Uma equipe do Governo do Estado chefiada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) percorreu, nessa quarta-feira (23), trechos do rio Salitre, em Campo Formoso e Juazeiro, para observar a situação da bacia e tratar dos conflitos pelo uso da água na região.
Atendendo a solicitação das comunidades da Baixinha, Bicas, Casas Velhas, Pacui, Curral velho, Bebedouro, Abreus e demais impactadas pela falta de água, uma reunião foi realizada com a participação da população e dos produtores rurais da região. Participaram representantes da Sema, Inema, Serim, Casa Civil, Polícia Militar da Bahia, Coelba, Ibama, Codevasf, prefeituras de Juazeiro e Campo Formoso, Comitê de Bacia, lideranças comunitárias e representantes dos produtores rurais da região.
Ficou acordada a manutenção do pacto já firmado pelos produtores rurais irrigantes de desligamento das bombas hidráulicas durante o período da noite. O efeito da medida será avaliado na próxima segunda-feira, em reunião de uma comissão formada pelas instituições e entidades presentes, a ser realizada na regional do Inema em Juazeiro.
"Ações de fiscalização serão realizadas. Estamos trabalhando para garantir o direito constitucional à água para consumo humano e para restabelecer a vazão ecológica do rio. Aproveito para parabenizar às comunidades e produtores da região pela disposição para o diálogo”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis.
Ascom Sema
1 comentário
25 de Jan / 2019 às 08h06
Esta completando precisamente 20 anos que se deu inicio o debate verdadeiro sobre o Rio Salitre, onde originou-se o comitê de bacia do salitre e a UAV’S – União das Associações do Rio Salitre, conseguimos junto a uma ONG recurso internacional , para a UFBA – Universidade Federal da Bahia, o levantamento hídrico da bacia do Rio Salitre acompanhado do Plano de Bacia, assim foi feito, até este momento, não vemos nenhuma ação conforme o Plano. Obs que fique bem claro! Todos os debates foram realizados de forma participativa.