A Secretaria de Educação realizou, no Colégio Municipal 24 de Fevereiro, o encerramento do Curso e Formação Continuada em Libras, Língua Brasileira de Sinais. O curso teve como finalidade o ensino de Libras no contexto escolar e também em situações do cotidiano.
Participaram profissionais de educação, servidores das secretarias municipais e pessoas da comunidade surda. O curso teve início no mês de março, com aulas semanais, carga horária de 80 horas e certificação. No ato de encerramento, estiveram presentes a Secretária de Educação Ducilene Kestering e a Vereadora Isabel Coelho. Houve apresentações dos alunos e da comunidade surda que demonstraram o que aprenderam durante as aulas.
A coordenadora do curso Laudicélia Torres ressaltou a necessidade da comunidade se interessar em conhecer a Língua de Sinais para estabelecer uma comunicação inclusiva e cidadã.
"É muito importante o envolvimento da comunidade neste aprendizado. Não apenas para cumprir uma lei, mas para estar atento a vida dos surdos. Se as pessoas soubessem o quão é gratificante um surdo encontrar uma pessoa que pelo menos tenha noção de libras e se comunique com ela, acho que mais pessoas gostariam de aprender e conhecer o mundo de Libras. Esse curso também teve como objetivo, garantir a comunicação do aluno surdo no ambiente escolar melhorando seu desempenho no aprendizado," afirmou Laudicélia. A Secretária de Educação Ducilene Kestering destacou a importância, principalmente para os profissionais da educação de aprenderem Libras.
"Quero parabenizar a toda a equipe que se empenhou em fazer com excelência o curso e a formação continuada em Libras. Acredito ser de fundamental importância que todos os envolvidos em educação e comunicação, adquiram este aprendizado. É emocionante ver as pessoas se comunicando através dos sinais, isso demonstra inclusão e participação. Neste encerramento, vi através das apresentações que os alunos aprenderam muito e que a comunidade surda está muito feliz em ver muitas pessoas conhecendo seu mundo. Vale muito a pena investir em uma educação inclusiva. Agradeço a gestão municipal por acreditar na importância de proporcionar este importante aprendizado, através do curso e da formação continuada em libras. Foi incrível!" finalizou Ducilene.
Ascom PMS
0 comentários