Eu me chamo Mairane Paraguassú resido no bairro Novo Encontro em Juazeiro-BA, venho aqui para alertar a população sobre a infestação de escorpiões na nossa região para que os pais fiquem atentos nas suas residências e também ficarem atentos às crianças, pois peço encarecidamente ao nosso prefeito que tome uma atitude por gentileza para combater esses peçonhentos, pois na minha residência foram achados seis desses e por sinal é o escorpião mais venenoso da América do Sul e na minha residência há crianças pequenas e tive que tirá-los de casa por precauções para evitar uma fatalidade.
O nome do escorpião é Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Tem oito anos que resido nesse bairro e só agora eles estão aparecendo essa espécie é bem comum aparecer no ambiente doméstico habitam lugares escuros, possuem hábitos noturnos, ou seja, utilizam a noite para procurar alimento e em lugares úmidos, como armários, guarda-roupas, debaixo de móveis, dentro de vasos e outros lugares que possam oferecer proteção. Além disso, são comuns em construções onde se abrigam em acúmulo de entulho, principalmente tijolos de argila, telhas e Lages de concreto, lixos, esgotos...
São carnívoros, alimentando-se principalmente de cupins, moscas, grilos, baratas e outros tipos de insetos. Quando falta alimento em sua região, costumam praticar o canibalismo (alimentam-se de outros animais da mesma espécie). Quando se sente ameaçado usa o ferrão para picar a vítima e introduzir seu veneno. Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos. Após o acasalamento, a fêmea costuma comer o macho que a fecundou. Após a fecundação uma fêmea costuma gerar cerca de 50 filhotes. Por favor, senhor prefeito tome providencias urgentes para combater esses bichos para que a nossa população possa viver tranqüila com suas famílias em especial àquelas famílias que têm crianças em casa. Sou mãe e tive que tirar meus filhos de dentro de casa por medo e para evitar que ataquem minhas crianças até eu conseguir eliminar todos e descobrir de onde estão vindo com a sua ajuda senhor prefeito Paulo Bomfim. Obrigada pela oportunidade de alertar a população senhor Geraldo.
Grata!
Atenciosamente,
Mairane Paraguassú
12 comentários
07 de Jan / 2019 às 16h33
QUANDO CONSTRUI A MINHA CASA,AQUI NO NOVO ENCONTRO,POR VOLTA DO ANO 2000,CAPTUREI CERCA DE 18 EXEMPLARES CUJOS TAMANHO VARIAVAM DE 5 A 12 cm,FORA OS DE MENORES TAMANHO.INFELIZMENTE ATÉ ONDE SEI,NÃO SE CONHECE UM VENENO ESPECIFICO PARA MATAR ESCORPIÃO.POR OUTRO LADO A GALINHA É UM DOS SEUS PRINCIPAIS PREDADORES.
07 de Jan / 2019 às 17h01
Esse alerta é muito importante, minha casa é nova e já encontramos 4 em casa em menos de 1 ano. Já troquei todas as tampas de ralos para as que tem proteção, mas parece que eles entram pela porta da frente, (risos). Meus vizinhos também já encontraram, então Juazeiro pode estar iniciando uma infestação o que pode resultar em vítimas fatais. Quem tem criança, cuidado redobrado.
07 de Jan / 2019 às 18h53
Excelente DICA. o município agora é que tem que fazer a sua parte. ALERTANDO, ESCLARECENDO, E COMBATENDO O INSETO.
07 de Jan / 2019 às 23h02
O aumento do número de exemplares indica duas coisas básicas. Primeiro, desequilíbrio ecológico causado pela terrível devastação das áreas de caatinga em volta da cidade, obrigando o animal a migrar para outro ambiente, que de preferência, ofereça condições de vida a ele. Segundo, essas condições são largamente oferecida pela quantidade de lixo e insetos na cidade, acúmulo de materiais de todo tipo que serve de esconderijo para que ele se proteja, embora tenha predileção por aranhas e baratas principalmente, come qualquer coisa orgânica que achar no lixo. Juazeiro é uma Disney para eles.
08 de Jan / 2019 às 07h59
Está ficando perigoso morar em Juazeiro!
08 de Jan / 2019 às 09h23
Realmente está ocorrendo uma infestação de escorpiões em Juazeiro, seria interessante todos que comentarem no blog informa qual o bairro foi detectado a presença desses insetos, semana passada uma criança foi picada no residencial 1 em Juazeiro, onde foi levada ao hospital com sintomas de dormência.
08 de Jan / 2019 às 09h23
Realmente está ocorrendo uma infestação de escorpiões em Juazeiro, seria interessante todos que comentarem no blog informa qual o bairro foi detectado a presença desses insetos, semana passada uma criança foi picada no residencial 1 em Juazeiro, onde foi levada ao hospital com sintomas de dormência.
08 de Jan / 2019 às 10h57
Também estou vivendo com o perigo em casa, já recorri a prefeitura e eles vieram até minha residência, mais não puderam fazer nada além de me orientar com precauções. Tenho crianças frequentemente em casa e agora não posso mais mantelas aqui, não tenho a quem recorrer pois os nichos aparecem diariamente, estou mantendo tudo isolado, não durmo direito sem falar na rotina cansativa de ter que tirar tudo do lugar todos os dias pra ver se tudo está realmente livre dos escorpiões, peço que alguém nos ajude, pois só quem está passando por isso sabe a angustia que é.
08 de Jan / 2019 às 16h02
Resido no bairro expedito Nascimento a dez anos e nesse tempo todo sempre aparecem escorpiões dessa mesma espécie, vivo assustada com esses insetos.
09 de Jan / 2019 às 16h56
Boa tarde!!! Resido no Alto da Maravilha, e no dia 01 de dezembro tbm apareceu uns 2 escorpiões tbm. Mas, o problema aqui é a população que é inunda, a prefeitura limpou o pé da banca, mas a população fez o favor de colocar lixo e entulho novamente, depois disso apareceu!!!
09 de Jan / 2019 às 16h58
Boa tarde!!! Resido no Alto da Maravilha, e no dia 01 de dezembro tbm apareceu uns 2 escorpiões tbm. Mas, o problema aqui é a população que é inunda, a prefeitura limpou o pé da banca, mas a população fez o favor de colocar lixo e entulho novamente, depois disso apareceu!!!
09 de Jan / 2019 às 22h07
Encontrei um escorpiao amarelo no ralo do banheiro ontem a noite aqui no Bairro Alagadico