Essa semana, fomos surpreendidos com a notícia do fim do ensino médio do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, situado no bairro João Paulo II. Segundo os próprios docentes, a Secretaria Estadual de Educação da Bahia, representada, diretamente, pelo Núcleo Regional de Educação (NRE 10), resolveu começar uma reforma na redistribuição dos alunos da rede, com critérios pouco conhecidos, foi resolvido acabar com a responsabilidade do estado sobre esta escola e, ao mesmo tempo, acabar com o ensino médio e a educação de jovens e adultos, tema pouco explicado, publicamente, pelo NRE 10, a comunidade está indignada com a situação.
Eu, como filho do bairro João Paulo II e ex-aluno da escola, venho pedir maiores informações públicas e verdadeiras do Núcleo Regional de Educação (NRE 10) que é quem decide, diretamente, sobre o assunto, acerca de nossa escola.
Em 2017, Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Bahia teve um Ideb de 3,0 , o que sifilítica que não estamos bem, a média do Brasil é de 3,8.
O Bairro João Paulo II e adjacentes possuem mais de 50 mil habitantes, e conta com apenas dois Colégios Estaduais: Dona Guiomar Barreto Meira e o Dom Avelar, com um número de matrícula de mais de 700 alunos, no Dom Avelar, e cerca de 1000 no Guiomar Barreto, fico me perguntando, vamos perder o ensino médio, educação de jovens e adultos e possíveis cursos profissionalizantes que são de responsabilidade do Estado? Como, apenas uma escola, será capaz de receber todos os alunos de nosso bairro e adjacentes?
Vale ressaltar, que as famílias, que aqui residem, não têm condições de ir até o centro da cidade para estudar.
Vejo que necessitamos de maiores esclarecimentos dos responsáveis e peço encarecidamente, desde já, a sensibilidade dos responsáveis pela educação regional de nossa região.
Salvador Carvalho, Médico da UBS do Bairro João Paulo II e ex-aluno do Colégio Estadual Dom Avelar.
Espaço do Leitor
5 comentários
07 de Dec / 2018 às 15h37
boa tarde o que esta acontecedor dom avelar ele ficaria só com o fundamental caro la só funcionar pela manha e anoite a tarde fechada já o dona Guiomar os três turno eu não tenho meus filho pra mim colocar esta colégio q sim chamar dom avelar jamais outra coisa os professores falta muito tem muita aula vaga isso não pode acontece fica aqui luiz paulo ex aluno hoje estudo no colégio modelo
07 de Dec / 2018 às 15h57
Como ex-aluno, ex-presidente do Grêmio Estudantil do Dom Avelar, época de muitas lutas e dificuldades, quero lembrar que foi naquele Colégio que deu a oportunidade de continuar meus estudos e ajudar muitos outros colegas (a) a caminhar conosco e poder fazer a diferença. Muito me entristece essa notícia que amigo Salvador e Médico da nossa Comunidade divulga e pede esclarecimentos nesse canal de comunicação, uma vez que nossa Comunidade perde um referencial na formação de muitos juazeirenses.
07 de Dec / 2018 às 19h42
Isso faz parte da estratégia comunistas: manter o povo burro e comendo capim.
08 de Dec / 2018 às 08h26
O governante Esquerdopata da Bahia Rui Costa , mal passados 45 dias das eleições já começa a mostrar que cometeu estelionato eleitoral , enganando os mais de 75% de eleitores baianos que reconduzida a gestão do estado mais uma vez . Antes , durante a campanha pra reeleição nos discurso de palanques o que mais se ouvia da boca do PETRALHA era que as contas do Estado estavam em perfeito equilíbrio fiscal e financeiro . Agora o governador releito muda o discurso na prática e diz que o estado está "quebrado " . Em apenas uma semana já anunciou medidas amargas e antipopulares para o povo baiano.
08 de Dec / 2018 às 08h36
GOVERNANTE QUE FECHA UMA ESCOLA, ABRE UM PRESIDIO! Parece ser esse o projeto do novo mandato do governador petista Rui Costa . Fechar escolas , fazer enturmação , extinguir modalidades de curso de formação ( no caso do Dom Avelar ,no ensino médio ). Na verdade , esse tipo de política na área da educação é uma prática dos esquerdopatas em especial os comunistas e petistas , pois de acordo com a cartilha vermelha , quanto menos educação e conhecimentos o povo tiver mais fácil DOUTRINA-LOS . Eu não carrego essa culpa ! deixo essa culpa para os mais de 75% de eleitores que votaram nele.