Passo que passo aqui pelo grandioso Blog Geraldo José, não tão solamente para otimistas e respeitosas saudações e beijin beijin nos ombros. Mas, todavia, porém, trazer irrefutáveis verdades e regozijos esperançosos de melhorias que sempre me cercarão posto que eternamente o humanismo terá meu crédito. O seu tomém, querido Leitor? Tão, tá.
É doloroso e difícil ‘guentar’ na surdina desumanos travestidos de diabinhos todo-dia-dia-todo aventando de forma incessante e diabolicamente infernizando e martelando a ideologia igualitária-socialista equânime a todos. Que o diga o Paulo Freirianismo e que mal o diga o bolsonarismo... Que diferença, pai!
O Infeliz Ano Véi largado pra trás lambujou ao Novo um repertório de frustações, arrepios, interrogações, desesperos, medos, seja em avanços sociais, culturais e políticos. Se preparem seguidores de teosofias fascistas, pois, como vociferou mestre Gil (Lembram e já ouviram com afinco e afeto o mais genial neguin dos neguin?):
“A FÉ NUM CUSTUMA FAIÁ!!! “
E tá na maré, na cobra coral e no pedaço de pão, mano....
Poispois que assim a onda é detectar problemas, erros, evitar maus passos, más companhias, fazer o uso do bom senso, da criatividade construtiva, da força, da coragem, da humildade, ante toda perversidade discriminatória, mesquinha, elitista, estreitismo mental daninho e, mais mais que nunca nunca, embrenhar-se de corpo/alma/coração acordando sem temor no amparo do espírito cristão polinomial enésimas vezes. (Gostei, dorei, isso!).
De novo o poispois...é vê-se perante o espelho o despertar da esperança de que o melhor há de vir: HÁ DE VINGAR!!!!
Certo certíssimo? Otonce, perceptivo amante das letras, continuemos os escritos desbravando por linhas doravante abaixo em análises sobre o país. Combined, amor é mio?
No prestigiadíssimo Blog Geraldo José coisinhas-coisas-coisonas pintaram, e como! pelos acontecimentos eleitorais e festejos de fim de ano. Tanto artigos danosos tanto ótimos avolumaram-se. Tréguas me dê amigo e permita-me interrompê-lo com um poema. Posso? Brigadinho.
RAZÃO DE SER
Escrevo. E pronto.
Escrevo por que preciso.
Preciso por que estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo por que amanhece.
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel.
Quando o poema anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo poemas.
Tem que ter por quê?
(Leminski)
Amou? Dorou? Belê de Creuza. A poesia (A arte em geral) tem a força dos legumes e acompanhada de belos recitais e estonteantes melodias tira da raiz-caule-tronco memoráveis frutos desembocando estridente na oitava maravilha do mundo: A LITERATURA.
Bombombom, entre dissabores ruminantes, dilacerantes, claudicantes, que adentremos na política.
Leitor, Leitor, brother Leitor, em termos de mundo, um tsunami desastre. Um capetismo que se desenrolou, desenrola, promovendo discórdias e tensões a migué por todo o planeta: O trumpismo.
Pernóstico, anti-semita, anti-árabe, anti-democrático, anti-tudolegal, belicista, o pato Donald americano destoa de qualquer senso justo, digno, apaziguador e cristão. Pior: no nosso tupiniquim país abocanhou subservientes adeptos direitistas de suas maldades, de igual quilate: Jair Messias Bolsonaro e família e o covil olavista. Filho pousando de boné de Trump, outro garotinho explicando como fechar facinho facinho o STF, paizinho batendo continência e postando-se de quatro à bandeira norte-americana, eis um começo servil de male a piore. Ri-dí-cu-lo!
Aliás, Sir Bozo, um conselho: Dê ordem a seus trapalhões pixotes para calarem o bico, pois, está surgindo uma sensação nacional de uma governança familiar hipócrita e tribal. Prontinho, curioso e impaciente Leitor? Muita hora nessa calma que chegamos que chegamos ao Brasil político.
