O morador da rua Castro Alves, há 48 anos, o aposentado Agenor Pereira, disse que "viu a água entrar nos dois primeiros batentes da casa, durante as chuvas de ontem, dia 3". Com a elevação do calçadão da Travessa Benjamin Constant, a drenagem é sempre um ponto de discussão durante o período de chuvas. Seu Agenor diz que este é um dos pontos que mais alagavam durante as fortes chuvas em Juazeiro. "Sempre que chove é uma preocupação".
Em 2016, o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, declarou que objetivo dessa drenagem era coletar as águas pluviais da Rua Benjamin Constant, das ruas transversais, e também dar maior vazão às águas da chuva da Avenida Oscar Ribeiro.
O comerciante Dinarte Almeida disse que dessa vez não houve alagamento ou prejuízos. Segundo ele, a maioria dos comerciantes do setor usa "comportas para evitar que a água invada as lojas mais baixas".
A Prefeitura Municipal de Juazeiro explica que foram realizadas drenagem e topografia na Rua Oscar Ribeiro, com ampliação das manilhas (tubo de rede de águas pluviais) e construção de cinco galerias de água pluvial. Além disso, está sendo realizada manutenção com a limpeza de todas as galerias da Travessa Benjamim Constant, com o objetivo de dar maior fluidez à água.
Porém, devido às características topográficas da área, forma uma bacia de acúmulo de águas pluviais no local que tem como sistema de macrodrenagem o canal Jacaré, responsável pelo escoamento de toda área, bem como a montante dele.
A gestão municipal está estudando o redimensionamento do sistema de macrodrenagem do referido canal até a barragem de São Geraldo, no intuito de sanar ou diminuir os alagamentos com uma maior área de vazão para as águas pluviais.
Redação Blog Foto: Ney Vital
4 comentários
04 de Dec / 2018 às 15h41
Graças a Deus glória a Deus
04 de Dec / 2018 às 18h54
Enquanto isso tem obra toda sexta!!!, mas na avenida adolfo viana, parque fluvial, estação do saber... e blablabla...
04 de Dec / 2018 às 19h35
Absurdo uma obra dessas. Lamentavel.
05 de Dec / 2018 às 08h10
CANAL DO JACARÉ,CANAL DE MACRODRENAGEM ? ME DESCULPEM,SENHORES,MAS,ESTA NÃO COLA.O ALAGAMENTO DA RUA OSCAR RIBEIRO E ADJACÊNCIAS,TEM COMO AGRAVANTE UM CANAL QUE VEM DO MERCADO DO PRODUTOR E DESÁGUA NO CANAL DO NOVO ENCONTRO NA ALTURA DO PARQUE CENTENÁRIO.ESTE CANAL BLOQUEIA E REPRESA AS AGUAS QUE VEM DA OSCAR RIBEIRO,ESTAS SE ELEVAM E REFLUEM CAUSANDO OS ALAGAMENTOS NA AREA CENTRAL.A SOLUÇÃO PARA A DRENAGEM DE JUAZEIRO NÃO É OBRA PARA AMADORES E TEM DE SER CUIDADA LOGO,POIS VAI PIORAR E AÍ TEREMOS O CAOS NA CIDADE.A MACRODRENAGEM DE JUAZEIRO É MAIS IMPORTANTE QUE A TRAVESSIA URBANA.