Profissional do HDM/IMIP fala da Terapia Ocupacional direcionada às crianças em internamento 

No Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, o trabalho da Terapeuta Ocupacional Heloísa Helena de Oliveira é voltado para o setor da pediatria e tem como foco promover a experiência do lúdico e do brincar às crianças hospitalizadas. As atividades desenvolvidas – em sua maioria na brinquedoteca – visam auxiliar na cura e na promoção da melhora do quadro geral dos pacientes. 
 
"A gente percebe que as crianças ficam mais felizes, menos estressadas, compreendem melhor o tratamento e, consequentemente, respondem melhor às condutas médicas, após a atuação da Terapia Ocupacional. Então, esse é um trabalho de grande relevância para o hospital", ressalta a Diretora de Atenção à Saúde, Tatiana Cerqueira, já fazendo um reconhecimento e alusão ao Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional (19.01). 

A  presença da TO no ambiente hospitalar pode melhorar, inclusive, a exposição de sentimentos da criança, assim como o seu humor, vínculo com os demais colegas e familiares presentes no momento do internamento. Os benefícios são diversos. "A melhora do estado emocional é quase que imediata. O ambiente se torna mais agradável e humanizado, mais próximo da sua realidade lá fora. Faz bem até aos pais que acompanham os momentos de ludoterapia, pois o sofrimento oriundo da internação do filho diminui naquele momento", explica Heloísa. 
 
As atividades desenvolvidas com as crianças são escolhidas de acordo com a sua idade, com seu estado físico e com a possibilidade ou não dela sair do leito. Dentre os recursos mais utilizados estão os jogos, pintura, recorte, colagem, música, contos, fantoches e brinquedos para estimulação tátil, visual, auditiva, entre outros. 
 
"Buscamos também promover e auxiliar na retomada das atividades da vida diária e da vida prática que, muitas vezes, ficam esquecidas devido ao processo de adoecimento e internação. Isso, por si só, já melhora a qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar", acrescenta. Além da brinquedoteca, Heloísa criou o projeto do Cineminha no auditório da instituição, que acontece uma vez por semana. "É uma satisfação muito grande falar sobre esse trabalho no dia em que comemoramos mundialmente a regulamentação do nosso código de ética. Poder oferecer esse serviço no Dom Malan tem um valor muito único", finaliza.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip