Copérnico era um cônego católico polonês, mas foi quem provou cientificamente que a Terra gira ao redor do Sol e não o Sol ao redor da Terra. É o heliocentrismo, tese publicada em 1543. Foi abominado por Lutero e católicos, mas a verdade científica triunfou.
Galileu Galilei, o primeiro a fazer uso sistemático do telescópio, comprovou Copérnico, mas teve que abjurar de sua afirmação científica para não ser condenado à fogueira, assim como tinha acontecido com Giordano Bruno. Hoje os telescópios giram ao redor da Terra, descobrem novas galáxias, novos planetas onde pode existir a vida, inclusive a inteligente.
O pai da genética moderna é Mendel, um monge católico que em 1847 decifrou o código genético pelas sementes de ervilha e toda herança genética que passa de um ser vivo da mesma espécie para o outro.
A teoria do Big Bang, do átomo primordial, que deu origem ao universo que conhecemos e toda sua evolução, é de um padre belga chamado George Lemaître.
Para a Igreja Católica não há contradição entre o ato criador ex nihilo – tirado do nada -, a teoria do Big Bang e a evolução do Universo. Hoje os cientistas procuram pela "Partícula-Deus", que deu origem a todo o universo condensado no átomo primordial. Ainda não acharam a tal partícula e muito menos podem explicar como ela teria surgido. Porém, a ciência vai continuar investigando e as religiões inteligentes irão reinterpretando o ato criador pelos olhos da ciência.
Ciência e religião não precisam se atacar, como tantas vezes aconteceu na história. A ciência investiga o universo que está diante de seus olhos, as religiões não fundamentalistas buscam entender, até pelos olhos da ciência, como Deus criou sua obra.
Enquanto a China coloca uma sonda na face oculta da Lua, enquanto a NASA coloca outra sonda nos últimos objetos do sistema solar, o Brasil coloca em dúvida se o Sol é mesmo o centro do sistema solar, se a Terra é plana e se a teoria da evolução deve ser debatida nas escolas. Portanto, voltamos à Idade Média, ao pensamento anterior a Copérnico e à racionalidade de Descartes.
Agora que o pensamento de um astrólogo, que não é filósofo e nem astrônomo, orienta o pensamento do atual governo brasileiro, é preciso que as mentes lúcidas, inclusive as ateias, se manifestem contra toda forma de obscurantismo. Não é só questão de nos expor ao ridículo, é questão de preservar o próprio pensamento científico diante do fundamentalismo religioso.
Porém, a vitória histórica nós já sabemos de quem será.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Roberto Malvezzi (Gogó)
14 comentários
15 de Jan / 2019 às 23h17
Tudo verdade. A vitória eh ver os cavalos Boso jumentos burros Boso asno viados urubus cobras onças de Brasília na cadeia.
15 de Jan / 2019 às 23h20
Bozobosta se aposentou como louco perigoso jogou bombas no quartéis como poder gerir um país?
15 de Jan / 2019 às 23h27
Temir Bosonaro Quim Eri na cadeia? Bolsonarismo é uma doença de caráter neurodegenerativo, que afeta o sistema nervoso causando agressividade, além de provocar danos incisivos ao córtex pré-frontal, comprometendo capacidades cognitivas como senso crítico ou noção da realidade. A doença apresenta também danos no lobo temporal, afetando a capacidade auditiva. Isso alimenta tendências a acreditar em teorias fúteis como terraplanismo e geocentrismo. O contágio se dá através de contatos com notícias duvidosas (fake news) e os maiores meios de transmissão são por WhatsApp e Facebook.
15 de Jan / 2019 às 23h31
Hoje Brasília cheia de sangue suga Moru puxou o saco de Cão Boso que ganhou emprego de 39.000.00 milionário enganando o povo desempregado
15 de Jan / 2019 às 23h36
Vamos nos unir e prender os cachorros de Brasília que ta hoje sujando o Brasil? Filhos de Bosonaro milionários nunca trabalhou
16 de Jan / 2019 às 04h59
Quim ??kkkkkkkk Domingo na igreja, santificada, com a saia abaixo do joelho, o cabelo parecendo a crina de uma égua, se achando a pureza da terra e do céu e o caboré ciscando dentro do oco. Quim voce apoia maracutaias de B171Ladrao?
16 de Jan / 2019 às 05h02
Doutor Roberto (Gogo) não discuta mais com Bolsominions , Bolsonaristas , idiotas e afins .Combinação perigosa : Pouco cérebro e arma na mão !
16 de Jan / 2019 às 05h06
Parabéns senhor Roberto Malvezzi. Os ...são contra os Trabalhadores não sabe que são Trabalhadores pesam que são banqueiros Quim e Ery Justo tao enganados
16 de Jan / 2019 às 05h49
Quim e Erry Justo fica aqui defendendo ladroes B171Moru de Brasília falta de vergonha? Como tem coragem de sair na rua defendendo quem manda nordestino comer capim?Vao todos para cadeia em nome de Jesus Cristo
16 de Jan / 2019 às 06h00
Quim e Erry Justo fica aqui defendendo ladroes B171Moru de Brasília falta de vergonha? Como tem coragem de sair na rua defendendo quem manda nordestino comer capim?Vao todos para cadeia em nome de Jesus Cristo
16 de Jan / 2019 às 07h55
Roberto (Gogó) e Otoniel Gondim são estourados e imprescindíveis ao Blog e seus conscientes leitores. Os parabenizo.
16 de Jan / 2019 às 09h04
SUELY-SARAH-TANIA-TADEU...CARAMBA,JA TENHO 'FAN CLUB' ! QUE LEGAL ! OBRIGADO!...O CAPITÃO,AGORA MARECHAL,SEM DUVIDA NENHUMA,ESTA FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO,TANDO QUE,VOCES ESTÃO DESESPERADOS,ELE ESTA BOTANDO PARA QUEBRAR,AFINAL O QUE É BOM PARA VOCES É NEFASTO PARA O BRASIL ! EU APOIO MORO,MOURÃO,O MARECHAL JAIR,VOCES APOIAM CASTRO,LULA,DILMA,BATTISTI,É ESTA A DIFERENÇA.EU APOIO O BEM E O QUE É BOM,VOCES SO APOIAM QUEM NÃO PRESTA,POIS SE PRESTASSEM NÃO ESTARIAM PRESOS.EU APOIO A DEMOCRACIA,VOCE APOIAM A "DEMONIOCRACIA".ACALMEM SE AMIGOS,VEM MUITO MAIS POR AÍ,A DELAÇÃO DE PALOCCI...KKKKKK
16 de Jan / 2019 às 09h07
Um texto para nós refletirmos as condições atual que nosso País se encontra. Estamos perdidos nas mãos desses que fazem o atual governo, principalmente nós nordestinos e trabalhadores assalariados sem direitos algum, já que até o mistério do trabalho, eles querem extinguir, e isso é só o começo, da nossa regressão ao tempo do coronelismo e da ditadura.
16 de Jan / 2019 às 09h44
Se a evoluçào defendida por este Illuminati é a corrupção do PT, a ideologia de gênero, TOU FORA. Prefiro valores antigos, como valorização da família, da educação básica e do trabalho.