Agricultor familiar ocupa assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco

As reivindicações dos homens e mulheres do campo ganham um defensor na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir desta sexta-feira (1º/02/2019), com a posse do agricultor familiar Doriel Barros (PT) como deputado. Essa é a segunda vez que um representante do meio rural assume um assento na Casa Joaquim Nabuco. O primeiro foi o ex-deputado Manoel Santos, que faleceu em 2015.

A construção da candidatura de Doriel Barros ocorreu a partir de uma articulação do Movimento Sindical Rural, liderado pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco), com diferentes organizações e movimentos sociais do campo, a exemplo do MST, e movimentos urbanos. Por esse motivo, ele tem reafirmado o compromisso de um mandato popular e participativo. 

A expectativa é de que centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do estado acompanhem a solenidade de posse, expressando o apoio ao deputado, que recebeu 66.990 votos. Entre as pautas defendidas por Doriel, estão o fortalecimento das iniciativas de convivência com o Semiárido e a reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata. Ele também pretende contribuir, a partir de diferentes articulações, para que a reforma da previdência não seja aprovada. Na próxima semana, já empossado, ele estará viajando a Brasília para cumprir uma agenda sobre esse tema.

Doriel Barros é natural de Águas Belas, onde realizou as mais diferentes atividades no campo, desde criança, para ajudar a sua família. Nesse caminho, além de trabalhar na roça, fez e vendeu doce de batata de umbu, durante a adolescência, e comercializou produtos da agricultura familiar nas feiras livres dos povoados do seu município e cidades vizinhas.  Mesmo diante de muitos desafios, concluiu o Científico, o Magistério e o Curso de Administração. Hoje, é pós-graduado em Ciências Políticas.

Como dirigente sindical, foi delegado de base, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas e esteve, durante 16 anos, na direção da FETAPE, sendo, por dois mandatos, presidente da instituição.

Ascom