A Polícia Federal em Curitiba negou, na noite desta terça-feira (29), o pedido para que o ex-presidente Lula saísse da prisão temporariamente, para acompanhar o velório e enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Vavá morreu aos 79 anos em São Paulo, em decorrência de um câncer no pulmão. Ele está sendo velado em São Bernardo do Campo, e será sepultado nesta quarta-feira (30), às 13h.
Apesar de a lei prever a possibilidade de que condenados saiam da cadeia para o enterro de familiares, o superintendente da PF em Curitiba, Luciano Flores, afirmou que, após as análises de risco, não seria possível promover o deslocamento e escolta de Lula até São Paulo garantindo a integridade do ex-presidente, bem como a ordem pública. Segundo a PF, a medida é "pouco recomendável", "tomando-se por base única e principalmente o resguardo da incolumidade física do custodiado e da ordem pública".
Entre os problemas apontados pelo órgão, estão a ausência de helicópteros que fizessem o transporte do ex-presidente até São Paulo (já que, segundo a PF, os helicópteros do órgão que não estão em manutenção estão sendo usados no resgate de vítimas em Brumadinho), a ausência de policiais militares e federais disponíveis para "garantir a ordem pública e a incolumidade tanto do ex-presidente quanto dos policiais e pessoas ao seu redor" e as possibilidades de fuga, atentados contra Lula, comprometimento da ordem pública e protestos contra e a favor do petista.
A juíza responsável pela execução penal do petista, Carolina Lebbos, ainda pode se manifestar a respeito. Mas, segundo a lei, a decisão cabe ao diretor do estabelecimento penal em que o preso se encontra. A probabilidade de que Lebbos contrarie a decisão administrativa da PF, portanto, é pequena.
Estadão
11 comentários
29 de Jan / 2019 às 22h05
PRONTO. A petralhada vai pirar. 171 dá nisso. Kkkkk
29 de Jan / 2019 às 22h42
Lula estava "doidim - doidim" para transformar mais um velório em comício vermelho, arrumou até um advogado novo, mas... (risos)!
30 de Jan / 2019 às 00h03
Hoje 171 ta en Brasília o Coarf ja indetificou Queiroz solto e Boso171 solto. Lugar de B171 e na cadeia. Maior milícias eh B171
30 de Jan / 2019 às 06h15
O cara é sinico de mais, imagina que no Brasil tem em média cinquenta mil presos e todos pedisse a justiça liberação se um parente morresse.
30 de Jan / 2019 às 06h54
LULA SOLTO COLOCA EM RISCO A ESTABILIDADE NO PAIS,TEM DE PERMANECER PRESO,É MAIS SEGURO PARA TODOS.UMA VEZ SOLTO FARA TUDO PRA NÃO VOLTAR E TERÁ O QUE PRECISA PARA FUGIR,COMO FIZERAM COM BATTISTI.
30 de Jan / 2019 às 07h03
LULA É A EXPRESSÃO MAIS PURA DA HIPOCRISIA...'o ex-presidente e presidiário Lula nunca foi a sepultando de um irmão enquanto esteva solto e até mesmo no exercício da presidência da República. (Diario do Poder)
30 de Jan / 2019 às 07h04
LULA É A EXPRESSÃO MAIS PURA DA HIPOCRISIA...'o ex-presidente e presidiário Lula nunca foi a sepultando de um irmão enquanto esteva solto e até mesmo no exercício da presidência da República. (Diario do Poder)
30 de Jan / 2019 às 08h58
EU QUERO SABER É DE FLAVIO BOLSONARO, QUEIROZ, MILICIA......
30 de Jan / 2019 às 10h09
O cara foi Presidente da República por duas gestões, encheu a barriga de muitos miseráveis que não tinha o que comer, deu abrigo à muitos que não tinha onde morar, foi preso e condenado injustamente sem provas, por um JUIZ que cujo objetivo era ser Ministro da Justiça, dos quais ainda não conseguiram encontrar nenhum valor em espécie que prove que LULA " Pessoa física seja Milionário" Isso já virou uma grande palhaçada. A Ditadura começou a rasgar a Constituição do País.
30 de Jan / 2019 às 11h28
Uma ... que matou os Pais, sem nenhuma piedade tem o direito de saidinha nos dias dos Pais e no Natal, Lula Preso injustamente, não pode acompanhar o enterro do irmão. Onde está a justiça desse País de corruptos?
30 de Jan / 2019 às 13h46
Nonato dos Santos estou com você pois, o de melhor é ler e ver pessoas como ti e Otoniel Gondim na fita humanitária! Parabéns, cara"