Motivo até de disputa entre o exército e a população, sendo o ponto mais acessível para as pessoas sejam elas turistas ou moradores das cidades de Juazeiro e Petrolina. Pessoas que buscam fugir do calor intenso da nossa região, resfrescando-se nas águas do velho Chico. Há uma pergunta que não quer calar: A ilha do Fogo é de fato do povo?
No último dia 15 de janeiro, estive no local e pude perceber que aquele ambiente foi transformado em área privada por meia dúzia de comerciantes, onde ditam as regras de quem pode e não pode comercializar no local. Com um vigilante contratado onde cabe a ele abordar as pessoas para se certificar que essas não estejam com algo para ser comercializado na ilha.
Pude ver alguns vendedores com carrinhos de picolé, óculos e outros itens ocupando a área de passeio dos pedestres da Ponte Presidente Dutra, pois não podiam adentrar ao espaço, tendo seu direito de ir ir vir violado.
Pude ver também que mesmo com toda essa exclusividade o lixo continua espalhado por alguns locais mesmo próximo das barracas.
Gostaria que as prefeituras de Juazeiro e Petrolina respondessem a população, a quem de fato pertence a Ilha do Fogo?
Amparados por qual lei os barraqueiros fazem essa privatização, seja ela federal ou municipal?
Isso está correto?
Gilvan Dias
9 comentários
04 de Feb / 2019 às 23h40
Gilvan. Isso acontece na PRAIA em RIOS. Pelo teor de sua publicação, certamente você não quer ver o ambulante vendendo seus óculos, sunga, biquíni o VENDEDOR DE PICOLÉ vendendo seu GELADINHO, O BARRAQUEIRO vendendo sua água de COCO, CERVEJAS,Wisk, 51, ALIMENTOS, ETC. enfim PRAIA e RIO é do POVO. sujeira tem SIM, em todos os lugares. RIO OU MAR. Aí neste meio tem os EDUCADO e OS MAL EDUCADO. quer um conselho. CURTA SEU BANHO E ESQUEÇA OS OUTROS. CERTAMEMTE SERA PROVEITOSO PARA VOCÊ E NÃO ACIRRA A DISPUTA ENTRE AS DUAS CIDADES. A QUEM PERTENÇE A ILHA DO FOGO? AO POVO.
05 de Feb / 2019 às 07h32
se tem comercio pra uns tem que ter comercio pra todos ou nenhum! ainda mais nesse tempo de desemprego que a pessoa tem que ter seu ganha pão. tá errado isso ai, se a denuncia procede esses comerciantes não podem se apropriar eda ilha
05 de Feb / 2019 às 07h55
A ilha é do maconheiros e das orgias, sem fiscalização e sem a presença da polícia para por ordem e descencia no local.
05 de Feb / 2019 às 09h28
Concordo com o Gilvan, todo espaço público precisa ter regramento. Não é por ser público que poucos podem se apropriar, depredando, sujando e fazendo mal uso de um espaço que deve ser aproveitado por todos. No caso da Ilha do Fogo é notório a ausência do poder público em qualquer esfera governamental e como frequentador daquele espaço de lazer, isso precisa sim, ser resolvido.
05 de Feb / 2019 às 09h28
Concordo com o Gilvan, todo espaço público precisa ter regramento. Não é por ser público que poucos podem se apropriar, depredando, sujando e fazendo mal uso de um espaço que deve ser aproveitado por todos. No caso da Ilha do Fogo é notório a ausência do poder público em qualquer esfera governamental e como frequentador daquele espaço de lazer, isso precisa sim, ser resolvido.
05 de Feb / 2019 às 15h09
faz como eu, não piso lá.
05 de Feb / 2019 às 15h45
A ilha do fogo só foi lembrada pelo políticos e população quando houve a disputa entre as duas cidades, se vc quer levar sua família para curtir a ilha tem que ir cedo pq quando passar do meio dia só o que tem e vandalismos, e a sujeira nem se fala os banheiros que não precisa nem entrar para sentir o mal cheiro, um péssimo acesso com a escada escorregadia. Sou de juazeiro e tenho certeza que a ilha pertence a nossa cidade onde tem péssimos governantes, só olhar p juazeiro e petrolina para vê a diferença.Uns dos pontos turísticos mais belos das nossas cidades abandonado..total descaso!!!
06 de Feb / 2019 às 19h25
sem contar o uso e comercio de drogas, fiquei com vergonha quando levei alguns de São Paulo pra conhecer a ilha no meio da semana, sem segurança alguma, e só tinha usuários e comerciantes de droga, não recomendo o passeio
08 de Feb / 2019 às 23h46
geraldo sou frequentador da ilha do fogo,é um ótimo ambiente pra lazer,se não fosse o alto consumo e comercialização de drogas no local.ja passou da hora de ter policiamento no local,não so as vezes mas deve ter policiamento diariamente principalmente aos domingos