Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Cruzeiro, em Jaguarari, desde sexta-feira (25). De acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Senhor do Bonfim, o uso de fogos de artifício durante um ritual religioso pode ter sido a principal causa das chamas.
Além da vegetação, animais e nascentes foram destruídos pelo fogo. Equipes da Brigada Voluntária Jaguatirica e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia trabalham no combate ao fogo. Ainda não há informações do tamanho da área atingida. A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguarari e o Inema apuram as causas do incêndio.
O Inema alerta a população que ações como limpeza de área, bituca de cigarro, uso de fogos de artifícios, fogueiras, sem o acompanhamento e monitoramento do uso do fogo, podem causar incêndios em áreas como a Serra do Cruzeiro.
TV São Francisco
1 comentário
27 de Jan / 2019 às 09h07
Lamentável mais este incêndio na serra do meu Catuní. Quando criança, ví muito isto aí, mas naquela época ninguém sabia mensurar o prejuízo ao MA. Hoje estamos sofrendo as consequências daquele passado de ignorância.