O artista plástico Lêdo Ivo foi um dos convidados do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (05) oportunidade em que falou um pouco da sua vida profissional e sobre o lançamento do filme em curta metragem sobre os 25 anos de escultura que acontecerá nesta sexta-feira dia 07, no Grande Hotel de Juazeiro, às 19 horas.
O radialista Kleyton Nunes que acompanhava na entrevista o artista Lêdo Ivo explicou que há trinta dias vem trabalhando na produção e o vídeo documentário ficou sensacional. “Ficou muito natural e as pessoas terão a oportunidade de conhecer as obras em relato do próprio autor” disse Kleyton Nunes.
Lêdo Ivo é juazeirense, criado em Lagoa da Pedra, distrito de Maniçoba, e quando criança gostava de fazer bonecos de barro, depois que foi morar na França, encantado com as obras que viu por lá, entusiasmou-se pela criação e começou a esculpir estátuas de figuras reais e outras imaginárias.
Trabalhando na recuperação de capelas e igrejas aperfeiçoou seus dotes para arte, mas, sua mente e seus projetos visuais estavam centrados na região onde nasceu, a saudade era tamanha.
Um dia, a vontade de estar de novo as margens do rio emergiu, chegando aqui, foi no São Francisco que pintou a inspiração de criar a imagem do Nego D'água, uma lenda antiga dos ribeirinhos, a escultura consagrou Lêdo como "escultor de cidades".
Com esse vídeo documentário em forma de curta metragem biográfico, o artista fala um pouco de cada obra e de sua história. O lançamento será nesta sexta na área da piscina do Grande hotel de Juazeiro com a participação de artistas, intelectuais, imprensa e amigos que irão celebrar os 25 anos de escultura.
Obras mais importantes de Lêdo Ivo na região:
Mãe d'água - rio
Nego D'água - rio
Bíblia Sagrada- Petrolina/ saída de Juazeiro
Ama de leite - Orla 2 Juazeiro
Dom Malan e Padre Cícero- na Praça da Catedral de Petrolina
Os pracinhas - Praça Pio XI Petrolina
São Benedito - Curaçá-BA
Onças pintada - São Raimundo Nonato-PI
A Seriema e o Tatu - São Raimundo-PI
Campo da fé - Capela, bíblia, Belchior e São Francisco na saída de Juazeiro... dentre outras.
VEJA O VÍDEO:
Da Redação
4 comentários
06 de Dec / 2018 às 08h11
Ledo Ivo orgulho de Juazeiro, pena que tão pouco prestigiado pela cidade natal, mas saiba que pelo menos alguns de seus moradores tem orgulho de ter vc como conterrâneo, parabéns.
07 de Dec / 2018 às 02h35
Esse é o cara. Esses políticos de Juazeiro só sabem usar o nome de ledo Ivo. Zó mesmo é um deles, que sempre elogia, mas nunca apoia esse gênio. O negão do Edson por aí, é um exemplo. Um prefeitim boneco da estrela, garçom que mora em condomínio de luxo... o seu grão mestre vai pra casa jaula, e tu daqui a alguns dias, tambem. Joseph o colocará lá juntinhos.
07 de Dec / 2018 às 09h42
Lêdo Ivo, Otoniel Gondim, Gogó, etc. Verdadeiros fenômenos nossos. Geniais. Essa SECULT sobrevive de Mauiçozaninhas....Ridículo! Parabéns, Lêdo Ivo.
08 de Jan / 2023 às 00h37
[email protected]