As atividades do Janeiro Branco (campanha em favor da saúde mental) encerraram na quinta-feira (31.01) no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, com uma dinâmica realizada pela psicologia com as mulheres do Alto Risco. Ao longo do mês diversas atividades foram feitas, abrangendo as pacientes do Alojamento Canguru, Berçário Externo, Casa de Apoio e Alojamento Conjunto.
Os funcionários e colaboradores da unidade materno-infantil também foram envolvidos, através de uma ação conjunta da psicologia, serviço social, segurança do trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O ponto alto aconteceu no dia 29, com a psicóloga convidada Luanna Cavalcanti.
"Foi um mês de promoção do cuidado em saúde mental, emocional e qualidade de vida no trabalho.
Tivemos ações para os nossos diversos públicos e conseguimos abraçar muitos setores do hospital. Acredito que o resultado tenha sido o melhor possível", ressalta a coordenadora Kátia Silene Carreiro.
Para a psicóloga Camila Carneiro, apesar da saúde mental ser um tema atemporal, poder iniciar o ano com esse tipo de olhar diferenciado sobre as emoções é muito importante. "É em janeiro que, culturalmente, começamos a traçar nossos planos e metas para o ano que se inicia. Então, nada melhor do que começar esse processo olhando para o nosso interior, afinal as principais mudanças são as que ocorrem de dentro para fora", defende.
A também psicóloga Ralliny Soares conta que a aprovação foi geral. "Nós tivemos uma ótima participação e envolvimento em todas as palestras. Sentimos que a cada ano o Janeiro Branco cresce e o nosso objetivo é tornar o evento ainda maior", pontuou no encerramento, já fazendo projeções para 2020.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários