Os Bombeiros Voluntários de Três Marias confirmaram que os rejeitos da barragem da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, podem chegar à represa de Três Marias a partir das 00h deste sábado (26).
De acordo com o diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Marias, Fabrício Coelho, um alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual para que o monitoramento seja intensificado na área da barragem. A Cemig, responsável pela represa, confirmou que monitora o andamento da lama e que, provavelmente, chegará na cidade.
"A Cemig ficou responsável por fazer o monitoramento oficial da barragem, da qual ela é a responsável. Mas estamos com o pessoal em prontidão para, se necessário, atuar", diz o Fabrício.
O diretor explicou ainda que a represa de Três Marias está com cerca de 57% de sua capacidade total, o que pode ajudar na diluição dos rejeitos que despejaram com o rompimento em Brumadinho.
"Três Marias é cerca de cinco vezes maior que a barragem que rompeu. Então, o volume de rejeito que chegar deve ser diluído mais facilmente. Mas se realmente chegar até Três Marias, o fornecimento de água às casas deve ser interrompido até que seja feita análise da água".
O reservatório fica no Rio São Francisco, que é a principal fonte de captação de água de diversas outras cidades no Norte de Minas.
Em Pirapora, segundo a assessoria da prefeitura, diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e representantes da Defesa Civil se reuniram para estudar a situação e verificar se o rompimento da barragem em Brumadinho vai gerar algum impacto na cidade. Segundo a assessoria do Saae, não há previsão de interromper o abastecimento de água e contaminação do Rio São Francisco.
O serviço afirma que vai esperar entre 48h a 72h para verificar, com exatidão, se os dejetos da barragem chegarão até Três Marias e se as cidades ribeirinhas, como Pirapora, correm algúm risco de serem afetadas.
Pelo menos cinco cidades próximas de Brumadinho já emitiram alerta sobre os riscos de a lama atingir a cidade. Entre elas Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Juatuba e Florestal. Nesses municípios, equipes das defesas civis estão empenhadas em evacuar as margens do Paraopeba. O rio deságua na Represa de Três Marias, no Rio São Francisco.
G1 MG Foto: Corpo Bombeiros
2 comentários
26 de Jan / 2019 às 09h21
Impressionante o silencio da Chesf Sobradinho. Poderia ao menos enviar uma nota esclarecendo o monitoramento visto que se TRATA de uma prestação de serviço.
26 de Jan / 2019 às 10h21
Zé do Rádio, parece que vc só ouve rádio mesmo. Todas as instituições mineiras de assistência estão trabalhando naquela região. Sobradinho está em alerta, como também Três Marias, mais próxima da tragédia. Até a Globo está em alerta para culpar Bolsonaro.