O treinamento do curso do Batalhão Especializado da Ciosac, Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), terminou em tragédia na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Segundo informações, um aluno identificado por “Menezes” morreu enquanto realizava o treinamento nas águas do Velho Chico. Até o momento não se sabe se foi afogamento ou outra causa a morte do policial. O Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local e o trânsito na Ponte Presidente Dutra foi paralisado para a realização do transporte do corpo.
NOTA DO CIOSAC
SDS - PMPE - DPO - DIRESP – BEPI
PETROLINA-PE: DURANTE INSTRUÇÃO DO 27° CIOSAC, ALUNO SOFRE MAL SÚBITO E VEM A ÓBITO
Nesta data (06FEV2019), por volta das 13h30, durante a realização da instrução de OPERAÇÕES RIBEIRINHAS, por ocasião da realização de transposição de curso d'água, no Rio São Francisco, em Petrolina, o aluno n. 10/27a CIOSAC, SOLDADO MAT. 108767-3/ BOPE PMPE- LUCIANO DE SOUZA MENEZES, teve um mau súbito, sendo imediatamente socorrido pela Equipe de Instrução e pelo efetivo da Equipe de Prevenção ( Socorristas e Guardas- Vidas) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (4o GB) até a ilha do Fogo, local da instrução, onde foram realizados os primeiros socorros pelo Socorrista do curso, enquanto se aguardava a chegada da UTI MÓVEL, acionada no momento do fato.
A Vítima ao chegar no local dos primeiros socorros, foi constatado ausência de sinais vitais, onde iniciaram- se manobras de reanimação cardiorrespiratória, acesso venoso e acesso ventilatório.
Ao se identificar a parada cardiorrespiratória, foi acionado de imediato o suporte avançado do SAMU / JUAZEIRO- BA. Com a chegada da UTI MÓVEL, equipe chefiada pelos Dr. FRANKLIN CARVALHO e Dr. LUIZ EDUARDO, os quais levaram cerca de 08 minutos até a chegada no local do evento, assumiram a ocorrência e realizaram monitoramento cardíaco e suporte ventilatório definitivo, associado a drogas vasoativas. Após 45 minutos de procedimentos de reanimação o aluno foi conduzido a ambulância, onde o chefe da equipe médica constatou o óbito.
Posteriormente, a vítima foi conduzida ao HOSPITAL PROMATRE, em Juazeiro-BA.
Durante o mau súbito, o aluno encontrava-se utilizando dois rescue- tubes e era auxiliado por 04 instrutores, além do apoio de uma embarcação do Corpo de Bombeiros( B.I.S) ocupada por 02 Bombeiros Militares ( guarda vidas/ Socorristas).
A instrução era ministrada por 04 instrutores do BEPI e tinha o apoio do um técnico em enfermagem e Socorrista do SAMU/ RECIFE, Equipe de socorristas/ guarda-vidas do 4o GB- PETROLINA, composta por 01 oficial e 06 praças, além do apoio logístico de 03 embarcações e uma motonáutica.
ALESSANDRO LOPES BEZERRA- MAJ PM
INSTRUTOR DE OPERAÇÕES RIBEIRINHAS DO 27o CIOSAC.
POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO - NOSSA PRESENÇA, SUA SEGURANÇA!
Confira o Vídeo:
Redação Blog; Foto e Vídeo: Redes Sociais
3 comentários
06 de Feb / 2019 às 16h45
MEU DEUS ATE QUANDO A POLICIA VAI PARAR COM ESSES TREINAMENTOS QUE LEVAM A VIDA DAS PESSOAS.....
06 de Feb / 2019 às 22h33
Antigamente ,ao um bom tempo atrás isso não era necessário e tinha bons policiais,agora exigem tanto esforço ,parece até que policiais não é humano,querem fazer destes polícias máquina. tá bom que isso seja avaliado antes que morra mais alguém
21 de Nov / 2020 às 16h06
Todo participante de cursos operacionais sabem do risco que estão sujeitos. Ninguém é obrigado a participar, e a desistência cabe ao aluno sair ou continuar até o final. Infelizmente, aconteceu. Mas podem ter certeza, que ele fez o que ele sempre sonhou, buscou aquilo que poucos conseguem, ele teve a honra de tentar, foi e tentou! Muitos não tem se quer a coragem de tentar, estes não tem o que falar. Poucos entendem nossos objetivos, não devemos perder tempo explicando, temos que continuar em busca dos nossos objetivos, com o tempo irão compreender que não nascemos pra ser só mais um.