIGO MORTÍFERO E IMPLACÁVEL QUE NÃO DA TRÉGUAS E VOCES NÃO ESTÃO NEM AÍ ?O QUE VOCES FIZERAM COM AQUELAS PESSOAS QUE NO TEMPO DE ISAAC FIZERAM DA CASA DE APOIO O MODELO A SER SEGUIDO POR TODOS ? SE NÃO DA PARA FAZER MELHOR,FAÇAM AO MENOS PRA FICAR IGUAL.
08 de Feb / 2019 às 07h37
Amigo Geraldo José tudo piorando sem medicos. Nosso dinheiro saindo de Brasília e indo para milicianos Boso171 do Rio de Janeiro maior milícia B171 do mundo e Quim calado?
08 de Feb / 2019 às 07h45
Culpa de milicianos em Brasilia B171. Lama para todos os lados! O país está sendo soterrado pelo desprezo à lei, ao Estado de Direito, à justiça social e à vida! Bandidagens, quadrilhas e milícias Bosonaros em Brasília pior espécie dominando as instituições! É preciso reagir!
08 de Feb / 2019 às 07h46
4-UM OUTRO PROBLEMA GRAVE QUE OCORRE NA CASA DE APOIO DO TFD EM SALVADOR, É A FALTA DA VAN ,QUE ESTA SEMPRE QUEBRADA, PARA LEVAR E BUSCAR OS PACIENTES NOS HOSPITAIS,O QUE TEM CAUSADO MUITOS PREJUÍZOS A ESTES PACIENTES,NA MAIORIA ,PESSOAS HUMILDES E DESPROVIDAS DE RECURSOS, QUE PRECISAM USAR O SERVIÇO DE TAXI. HA UM CASO DE UMA SENHORA JA EM SALVADOR, COM SEU FILHO CARDIOPATA,PRECISAVA LEVA-LO AO 'HOSPITAL ANA NERI' PARA MOSTRAR EXAMES E MARCAR CIRURGIA,SEM O CARRO E SEM DINHEIRO,IRIA VOLTAR PRA JUAZEIRO SEM PASSAR PELA CONSULTA,FORAM SALVOS POR UMA VAQUINHA FEITA ENTRE OS PACIENTES DO TFD
08 de Feb / 2019 às 08h22
Parece que essa situação se estende a casa de Apoio de outras prefeituras da região. A casa de Apoio de Remanso em Salvador, também deixa muito a desejar. Comida de má qualidade e quando tem, porque muitas vezes os pacientes compram. Eles mesmos precisam fazer ou seus acompanhantes, apenas uma assistente pra dar conta do tudo no espaço, não dando conta de tudo. O transporte as vezes deixa de ir por falta de pagamento, deixado os pacientes com a opção de pagar a passagem em ônibus comum sem ser ressarcidos, ou perder a consulta/tratamento do mês por falta de recursos próprios. Absurdo!
08 de Feb / 2019 às 09h28
QUIM PUXA SACOS DE PLANTÃO TÁ GANHANDO QUANTO PARA DEFENDER ESTE DESGOVERNO ?
08 de Feb / 2019 às 10h14
Eu foi leva minha sobrinha de 4 anos pra tira pontos no postinho não tinha bisturis pra retirar os pontos essa e bela saúde de Juazeiro
08 de Feb / 2019 às 10h44
JULIANA-GETULIO-VÃO CANTAR EM OUTRA FREGUESIA,PORQUE NESTA, VOCES NÃO CONHECEM SEQUER O LATIDO DO CÃO.
08 de Feb / 2019 às 10h56
AUGUSTO-SE VOCE NÃO TEM PARENTE QUE SE TRATA HA MUITO TEMPO EM SALVADOR,SE NÃO CONHECE ESTA REALIDADE AO VIVO E A CORES,NÃO SABE DE NADA PARA PODER FALAR,ENTÃO,FIQUE NA TUA TA ? TENHO CARÁTER E DIGNIDADE ,NÃO GANHO E NÃO QUERO GANHAR NADA DE NINGUEM,PARA RECONHECER O MÉRITO DE QUEM TEM E NO CASO DO TFD, O MÉRITO É TODO DO EX PREFEITO ISAAC.OUTROS PACIENTES QUE SE TRATAM LA EM SALVADOR HA MAIS DE 10 ANOS,DIRÃO O MESMO QUE ESTOU AFIRMANDO.ISAAC MUDOU A NOSSA REALIDADE EM SALVADOR,JA DISSE ISTO PESSOALMENTE A ELE.
23 de Jan / 2021 às 08h25
NÃO AGUENTAMOS MAIS. Eles além de ficarem FORA DA CASA DE APOIO O DIA TODO, fumando na minha porta, gritando e SEM MÁSCARA, agora fazem culto evangélico até quase 22h...TUDO GRITANDO É MUITA FALTA DE RESPEITO! ALGUÉM RESPONSÁVEL PRECISA TOMAR UMA ATITUDE! A VIZINHANÇA TÁ PRA CHAMAR A POLÍCIA NGM MAIS TEM PAZ DEPOIS QUE ELES CHEGARAM AQUI NA RUA!!!!!!! Não é pra acabar a casa pelo amor de Deus, é pra viver CIVILIZADAMENTE COM RESPEITO E EDUCAÇÃO.