Os moradores de lares de idosos receberam a visita da equipe multiprofissional do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os profissionais levaram atendimentos de saúde, presentes e talvez o mais importante, atenção e carinho.
O HU-Univasf participou da ação promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh Solidária, que, em sua terceira edição, envolveu 40 hospitais universitários para levar atendimentos de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o Brasil.
Em Petrolina-PE, as atividades foram divididas em dois dias. Na terça-feira (19), os idosos da “Casa Geriátrica” ganharam presentes e participaram de atividades lúdicas de estimulação física e cognitiva. Já na manhã do dia (20), foi a vez dos moradores do “Cantinho do Aconchego” receberem a equipe do HU-Univasf. Cerca de 35 pessoas entre profissionais, residentes e estudantes se voluntariaram para prestar atendimentos de cardiologia, clínica médica, neurologia, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontologia, entre outros, para os 45 idosos acolhidos pelo “Cantinho do Aconchego”.
A diretora da instituição, Edivânia Souza, falou sobre as dificuldades em oferecer acompanhamento médico mais especializado, pois conta apenas com o auxílio clínico da AME. Ela ainda ressaltou a alegria com a qual os idosos recebem esse tipo de visita. “A maioria deles só são lembrados em uma ação dessas ou no final do ano. Ficam nessa expectativa, se vão ganhar presentes, se alguém vai vir para conversar. Eles ficam muito felizes quando recebem essa atenção”, disse.
Aguinaldo Gonçalves dos Santos (78) foi mecânico e também trabalhou na construção de estradas e obras por todo o país. Agora, que está aposentado vem aproveitando o merecido descanso no “Cantinho do Aconchego”, onde vive a pouco mais de um ano. Ele estava satisfeito por ter passado pela consulta do oftalmologista e pelos presentes que ganhou.
“Ganhei um perfume e fiquei feliz com a cadeira de banho que recebemos, estavamos precisando. Agradeço a presença de todo mundo e que vocês venham mais vezes. Gostei muito da visita do Papai Noel estou quase chegando na idade dele”, falou dando risada. A chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Emanuela Spínola, destacou que os idosos não foram os únicos beneficiários da ação, já que os voluntários também se sentiram realizados com o afeto que receberam. “Percebi o quanto o envolvimento com o público idoso mexeu com a equipe.
0 comentários