Agricultoras e agricultores familiares da região do rio Salitre, se reuniram na última quarta-feira (23), com o Secretário Estadual do Meio Ambiente e diretores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), para discutir a gestão eficiente da água do rio, que percorre o trecho de Juazeiro e Campo Formoso, e o uso permanente deste recurso natural.
O encontro atendeu a reivindicação das principais lideranças das comunidades de Baixinha, Bicas, Casas Velhas, Pacui, Curral Velho, Bebedouro, Abreus e demais localidades, afetadas pela crise hídrica. Também participaram da reunião, representantes da Coelba, Ibama, Codevasf, IRPAA, Associações comunitárias, Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN), prefeituras de Juazeiro e Campo Formosos, Câmara de Vereadores, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Comitê da Bacia do Rio Salitre.
ENCAMINHAMENTOS: Ficou acordado a formação de uma Comissão, com todas as entidades que participaram do encontro, e de uma força tarefa para fiscalizações, com apoio da polícia militar. Outra questão reforçada, foi a manutenção do acordo do desligamento das bombas para a irrigação, pelo período da noite, com reinício das atividades somente das 5h às 20h. Esse acordo teve início na última segunda –feira, e está em fase de experiência.
Agnaldo Meira tem acompanhado a luta dos comunitários pela gestão da água do rio Salitre e reforçou a importância de ampliar esse debate para o âmbito estadual. "Precisamos reunir mais forças, para garantir o acesso à água a toda a população do Salitre. A visita do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis e dos integrantes do SERIN, ajuda a ampliar e fortalecer ainda mais esse debate. Vamos continuar discutindo, até que haja a resolutividade dessa questão", explicou a Voz dos Trabalhadores.
Na próxima segunda-feira (28), será realizada uma nova reunião, na sede do INEMA, em Juazeiro, para discutir e analisar o acordo sobre o desligamento das bombas.
Ascom Agnaldo Meira, com informações da SEMA
3 comentários
25 de Jan / 2019 às 10h45
Não cheira e nem fede esse Meira.
25 de Jan / 2019 às 11h01
Repete o de informações. Mas como diz o ditado, todo mundo quer aparecer, tirar o tiauinho.
25 de Jan / 2019 às 11h01
Repeteco de informações. Mas como diz o ditado, todo mundo quer aparecer, tirar um tiquinho.