A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está formulando planos de gestão ambiental, que são um conjunto de diretrizes que terão como objetivo organizar o direcionamento das ações da instituição nos próximos anos acerca da sustentabilidade.
A iniciativa é do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Ao todo, são sete planos e o primeiro a ser lançado será o Plano de Gestão de Resíduos Gerados, cujo lançamento está previsto para abril de 2019.
Os outros seis planos são: Sensibilização da Comunidade Acadêmica e Capacitação dos Servidores; Compras Públicas Sustentáveis e Uso Racional dos Bens Públicos; Gestão da Fauna nos Campi; Qualidade de Vida e Ambiente Acadêmico; Gestão de Áreas Verdes e Paisagismo e Construções Sustentáveis. Os documentos estão sendo elaborados por grupos de trabalho que são compostos por servidores de diversos setores da instituição.
Cada plano de gestão tem um relator que coordena os trabalhos de elaboração. O Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável faz o acompanhamento e a DDI realiza o monitoramento e apoio nas atividades dos Grupos de Trabalho. A comunidade acadêmica também pode participar da elaboração dos planos, enviando sugestões para o e-mail do Programa Univasf Sustentável [email protected].
De acordo com o diretor da DDI, Clovis Ramos, na elaboração dos Planos de Gestão Ambiental a comunidade acadêmica poderá discutir e escolher os caminhos que a Univasf irá trilhar em direção à sustentabilidade ambiental de sua atividade. “Como uma instituição de ensino superior voltada ao desenvolvimento local, precisamos trabalhar de modo que as ações da Universidade possam influenciar a sociedade onde está inserida. Esse é o objetivo de cada um desses planos”, afirma.
Ascom Univasf Monica Santos
0 comentários