A Secretaria de Educação aderiu ao novo programa do Ministério da Educação "Escola do Adolescente". O Programa "Escola do Adolescente" busca a melhoria dos indicadores, por meio da construção de um ambiente escolar atrativo para os adolescentes e seus contextos e efetivo na garantia da aprendizagem nas escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental.
Ele propõe que os adolescentes sejam ouvidos pela escola e que sejam estabelecidos um aprendizado e desenvolvimento próximos de seus interesses e prioridades. A partir de formações oferecidas aos gestores e professores, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o universo adolescente e os desafios e as oportunidades para os anos finais do Ensino Fundamental. Em processos de escuta, criação conjunta e experimentação, auxiliaremos a escola na construção de um plano de ação para os desafios dessa etapa.
O Escola do Adolescente é um programa de apoio técnico, por meio da oferta de formação e instrumentos de gestão em ambiente virtual. O PEA não contempla repasse financeiro, mas disponibiliza conteúdos formativos para professores e gestores e ferramentas para a escola.
Podem participar do programa as escolas que atendem alunos do anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). No caso das escolas públicas, é necessário que, primeiramente, a secretaria de educação faça a adesão ao programa.
O Programa oferece formação aos gestores e aos professores, para a construção de uma escola conectada aos adolescentes e seus contextos, e apoio técnico por meio de ferramentas de gestão. A equipe escolar terá ferramentas para aprofundar seu olhar sobre o adolescente, sua realidade e seus desafios e, mediante a realização de ações sugeridas, aproximar a escola à cultura e aos interesses dos alunos. Dessa forma, cria-se um ambiente e práticas que façam sentido aos estudantes e possibilitem garantir a aprendizagem.
O Programa contará com três etapas: Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação. Em cada uma delas, os professores e gestores contarão com formações específicas e ferramentas de gestão em ambiente virtual para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e, assim, promover uma verdadeira transformação na escola.
Cada participante terá um login e uma senha para acessar os conteúdos do Escola do Adolescente. Neste site, os participantes poderão encontrar os cursos formativos e as ferramentas de gestão para diagnosticar e agir sobre a realidade de suas escolas. A Secretária de Educação Ducilene Kestering ressalta a importância da adesão ao programa "Escola do adolescente". "Fizemos a adesão do programa, por recomendação do Prefeito Luiz Vicente Berti, que se destaca no Vale por incentivar práticas inovadoras. Acredito que iremos evoluir ainda mais com essas ferramentas educacionais que o programa disponibiliza. Estamos empenhados a criar oportunidades de crescimento para nosso alunado, e tenho certeza que esse programa só veio a somar esforços para atingirmos os objetivos, principalmente com os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino médio", finalizou Ducilene.
Ascom PMS
0 comentários