A despeito das eleições presidenciais, uma coisa é mais quilara que o Réveillon de Copacabana: A nação pôs o mais altamente despreparado político para comandá-la. Extremamente-direitista o eleito regozija-se orgulhoso de suas principais “qualidades”: Ufanismo direitóide, militarismo exórbito, misoginia, xenofobia, racismo, homofobia, aversão declarada publicamente a nordestinos, pobres e indígenas, o escambau do escambau da tonga da milonga do caburetê. Pra lascar a tampa da ampulheta junte-se a isso atos delirantes, estúpidas práticas ideológicas escusas, festival de mimimis, olavetes vocabulares nefastos, irrealismo tropical, fundadas na intolerância, no preconceito e no ódio. A elite burguesa, o império capitalista selvagem, a mídia marrom, o pastoril evangélico ganancioso e a burrice anacrônica popular endossam o caldo.
O capita não discute (Saberia?) pontos polêmicos e responde com deselegância, mentiras e arrogância nata a perguntas que o põe contra a parede:
Por que um ministério repleto de réus na Justiça? Por que filho de vice-presidente promovido nas escuras? Por que assessor especial do seu filho se esconde do MP? Por que o delator de Lula, Léo Pinheiro, foi agraciado aos mimos com a Presidência da Caixa Econômica ao seu genrinho? A quantas anda o seu processo de incitação ao estupro? Qual a verdade sobre a dinheirama posta pelo motorista na conta de sua esposa? E o descarado perdão do famigerado Moro ao caixa dois de Onyx? E as verbas ilegais contraídas pelo gabinete do mesmo braço direito Onyx? E as fake news da campanha? E o besteirol envolvendo as provas do Enem? O que o país ganha saindo, a mando americano, do Pacto de Migração da ONU? Tal e etecétera.
Torna-se evidente o despreparo e incompetência do novo presidente pelas constantes voltas e meias e sendo desmentido vergonhosamente por assessores em decisões atabalhoadas tomadas. Está vergando as costas e lombos às influências políticas dos partidos conservadores que o puseram no trono. A nação corre sério risco de perder o ritmo democrático até então e retornar, ao visto, aos tempos do disco vinil, da fita cassete e do cassetete.
- Em tempo pra não perder tempo: O Brasil nos tempos de Lula era louvado e invejado mundo afora por ter reduzido a desigualdade e a pobreza e elevado a autoestima do seu povo. O período de maior crescimento, em todos os aspectos de excelência humana e econômica, da história do Brasil! Um período de geração de renda, emprego, programas sociais aos mais carentes. Triste e fúnebre sentir que isso está sendo revertido e desestimulado.
Com uma visão ultrajante, agressiva, negativa, torpe, avacalhada e reacionária de acabar com o marxismo, o comunismo, o petismo, o socialismo, a reforma agrária, a terra legal dos índios, as ONGS, o Enem autárquico, o bolsonarismo espalha veneno, ameaças, medo. Outrossim, dentro do seu próprio governo e partido (Falar nelezão, Bozo, se alardeia tanto matar o socialismo por que não troca logo o nome do seu partido PSL -Partido SOCIALISTA Liberal? Hein, neném dos EUA?) iniciaram--se engalfinhamentos visíveis onde com bastante apetite por benesses e poder civis e militares disputam as primazias do Palácio do Planalto. Cuidado, Capitão, que divergência e pouca clareza geram intrigas, confusões e muito arranca-rabo. Como dizia o personagem Painho de Chico City...AFE!!!!
A bem da verdade e ao mal da mentira, o que o povo quer é notório, secular e simples: BEM VIVER COM DIGNIDADE. Para isso, um governo tem que acabar é com a miséria, a fome, o desemprego, o preconceito e a desigualdade social.
210.000.000 de brasileiros apenas anseiam por isso. Faça isso e estamos falados, Capitão Jair Messias Bolsonaro. Pois, sim?!?
