As principais dúvidas na administração pública, desde a gestão de recursos, prestação de contas junto aos órgãos de controle, planejamento, até a elaboração e aprovação de projetos de captação de recursos foram sanadas nos eventos de capacitação realizados pela UPB, durante os primeiros dois anos de gestão do presidente da entidade Eures Ribeiro. Neste período, somaram-se cerca de 30 eventos realizados em cidades polo da Bahia, qualificando mais de 6.500 prefeitos e técnicos municipais nas áreas de administração, planejamento, financeiro e controle.
O UPB Itinerante, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) orientou os técnicos municipais a respeito de licitações, índices, contratos e prestações de contas, favorecendo uma administração mais legalista e responsável por parte de quem apoia os prefeitos nas tarefas cotidianas da gestão. Já o UPB Debate trouxe a posição de órgão e entidades na busca por soluções para saúde, educação, meio ambiente e transporte escolar.
Compromisso que marcou também o UPB Capacita, ao deslocar os técnicos da UPB para atender a demanda extraordinária dos municípios, com soluções administrativas e jurídicas, financiamento educacional, planos de carreira, regularização fundiária e a reforma tributária.
"Nos últimos dois anos, os municípios baianos alcançaram conquistas e mostraram o poder da união. Trabalhamos para capacitar prefeitos por acreditamos que uma gestão de qualidade de faz com de conhecimento. Foi a primeira vez que a UPB teve uma reeleição com chapa única. Isso mostra a unidade entre os prefeitos e que estamos no caminho certo. O segundo mandato significa compromisso renovando Temos novos desafios pela frente que precisam de dedicação.", Eures Ribeiro.
Em 2017 e 2018, a coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB elaborou cerca de 700 projetos arquitetônicos e de engenharia para as prefeituras baianas, que tiveram impacto direto na redução de custos com obras municipais, a exemplo de escolas, praças e creches.
Inovação
Pensando na transformação digital e com objetivo de facilitar o acesso dos prefeitos a informações, a gestão de Eures Ribeiro lançou plataformas digitais para os gestores públicos, além de intensificar o foco de atuação nas redes sociais da União dos Municípios da Bahia (UPB). Fizeram parte destes lançamentos a Minha Bahia TV, o Aplicativo UPBPrefeitos e o novo website da instituição.
Com a média mensal de 1 milhão de acessos, a Minha Bahia TV traz assuntos de interesse dos municípios, soluções para problemas comuns e entrevistas com políticos que são referência na Bahia. O canal tem 100% de conteúdo baiano e conta com a tecnologia francesa Dooh TV, com programação 24 horas por dia. A TV entrou no ar em 2017, no site da UPB e nos principais portais e blogs do estado.
O aplicativo UPBPrefeitos atende de imediato, prefeitos, secretários ou técnicos municipais que desejam consultar valores de FPM, ICMS e Fundeb. Na solução gratuita, que está disponível no App Store (iOS) ou Google Play Store (Android), o prefeito conta com agenda virtual e outros serviços exclusivos.
Com novo layout o site institucional da UPB preserva a identidade ao tempo que traz maior possibilidade de leitura. Lá estão disponíveis informações sobre a UPB, características dos municípios, conteúdos sobre áreas técnicas da instituição, links úteis e eventos, além de ser a principal ferramenta para disseminar as notícias sobre a instituição.
Áreas técnicas da UPB orientam prefeitos
Conhecida por ser "Casa dos Municípios", a União dos Municípios da Bahia - UPB, com 54 anos de história, cumpre seu papel de contribuir na gestão de excelência e dar ferramentas para os prefeitos transformarem o cotidiano das cidades e melhorarem a vida das pessoas. Sete coordenações especializadas apoiam prefeitos baianos em todos os segmentos da gestão.
A área de Capacitação e Eventos, planeja e coordena cursos, encontros, reuniões e seminários da entidade, objetivando o fortalecimento institucional e a excelência no desempenho do serviço municipal. Atua, em parceria com órgãos públicos e instituições de ensino, para contribuir com a valorização do municipalismo.
A área de Desenvolvimento Social apoia e orienta os gestores municipais quanto à implementação das Políticas de Desenvolvimento Social. Atua como articulador de estratégias em diversos espaços públicos viabilizando a efetivação de ações com foco na qualidade da gestão municipal.
Assessorar os municípios na elaboração de projetos destinados à captação de recursos é a função do setor de Captação de Recursos, que também elabora estudos de viabilidade, operações de crédito, gestão de convênios Federais nos portais Siconv, Simec e FNS. Promove capacitação para utilização do sistema Siconv.
A coordenação de Engenharia e Arquitetura tem o objetivo de elaborar projetos arquitetônicos e de engenharia, emitir pareceres técnicos, elaborar orçamentos de obras e realizar visitas técnicas aos municípios, conforme solicitação dos gestores públicos.
O setor Jurídico orienta os municípios sobre os assuntos do ramo do direito público através de atendimento pessoal, resposta à consultas, emissão de pareceres técnicos, acompanhamento de questões que afetam os municípios nos órgãos públicos, assessoramento junto aos Tribunais, elaboração de minutas de projetos de lei, decretos, portarias e procedimentos administrativos.
A coordenação de Informações Municipais assessora a gestão municipal, disponibiliza informações dos ministérios, secretarias, órgãos públicos e afins, sobre abertura de editais, convênios, programas, previsões das transferências constitucionais e bloqueios nos créditos municipais.
A Comunicação atua na assessoria de imprensa junto às diversas mídias local, regional e nacional acompanhando as publicações e disponibilizando pautas de interesse do prefeito.
Ascom Foto: Praxedes\Ascom UPB
0 comentários