O presidente Jair Bolsonaro fez hoje (22) sua estreia internacional, ao discursar por 6 minutos e 36 segundos na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ele reiterou que o Brasil vive um novo momento sem nortear suas escolhas em viés ideológico, com respeito a valores e em defesa da abertura do mercado econômico. “Temos o compromisso de mudar a nossa história.”
No discurso, o presidente destacou a importância de o mundo acreditar no Brasil. Ele não mencionou reformas, mas afirmou que vai reduzir tributos no país. Bolsonaro reiterou a determinação de avançar economicamente. Ele defendeu a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), sem entrar em detalhes, mas destacando a necessidade de aumentar as trocas internacionaios. Acrescentou que o esforço do governo federal será para colocar o Brasil entre os 50 melhores países para fazer negócios.
O presidente reiterou que vai se empenhar para reduzir a pobreza e a miséria no Brasil por meio da educação. Segundo ele, outro esforço é para combater a corrupção e aumentar a segurança pública. Bolsonaro convidou os presentes para que visitem o Brasil. “Estamos de braços abertos”, disse. “Quero um mundo de paz, democracia e liberdade.”
Ele reafirmou sua determinação de manter a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente e a biodiversidade. “Nossa missão é avançar na compatibilização da preservação” e do “desenvolvimento”. “Queremos que o mundo restabeleça a confiança em nós.”
O presidente lembrou como foi sua campanha eleitoral, gastando pouco, com tempo reduzido de televisão e “sendo atacado”. Destacou que "montou uma equipe” sem ingerências político-partidárias. No discurso, citou os nomes dos ministros Sergio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).
Agencia Brasil
4 comentários
22 de Jan / 2019 às 13h23
CHUUUUUPAAAAAA GONDIM. Primeiro presidente brasileiro a abrir esse encontro e pela primeira vez um índio (Mourão) assume a presidência. É bom demais. E a Globo tentando incriminar Flávio em alguma coisa kkkkkk. Tudo desmentido.
22 de Jan / 2019 às 19h54
É visivel o despreparo do presidente Jair Messias Bolsonaro. Tem que se preparar mais e melhor. Militar semianafalbeto. E danado Lula era melhor no discurso.
22 de Jan / 2019 às 23h25
Discurso bom e empolgante é essa aqui: "Vamos estocar vento, saudar a mandioca, existe um cachorro atrás de toda criança, o problema da dengue não é o mosquito, mas sima mosquita e mulher sapiens! Realmente e discurso do Bolsonaro "não foi nada empolgante..." Oras, falar a verdade não empolga ninguém, tão pouco uma imprensa tendenciosa e mentirosa!
23 de Jan / 2019 às 02h54
Como defende o meio ambiente, liberando o comércio de mai agrotóxico? Que presidente estúpido. Presidente fake.