Diversidade, criatividade, talento, resiliência, pendor para a inovação, empreendorismo, posição e natureza geográfica abençoada pelos deuses, a Nação Brasileira e o seu povo têm esses insumos fundamentais de sobra.
Assim, não necessita é de futilidades, bocejos, mimimis.
No mais, caríssimo amigo Leitor, deixo-o refletindo com o educador-mor mundial Paulo Freire:
“POR UMA EDUCAÇÃO QUE NOS ENSINE A PENSAR E NÃO A OBEDECER”.
Fui...já na saudade.
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor
POR OTONIEL GONDIM
108 comentários
10 de Jan / 2019 às 23h10
TEXTO ELABORADO GENIALMENTE COM AMPARO EM CONHECIMENTO, DESTEMOR E VERDADES. OTONIEL GONDIM REALMENTE SABE COMO ENTRETER O LEITOR COM AGRADABILIDADE LITERÁRIA E QUERENDO MAIS. IDEOLOGICAMENTE O TEXTO MOSTRA-SE INCONFORMADO, VINGATIVO. MAS, SE OLHARMOS POR UM ÂNGULO REALISTA TRADUZ A MAIS PURA VERDADE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. GENIAL.
10 de Jan / 2019 às 23h11
Bolsonaro não dura seis meses, pois, o seu despreparo é perceptível até por quem nele votou.
10 de Jan / 2019 às 23h13
Retornou melhor que antes. Otoniel surpreende sempre . Poesia, citações, humor. Belíssimo texto, Otoniel.
10 de Jan / 2019 às 23h14
Chora e se engasga petista!
10 de Jan / 2019 às 23h15
Gostei. Bozo é o ó!
10 de Jan / 2019 às 23h16
Um povo analfabeto em política e carente de falsas promessas tinha de eleger um palerma. O artigo toca bem nisso.
10 de Jan / 2019 às 23h18
PODEM FALAREM MAL DO AUTOR POR PURA INVEJA, MEDIOCRIDADE E IDEOLOGIA CONTRÁRIA, PORÉM, O ARTIGO É EXCEPCIONAL. SEM PALAVRAS. PARABÉNS, OTONIEL GONDIM.
10 de Jan / 2019 às 23h20
OS INÚMEROS PEDIDOS AO BLOG SURTIRAM UM GRANDE EFEITO. OTONIEL GONDIM CAPRICHOU E MUITO NESSE IMPORTANTE E HISTÓRICO ARTIGO. QUE VENHAM MAIS E DESSE TIPO: azucrinando os fascistas!
10 de Jan / 2019 às 23h22
Belo poema de Paulo Leminski e que deu um especial tom ao excelente texto. Ótimo em tudo. Parabéns ao Blog pela postagem e ao autor pelo exímio talento e inspiração.
10 de Jan / 2019 às 23h23
Lula Livre!
10 de Jan / 2019 às 23h25
Leio todos, ou quase, os artigos do Blog. Só que este está divino. Apesar de político traz um sabor novelesco e poético. Otoniel Gondim por ser um grande compositor e poeta traduz em seus escritos a perfeita literatura que queremos que é a de mensagem e poema com profundidade de conhecimento. DEZ!
10 de Jan / 2019 às 23h26
Grande e triunfal retorno, Gondim! Toma, reaças. Toma!
10 de Jan / 2019 às 23h28
Maravilhosamente bem detalhado. Bolsonaro e sua trupe estão perdidos e é o governo dos recuos. Xô corja fascista!
10 de Jan / 2019 às 23h30
Já esperava a volta do autor com força e acidez perante o resultado das urnas. Se conforme, amigo. Lula preso e o PT ruindo. Se conforme, amigo.
10 de Jan / 2019 às 23h33
Tudo bem que o começo de Bolsonaro e equipe não era o esperado, mas, o dever cívico nos impõe dar um tempo. Certo?
