Cumprindo o programa de governo a gestão do prefeito Paulo Bomfim vem fortalecendo a rede de saúde municipal, investindo em equipamentos, na qualificação profissional, construções e reformas das Unidades Básicas de Saúde, entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Materno Infantil, ao longo deste ano.
O município foi contemplado com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Distrito de Itamotinga e outra na comunidade de Conchas. A Unidade de Carnaíba do Sertão foi beneficiada com uma reforma e ampliação para melhorar e garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos moradores locais. Outro espaço que também foi contemplado com reforma e ampliação foi o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS).
Para proporcionar bem estar e acessibilidade para a população, a nova sede da secretaria da saúde mudou para um novo prédio localizado na Avenida Adolfo Viana, no prédio do antigo SAC. A nova sede contempla espaço amplo e mais confortável, além de assegurar a acessibilidade para todos. Outro espaço municipal que foi contemplado com reforma foi o Canil-Gatil que passou pela primeira reforma desde sua implantação e agora conta com um espaço mais moderno e seguro.
Pela primeira vez o município de Juazeiro recebeu residentes na área de medicina - duas médicas estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde. Na parte tecnológica o município implantou o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - Hórus, no qual a partir deste mês os pacientes precisam apresentar o cartão SUS para pegar medicamentos nas quatro unidades das farmácias da família, da zona urbana de juazeiro.
Na área da saúde da mulher a SESAU implantou no Hospital Materno Infantil, o ambulatório do DIU. Mais de 170 mulheres já colocaram o DIU e fazem o acompanhamento gratuito na própria unidade hospitalar. Para ter acesso a esse método a mulher precisa informar em sua Unidade Básica de Saúde e de lá os profissionais encaminham até o HMIJ. As gestantes também foram beneficiadas com o projeto 'Mãe Sertaneja', em que toda quinta-feira pela manhã elas visitam a maternidade e conhecem o espaço onde terão seus filhos. No primeiro semestre deste ano ainda foi realizada a Caravana da Saúde da Mulher com consultas e exames ginecológicos nas unidades de saúde.
Em parceria com parlamentares a exemplo do deputado federal Roberto Brito, os deputados estaduais Roberto Carlos e Zó, o município de Juazeiro recebeu cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e uma ambulância para o Hospital Materno Infantil (HMIJ) que melhorou os serviços oferecidos pelas instituições. O HMIJ também recebeu a instalação da rede de oxigênio e 30 novos berços também foram adquiridos para substituição dos antigos. A Secretaria da Saúde recebeu e fará a entrega ainda este mês de mais duas novas ambulâncias sociais que serão direcionadas a atendimentos dos distritos do município.
"Estive por várias vezes este ano em Brasília e em Salvador buscando parcerias com os deputados federais, estaduais e com o nosso Governador. Fomos contemplados com ambulâncias e com equipamentos para o nosso Hospital Materno-Infantil. Estamos trabalhando para entregar mais postos de saúde, mais reformas e mais ampliações. Continuamos incentivando e investindo na qualificação profissional porque entendemos que um profissional qualificado atende melhor a nossa população e é esse nosso objetivo: trabalhar em função da nossa população", enfatiza o prefeito Paulo Bomfim..
Com relação aos atendimentos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou 43.632 atendimentos, o Hospital Materno Infantil na ala de consultas e internações na parte do Hospital da Criança contabilizou 36.054 atendimentos, na ala da Maternidade totalizou 17.211 atendimentos, destes 5.069 foram de partos. O SAMU também contabilizou 12.884 atendimentos somente este ano. A SESAU ressalta que todos os serviços municipais são referências para outras cidades pertencentes à região Norte e também para algumas cidades do Estado de Pernambuco.
A gestão de Paulo Bomfim tem investido cada vez mais na melhoria da qualidade do trabalho do servidor municipal e este ano, foram realizadas inúmeras capacitações para dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde. Estes foram contemplados com a entrega de 431 tablets que substituíram as fichas que antes eram de papel por um sistema implantado nos equipamentos tecnológicos que permite acesso e informações em tempo real.
A gestão do Paulo Bomfim, tendo a saúde como prioridade, fortaleceu o programa Caravana da Saúde e semanalmente vem ampliando os atendimentos prestados aos moradores de Juazeiro. Com isso, as demandas mais procuradas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeros bairros e distritos da cidade.
De acordo com a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro "todos estes investimentos mostram que temos um gestor comprometido com a saúde de nossos munícipes. Entendemos que precisamos melhorar em muitos pontos, mas estamos avançando cada dia mais na qualidade dos serviços prestados à população", explicou.
Débora Souza/Sesau
4 comentários
21 de Dec / 2018 às 14h09
Só pode ser uma Piada essa Reportagem que esses assessores enviam ao Blog. Ao longo do ano todo inúmeras denúncias e descasos com a Saúde dos Munícipes e eles ainda ficam tirando onda da cara da População. Gastando dinheiro com esses fogos de Artifício ( Artifícios que são muitos para Enganas a População ). O povo saberá dar o retorno em 2020. Aguardem que talvez o Garconzin nem termine o mandato porque vem muita Bronca aí deixada pelo seu Chefe. Salgue bem suas costas Garçonzin porque o Vergai da Justiça vaip ser grande e acredito que tu não aguentará a Cipuada e abrirá o Bico.
21 de Dec / 2018 às 15h00
Pra que tudo isso. Falta MÉDICOS EM ALGUNS POSTOS, INCLUSIVE DENTISTAS. FALTA MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA. MAS O QUE MAIS FALTA E COMO FALTA, É ATENDIMENTO PERSONALIZADO NOS POSTOS DE SAÚDE, UPA. ESTÁ TURMA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA LIDAR COM GENTE. A SECRETARIA DE SAÚDE DEVERIA CRIAR UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA SETORES. NÃO CORRESPONDEU AO QUE FAZ, AFASTA COLOCA OUTROS. ESTÁ FINALIZANDO O ANO MAS O QUE ME CHAMOU MAIS ATENÇÃO, FOI O DESCASO DA SAÚDE EM JUAZEIRO COM UMA SENHORA QUE PASSOU 7 PROCURANDO, ATRÁS DE ASSISTÊNCIA PARA SEU PROBLEMA CARDÍACO. A PONTO DE VIR A FALECER. SEM A DEVIDA ASSIST
22 de Dec / 2018 às 16h50
SESAU? quem tem que fazer uma análise vida saúde em Juazeiro é o povo que precisa de um SUS. E não a SESAU. Ou algum babão ou algum que tenha cargo na prefeitura. O ano de 2018 foi bom pra quem teve saúde e não precisou do sistema de saúde isso sim. Aí vem avaliar kkkkk. Venham pra rua fazer uma pesquisa.
22 de Dec / 2018 às 20h03
Geraldo jose gostaria de fazer uma pergunta se o prefeito sabe o que acontece no distrito de carnaiba do sertao pois psf desde outubro que entreguei umas guias de fisioterapia e ate agora nada e´ continua pois tenho dor cronica na coluna fis sirugia colocacao de pinos e parafuso