O município de Orocó, no Sertão de Pernambuco, foi o que recebeu o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, entre as 10h dessa terça-feira (5) até as 10h desta quarta (6) segundo a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac). De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Vinícius Gomes, as chuvas são normais para essa época.
A Apac emitiu alerta no começo da noite desta terça avisando da possibilidade de chuvas moderadas e fortes nas regiões da Mata Norte e Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta quarta, segundo a Agência, as chuvas vão ser moderadas ou fortes e devem se concentrar na manhã e tarde desta terça no litoral e Sertão de Pernambuco. Já à noite, a previsão é de que ocorra fortes chuvas no Agreste.
A APAC informou que em caso de emergências a população deve seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.
“O pessoal não está acostumado com chuva no Sertão, mas é normal, porque não vinha chovendo desde o ano de 2012 e estava acontecendo uma situação de não chover dentro do esperado. A Zona de Convergência Intertropical é que propicia esse tipo de chuva. No Sertão, o verão é período de chuvas no Sertão”, explicou Gomes.
A Apac divulgou um aviso hidrometeorológico indicando a possibilidade de chuva com intensidade moderada a forte em várias regiões do estado, inclusive, no Sertão. “A chuva deve ser de maneira isolada e em algumas cidades devem receber chuvas fortes e outras não. No Sertão, o solo não está tão úmido, mas pode ainda causar alguns transtornos”, esclareceu Gomes.
Folha PE
0 comentários