10 de Jan / 2019 às 23h34
Aí, sim, se tem uma crônica certa. Destemida e verdadeira, a crônica é show de bola. parabéns, Gondim.
10 de Jan / 2019 às 23h36
Votei em Bolsonaro e não suporto o PT. No entanto tiro o boné para tão excelente artigo. Muito bem escrito e humorado com pitadas poéticas. Adorei a sua forma de escrever, Gondim. Parabéns!
10 de Jan / 2019 às 23h39
Muita coragem falar assim dos que pregam o ódio, o preconceito e a violência. Te admiro, cara. Beijos.
10 de Jan / 2019 às 23h43
Adoreiiiiiiiiii. Lula Livre!
10 de Jan / 2019 às 23h45
O professor arrebenta! Lindo artigo.
10 de Jan / 2019 às 23h48
Precisávamos ler uma crônica séria e verdadeira como essa. Estava já chato ler tantas crônicas direitistas e conservadoras. Obrigado, professor.
10 de Jan / 2019 às 23h51
Um grande, em tudo, escrito. Elaborado com conteúdo, alegria e acidez. Otoniel representa o que temos de melhor em literatura na região. Abraços.
10 de Jan / 2019 às 23h54
MANDOU VER, COMPANHEIRO. PURAS VERDADES!
10 de Jan / 2019 às 23h56
Vai dormir..revoltado da vida!
10 de Jan / 2019 às 23h58
Ler Otoniel é sempre prazeroso mesmo sendo sobre a chatice da política. Te amo!
11 de Jan / 2019 às 00h02
Corri logo que soube que Otoniel Gondim estava presente no Blog, Geraldo José. O tenho pedido sempre. Realmente, tem estilo e sabe nos levar de um fôlego só até o final. Quanto mais eu que comungo da sua ideologia socialista. Aplausos e esperando muito mais e logo, viu?
11 de Jan / 2019 às 00h04
Sou mais Ciro Gomes que todos esses ladrões!
11 de Jan / 2019 às 00h07
Sabia, pela demora em reaparecer, que vinha uma boma pra cima de Bolsonaro e da direita. Bomba mesmo! Valeu por falar por tanta gente, amigo.
11 de Jan / 2019 às 00h12
Agora é que os direitopatas se infernizam com o professor Otoniel Gondim. Bom demais esse tapa de luva nessa direita fascista! Parabéns.
11 de Jan / 2019 às 00h15
O poema é lindo. O texto ...uma porcaria!
11 de Jan / 2019 às 00h16
Lula preso injustamente e esses vagabundo farrando. Que Brasil é esse?
11 de Jan / 2019 às 00h19
Lindo artigo. Haddad bem poderia estar nos orgulhando. O povo tem o que merece. Pena que eu sofra junto. Lindo artigo, companheiro.
11 de Jan / 2019 às 00h22
Otoniel Gondim se supera a cada crônica. Mesmo um assunto tão batido como esse, ele o desenvolve de forma ímpar e diferenciada. Um exímio pensador e talento à toda prova. Parabéns, amigão.
11 de Jan / 2019 às 00h25
Otoniel se fosse você se candidataria a alguma coisa nas próximas eleições. Tem meu voto. Beijos.
11 de Jan / 2019 às 00h28
Sensacional. A fé nunca falha se com ela tivermos a luta!
11 de Jan / 2019 às 00h30
beleza, mano! deu uma patada neles, os bozoz.
11 de Jan / 2019 às 00h33
Meu caro, Bolsonaro é inocente. Por isso vai surpreender. Toma!
11 de Jan / 2019 às 00h35
Esperava algo sobre os resultados eleitorais de juazeiro. Mas, tudo bem. Esmiuçar a farsa Bolsonaro e Moro foi ótimo. E como esmiuçou!
11 de Jan / 2019 às 00h38
Bem escrito sim. Porém essa ideologia antipática e ultrapassada já era!
11 de Jan / 2019 às 00h42
Ainda não tinha lido um artigo tão duro, forte e sincero sobre o candidato eleito a presidente como esse. Sublime! Grande autor.
11 de Jan / 2019 às 00h44
Parabéns, Gondim. Grandioso texto. Xô bozo e cia!
11 de Jan / 2019 às 00h59
realmente, é um texto espetacular. Mostrando um profundo conhecimento de política nacional e uma leveza singular na escrita, Otoniel Gondim impõe o leitor a adentrar dentro do texto. Com isso o texto e o leitor formam um só corpo, o que facilita a compreensão dos fatos relatados com tanta maestria. Otoniel Gondim, és um gênio literário. Lance livros, amigo. ganhou uma super-fá. Abraços e envie mais textos, ok?
11 de Jan / 2019 às 01h01
realmente, é um texto espetacular. Mostrando um profundo conhecimento de política nacional e uma leveza singular na escrita, Otoniel Gondim impõe o leitor a adentrar dentro do texto. Com isso o texto e o leitor formam um só corpo, o que facilita a compreensão dos fatos relatados com tanta maestria. Otoniel Gondim, és um gênio literário. Lance livros, amigo. ganhou uma super-fá. Abraços e envie mais textos, ok?
11 de Jan / 2019 às 01h09
MEMORÁVEL. SIMPLES E ARROCHADO. BOZO NÃO SE SUSTENTA!
11 de Jan / 2019 às 01h12
Como professor de Química e Física, Otoniel é Dez. Como escritor e pensador...é mil! Belíssimo texto, meu mestre.
11 de Jan / 2019 às 01h14
Matou a pau, cara.
11 de Jan / 2019 às 01h18
Otoniel voltou tinindo, raivoso, mais improvisador e inspirado a toda. Adorei.
11 de Jan / 2019 às 01h39
Kkkkkkk só rindo. Este não é mais um país de faz de conta, como na época do comunismo petista corruPTo. E agora o COISO é Vossa Excelência. Chuuuuupaaaa Gondim. E o resultado do processo, sai quando?
11 de Jan / 2019 às 01h41
Esse aí já encostou a carroça que puxava. Atrás, na foto, dá pra ver a roda dela.
11 de Jan / 2019 às 02h39
A familia Bozoasno sonha em implantar a Ditadura no Brasil novamente ... simples , em um regime ditatorial não há denuncias de casos de corrupçao porque a imprensa não pode divulgar nada , o governo vira cabide de empregos para seus parentes e amigos, rouba se a vontade
11 de Jan / 2019 às 02h56
O que me preocupa não é o não comparecimento deles ao MP, mas sim o silêncio do Ministro Sergio Moro sobre o caso, pois se fosse com o LULA / PT, ele já estaria dando entrevistas para a imprensa e mandando a PF buscá-lo.
11 de Jan / 2019 às 03h02
Só uma pergunta? Quando é que a direita fez um ótimo governo para o povo. PSDB, MDB, PSL etc...? Eles são contra a peble, nunca vão dar um salário digno ao trabalhador. Por isso devemos fazer boicote, não comprar, somente o necessário, nada que enriqueça os empresários. Não se tem para encher o bolso deles. Escrevo fácil para compreenderem.Se fosse palavras rebuscada seria difícil para alguns entenderem.
11 de Jan / 2019 às 03h27
Politiqueiro, só lhe interessa se intrometer no que não lhe compete, cadê o Queiroz ? Por que Flávio Bolsonaro pode não ir depor ? Cadê a condução coercitiva deles ?
11 de Jan / 2019 às 07h08
Me representa muito, Gondim. Perfeita surra neles, os fascis....
11 de Jan / 2019 às 07h12
Otoniel, trabalho no INCRA. Por isso vejo apreensivo esse governo. Tomara que Deus nos ajude. Obrigado.
11 de Jan / 2019 às 07h15
ARROCHA O NÓ NELES, GRANDE PROFESSOR E PENSADOR! MASSA.
11 de Jan / 2019 às 07h27
POIS É : 'A bem da verdade e ao mal da mentira, o que o povo quer é notório, secular e simples: BEM VIVER COM DIGNIDADE. Para isso, um governo tem que acabar é com a miséria, a fome, o desemprego, o preconceito e a desigualdade social..'COISAS QUE NEM LULA,NEM DILMA,NEM O PT FIZERAM,SÓ ENGANARAM,SÓ ROUBARAM O POVÃO,NÃO ACABARAM COM NADA DISTO,MUITO PELO CONTRARIO AUMENTARAM AINDA MAIS AS DIFERENÇAS ACRESCENTANDO COMO BÔNUS, 15 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.LULA LIVRE ? NEM PENSAR !
11 de Jan / 2019 às 07h42
O polêmico professor dar as caras de novo e arrasa. Também, com esses trapalhões no comando do país, esperar o que? Gostei da volta, pois, oxigena ainda mais o seu Blog, Geraldo José.
11 de Jan / 2019 às 07h43
Ótimo artigo.
11 de Jan / 2019 às 07h43
Olha o padeiro entregando o pão/ De casa em casa entregando o pão/ Menos naquela, aquela, aquela, aquela não/ Pois quem se arrisca a cair no alçapão? / Pois quem se arrisca a cair no alçapão? / Anavantu, anavantu, anarriê / Nê pa dê qua, nê pa dê qua, padê burrê/ Igualitê, fraternitê e libertê / Merci bocu, merci bocu não há de que/ Rua formosa, moça bela a passear /Palmeira verde e uma lua a pratear / Um olho vivo, vivo, vivo a procurar / Mais uma ideia pro padeiro amassar... (Artigo 26 , Ednardo)
11 de Jan / 2019 às 07h45
A ansiedade por ler o professor estava me deixando muito agitada, pois, muitos costumam, gratuitamente, deturpá-lo. Mas, agora me sinto aliviada, pois, o professor retornou mais genial, compreensivo, profundo. Te amo, amigo.
11 de Jan / 2019 às 07h45
sem comentários: DIVINO.
11 de Jan / 2019 às 07h46
Arrasou.
11 de Jan / 2019 às 07h47
Você já leu o artigo 26 ou sabe a história da galinha pedrês? / E me traduza aquele rock para o português /A ignorância é indigesta pro freguês/ A ignorância é indigesta pro freguês/ Você queria mesmo, é ser, um sanhaçu/ Fazendo fio e voando pelo azul/ Mas nesse jogo lhe encaixaram, e é uma loucura / Lá vem o padeiro, pão na boca é o que te cura/ Lá vem o padeiro, pão na boca é o que te cura. (Artigo 26, Ednardo)
11 de Jan / 2019 às 08h09
Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no do vizinho.
11 de Jan / 2019 às 08h58
Esse é o cara, demora aparecer, más quando aparece, deleita os usuários do BLOG.
11 de Jan / 2019 às 10h32
Olha a policia, Gondim. kkkkk
11 de Jan / 2019 às 10h37
Quem lê este blog sabe que este senhor responde a processo por estelionato, praticado na Paraíba, e foi preso e algemado em Juazeiro. Também sabe que ele mesmo comenta seus "artigos", enchendo de nomes fictícios. Além disso produz um material de péssima qualidade. está passando vergonha no débito e no crédito.
11 de Jan / 2019 às 10h52
Sinceramente, não vejo nada de novo e digno de enaltecer no texto. Vejo apenas um defensor da linha ideológica que acredita, que é adepto, e crer piamente que é a melhor forma de visão política e social para o Brasil. Triste é perceber, que as pessoas adeptas destes viés ideológicos, tendem a se tornarem cegas, somente vendo aquilo que querem ver, e pior não respeitam e comungam com quem pensa diferente, embora se intitulam defensores da democracia. Quem pensa diferente, é rechaçado como burro, fascista, reacionário e coisas do tipo. Desatentos: Bolsonaro não é anti-semita, como aduz o texto.
