O Teatro Dona Amélia foi o cenário, na manhã desta quinta-feira (07), de um passeio pelo mundo dos contos de fadas, fábulas e lendas do "Velho Chico", que integrou mais de 200 crianças de creches municipais a um grupo de 60 idosos acolhidos por programas sociais da Prefeitura de Petrolina.
Por quase duas horas, atores e atrizes da boa idade encenaram diversas estórias infantis clássicas como Três Porquinhos e Cinderella, e lendas do folclore da região do Sertão do São Francisco diante de uma platéia sedenta de diversão. Além de propiciar cultura e saber aos pequenos, o 1º Festival Vovô Amigo tinha mais uma nobre missão, integrar gerações a fim de valorizar e fortalecer os vínculos familiares na sociedade.
O entusiasmo durante as peças era presente tanto na criançada, que riu e se encantou com as estórias, quanto em cima do palco, com 60 vovôs e vovós devidamente trajados se revezando em papéis como heróis, príncipes, rainhas, lobos maus, bruxas entre outras figuras do imaginário infantil. Os idosos também fizeram o público entoar canções infantis e do repertório regional como "Petrolina, Juazeiro", permitindo também o acesso à cultura nordestina.
O festival de contos foi estrategicamente lançado na abertura do ano letivo e faz parte do programa Vovô Amigo, uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina que busca valorizar o papel sociopedagógico dos idosos e melhorar a autoestima desse público atendido em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Segundo a idealizadora do programa, Lara Secchi Coelho, as atividades de interação entre idosos e crianças já propiciaram resultados positivos na qualidade de vida dos participantes.
"Começamos com 12 e agora já temos 60. Essas pessoas recebem todo tipo de assistência dos mais variados profissionais em todas as etapas do programa. Hoje já temos um destaque no estado e, em breve, levaremos para outras cidades na forma de cooperação técnica. Também participamos de um edital de um programa nacional de voluntários em Brasília, onde fomos muito bem avaliados. Isso mostra que estamos no caminho certo e com pequenos atos podemos fazer grandes transformações", ressaltou Lara, que esteve acompanhada de seu esposo no evento, o prefeito Miguel Coelho.
Desde a criação, em 2017, o programa Vovô Amigo já levou os artistas da boa idade a mais de 80 creches na rede municipal, alcançando mais de seis mil crianças. Para fazer parte do projeto, os idosos voluntários participam de oficinas nas quais desenvolvem a leitura em sua dimensão lúdica. Durante as atividades, eles não apenas contam estórias como também desenvolvem novos estímulos e criam laços de amizade e respeito.
Ascom Junior Vilela Foto: Jonas Santos
1 comentário
07 de Feb / 2019 às 16h02
E QUE CONTO BELÍSSIMO O DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM ENCENADO. ADOREI!