Em 2018, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou 52 blitzes e apreendeu 74 motocicletas por transporte irregular de passageiros. E nesse primeiro mês de 2019, a fiscalização continua intensa. Já foram realizadas cinco blitzes e oito motocicletas já foram apreendidas. E mais uma blitz ocorreu nesta terça-feira (22) quando fiscais de trânsito e transporte percorreram diversos bairros da cidade.
A intensa fiscalização que vem sendo realizada tem agradado a muitos mototáxis legalizados. É o caso de Gerson da Silva Leite, cadastrado há sete anos. “Essa fiscalização é muito importante para nós, os legalizados, e principalmente para a população. A gente espera que continue ocorrendo semanalmente”.
Cadastrado há três anos, Edmilson Alves Cardoso destaca que a fiscalização é importante tanto para os mototáxis quanto a população. “Com a fiscalização nós temos uma melhor condição de trabalho. Sem contar o risco que eles oferecem para os clientes”, destaca.
Além da fiscalização, a CSTT realiza um trabalho educativo para orientar a população como identificar o mototáxi legalizado. “Existem 700 mototaxistas cadastrados na CSTT. Esse número é suficiente para atender a população, que também dispõe de outros serviços de transporte público. Não há necessidade das pessoas utilizarem o transporte irregular. Estão apenas colocando a própria vida em risco”, destaca o gerente de transportes, Francisco Paulo.
Quer aprender como identificar um mototáxi legalizado?
- A motocicleta e o capacete precisam ser na cor amarela;
- A placa da motocicleta tem que ser na cor vermelha;
- Camisa de manga comprida e na cor amarela;
- O uso do colete é obrigatório;
- Número do alvará, logomarca da CSTT e brasão do município expostos na camisa e na motocicleta.
- O usuário pode exigir que o mototaxista apresente o alvará de licenciamento emitido pela CSTT, que é de porte obrigatório.
Dúvidas ou denúncias podem ser feitas através do telefone (74) 3611-8836.
Irislane Pacheco/CSTT
3 comentários
23 de Jan / 2019 às 14h22
Gostaria de acrescentar que a CSTT também tem a obrigação de ministrar cursos de direção defensiva, tendo em vista que muitos dos mototaxistas cadastrados fazem manobras de alto risco como ultrapassagens em local proibido, pela direita. colocando em risco a todo momento piloto, passageiros e a terceiros! Essa situação não tem sido fiscalizado pelo órgão.
23 de Jan / 2019 às 19h10
É muita caxiagem .
24 de Jan / 2019 às 22h30
Roberto Pitaco É em geral O moto táxi já fez esse curso Mas muitos não colocam em prática. Agora o sr. Falar q é só cadastrado aí o sr já tá exagerando. Carros q fazem o q quer na cidade. Estaciona onde quer e em alta velocidade. Não dão canal. Quer passar por cima de quem está de moto. Andam em contra mão. Não generalize. Queremos q a cstt funcione para todos blz. E não fique só liga do sirene para os veículos tirarem de locais proibidos e etc.