11 de Jan / 2019 às 13h44
O CARA IMPORTUNA POR MOTIVOS ÓBVIOS; IDEOLOGIA DE CLASSES E TALENTO. VIDA LONGA A OTONIEL GONDIM NO BLOG!!!
11 de Jan / 2019 às 13h47
A oposição ao petistas é enfurecida. No entanto, vendo o Bozo deles na fraqueza e despreparado vão à loucura. Otoniel está certo, o brasil vai ser engolido por Trump e pelos reacionários. valeu, mestre.
11 de Jan / 2019 às 13h49
Ninguém sabe mais quem manda nesse governo, se os militares, os aliados extremistas de direita ou os filhotes. O que se sabe e se vê é um presidente encurralado pela própria incompetência ao cargo. Bom artigo.
11 de Jan / 2019 às 13h51
Se ativermos como se deve ao excelente artigo, veremos a importância dos fatos relatados. Um grandioso artigo . Parabéns.
11 de Jan / 2019 às 13h52
Ninguém sabe mais quem manda nesse governo, se os militares, os aliados extremistas de direita ou os filhotes. O que se sabe e se vê é um presidente encurralado pela própria incompetência ao cargo. Bom artigo.
11 de Jan / 2019 às 13h55
Tenho imenso prazer em ser poeta e mais prazer ainda em ser amigo do Otoniel Gondim. Por isso vejo com desprezo como querem denegri-lo a partir de suas ideologias de igualdes sociais. Além do mais, Gondim cauda medo, inveja, de antagonistas. Siga em frente, amigo, venceremos o preconceito, o ódio e o medo. Abraços e beijos.
11 de Jan / 2019 às 13h57
Inteligente e lúcido o texto tinha mesmo de incomodar os "politicamente corretos". DEZ.
11 de Jan / 2019 às 13h58
A verdade dói, hein coxinhadas? rsrsrsrsrsr
11 de Jan / 2019 às 13h59
Uma crõnica que ultrapassa os limites comuns e parcos da política. Mostra poesia, filosofia, sugestões, conselhos. Quem não entendeu?
11 de Jan / 2019 às 14h00
A melhor coisa sobre o COISO ruim que li. Estou maravilhada.
11 de Jan / 2019 às 14h01
Você é um arretado, cara. Lindo artigo.
11 de Jan / 2019 às 14h17
Demais, camarada. Bozo está mais perdido que cego em tiroteio.
11 de Jan / 2019 às 14h19
A crônica é estilosa. Mas, Bolsonaro foi a vontade popular e deve ser respeitado. Falei.
11 de Jan / 2019 às 14h29
Parabéns, colega Otoniel. Sem medo e sem se esconder estás no caminho de mostrar que escrever tem que ter postura, opinião. Parabéns.
11 de Jan / 2019 às 14h31
política é chata por si mesmo. espero que Gondim venha no próximo artigo com poemas.
11 de Jan / 2019 às 14h51
Muito bom. Pena que comentários maldosos tenham a cretinice de querer tirar a profundidade do texto.
11 de Jan / 2019 às 14h53
Amei o poema de Leminski. O texto poltico nem me interessa, Descupe.
11 de Jan / 2019 às 14h56
Geralod, meu amigo, nem ligo muito para politicagem. Mas, li com gosto esse aguardado artigo. Gostei. O autor nos envolve . Vou ler sempre ele. Grata.
11 de Jan / 2019 às 15h10
Meu amado Gondim...cadê o Livro da Tonha? Abração.
11 de Jan / 2019 às 15h12
A fé tá no anoitecer.....
11 de Jan / 2019 às 15h14
Ainda vai existir alguém que impeça a resistência de um ideólogo existir.
11 de Jan / 2019 às 15h33
Os filhos são retardados. os ministros réus e o chefe apoia o armamento e a tortura. Que país é esse? Sobe rbas análises, Otoniel Gondim.
11 de Jan / 2019 às 15h35
Excelente. esses direitistas pensam que o país é deles e não do povo. Excelente.
11 de Jan / 2019 às 15h48
ótimo o sucesso desse artigo tão relevante. Ótimo, Calou a boca de muita gente.
11 de Jan / 2019 às 15h50
Só confio no destemor do autor se ele trouxer no próximo algo sobre isaac carvalho e Paulo Bomfim. Aí, sim!
11 de Jan / 2019 às 15h54
Como poeta elogio o artigo. Leminski merece.
11 de Jan / 2019 às 16h10
Memorável, grande amigo. grata ao blog por t~e-lo de volta. Bjs.
11 de Jan / 2019 às 16h15
Lula Lilvre!
11 de Jan / 2019 às 18h54
Otoniel não esqueço de retornar logo e com análises sobre Juazeiro. Aqui em nossa terra o bicho está pegando. Sua voz soa importante e necessária. Não se enraive com certos comentários pessoais. Lembre-se que os leitores do Blog lhe adoram e você tem em nós créditos infinitos. Um bom fim de semana.
11 de Jan / 2019 às 20h48
Matou a cobra e mostrou o pau kkkk
12 de Jan / 2019 às 08h06
Como músico e amante da literatura somente tenho de elogiar o colega Otoniel Gondim, meu parceiro. parabéns!
12 de Jan / 2019 às 08h07
Muito engraçado um amante do Pt falar mal de um honesto. Se toque, viu????
12 de Jan / 2019 às 08h07
Muito engraçado um amante do Pt falar mal de um honesto. Se toque, viu????
12 de Jan / 2019 às 08h09
Formidável. Colocou-os no devido lugar.
12 de Jan / 2019 às 13h18
Isso é nojento. O cara mesmo comenta as besteiras que escreve. Dá para ver a mentalidade de um elemento desses.
12 de Jan / 2019 às 17h42
Quando será o dia triunfal que veremos esse paroleiro acusado de estelionato escrever suas crônicas atrás das grades? Já que ele gosta tanto do Lula, poderia fazer companhia. Chamar isso de crônica? Tá mais para uma redação zerada do Enem. Não fecha uma linha de assunto. Coisa típica de petista mesmo!
13 de Jan / 2019 às 11h49
Costumo ler vários Blogs, revistas, jornais. O Otoniel Gondim destoa das mesmices e picaretagens de vários autores. Acontece que o professor tem uma linha além de ideológica que importuna e causa inveja a quem dele há temor pela sua intelectualidade ímpar e talento poético invejável, supremo em nossas paragens tupiniquins. Otoniel Gondim é um exímio construtor de conhecimento e pensamento que não cessam não pára de inventar e se reinventar. O admiro demais , cara. És um astro das nossas literaturas, culturas. Obrigado por me fazer lendo, refletir e pensar. Abraços e que venha logo o próximo.
13 de Jan / 2019 às 11h50
Costumo ler vários Blogs, revistas, jornais. O Otoniel Gondim destoa das mesmices e picaretagens de vários autores. Acontece que o professor tem uma linha além de ideológica que importuna e causa inveja a quem dele há temor pela sua intelectualidade ímpar e talento poético invejável, supremo em nossas paragens tupiniquins. Otoniel Gondim é um exímio construtor de conhecimento e pensamento que não cessam não pára de inventar e se reinventar. O admiro demais , cara. És um astro das nossas literaturas, culturas. Obrigado por me fazer lendo, refletir e pensar. Abraços e que venha logo o próximo.
13 de Jan / 2019 às 11h54
Lendo os comentários maldosos sobre Otoniel Gondim, apenas constato uma coisa: OS REACIONÁRIOS, FASCISTAS, BOLSONARISTAS TÊM UM VERDADEIRO TEMOR QUANDO GONDIM ESCREVE NO BLOG. Isso aí, pois, nesse estupendo e perfeito artigo, o professor pôs onde deve o pensamento(?) antiquado, retrógrado, nazista dele. Valeu, mestre Gondim!!!