No Brasil, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro e, nesta data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan (ambos geridos pelo IMIP em Petrolina) não poderiam deixar de parabenizar os seus profissionais e toda a categoria. Nestes serviços os farmacêuticos são responsáveis pela gestão das farmácias, por todo o fluxo de medicamentos e por prestar assistência farmacêutica aos pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia/segurança da terapêutica e a redução de custos – que no caso dos medicamentos é um dos mais altos para os serviços de saúde.
O destaque do setor é tão grande que um projeto do Dom Malan já foi premiado no Seminário de Práticas Exitosas do IMIP e uma iniciativa da UPAE foi responsável por minimizar a perda de medicamentos por validade. "No Dom Malan fazemos o somatório de doses de medicamentos prescritos para pacientes pediátricos, que na grande maioria das vezes não faz uso de um frasco todo, e essa medida foi bastante eficaz, pois diminuiu o desperdício, gerando uma economia de 68% para o hospital", relata a coordenadora de farmácia, Denise Brecci.
Além disso, o HDM detém o título de melhor resultado no inventário anual de medicamentos e material médico. A meta tolerável é de 2% e o hospital fechou 2018 com 0,07%. "É um resultado muito bom, quase zero. E esse resultado é fruto de muito trabalho e controle de estoque. Significa dizer que praticamente não tivemos perda e desperdício", Vale ressaltar nesse contexto que o Dom Malan é o maior hospital administrado pelo IMIP em Pernambuco e possui um estoque muito alto devido ao porte do serviço.
Na UPAE, o planejamento melhor da compra e a permuta de medicamentos, entre outras ferramentas, "também foi responsável por uma economia de 69% relativa à meta", pontua o coordenador de farmácia da Unidade, Augusto Callou.
Outros destaques: a política de segurança do paciente que os dois serviços desenvolveram dificultando o erro por troca de medicamentos; a escolha certa na hora da compra dos materiais farmacológicos; acondicionamento e fracionamento adequado; logística de distribuição através das farmácias satélites; e reconhecimento do meio acadêmico como a UPAE e o HDM sendo serviços de referência.
"É gratificante o reconhecimento por todo esse trabalho desenvolvido. Uma farmácia organizada é essencial para o bom funcionamento de um hospital e nós estamos em busca de melhorias sempre", constata Denise.
"Acredito que a melhor homenagem é feita no dia a dia e aqui na UPAE nós temos toda a abertura e incentivo necessário da gestão. Esses resultados descritos são apenas reflexo dessa credibilidade e confiança", finaliza Augusto, em alusão aos motivos para comemorar no Dia do Farmacêutico.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários