Parece que foi ontem, e me perdoem os jovens leitores que me acompanham, pois podem achar que, em função dos meus 64 anos, estou saudosista demais neste texto. E estou mesmo, pois vejo, com a eleição do nosso novo presidente, um Brasil novo, com novas ideias, longe das práticas ideológicas que perduraram durante o governo do PT. Parece que foi ontem que eu, estudante de uma escola pública, em 1965, ou seja, um ano após o contragolpe militar, tinha orgulho e noção de que era um brasileiro.
A primeira coisa que fazíamos antes de entrar em aula era hastear a bandeira, serviço esse feito de forma rápida por um funcionário da nossa escola estadual, enquanto nós, alunos, observávamos em fila. Depois íamos para a sala de aula. Assim que o professor entrava, todos se levantavam e então começava a aula.
Era uma coisa meio automática, robotizada, mas tinha sim uma percepção de respeito. Mais tarde, já no colégio particular, no famoso “ginásio”, tínhamos aulas de “Educação Moral e Cívica”, palavras boas, de respeito à Pátria, dos problemas do Brasil, sempre com o espírito patriota. Não posso esconder a satisfação de saber que o escolhido para ser Ministro da Educação pelo nosso novo presidente Jair Bolsonaro é o filósofo Ricardo Vélez Rodríguez, que, segundo relatos da mídia, quer sim resgatar esses valores perdidos, muito embora os esquerdistas de plantão já alardeiem que ele será um difusor da direita, ora, o cidadão nem começou a ser ministro e a esquerda já o desqualifica?
A educação básica é a estrutura fundamental para a formação cívica dos brasileiros, e tudo isso foi perdido, precisamos dar início a um trabalho começando do zero, ou seja, elaborar um trabalho na infância e tentar desconstruir o esquerdismo de alguns jovens, que foram maciçamente doutrinados nas Universidades Públicas pelos seus professores. Chegamos a um ponto insustentável de libertinagem ideológica esquerdista, e isso deve ser totalmente desmontado.
Infelizmente são muitos os setores aparelhados nesses últimos 13 anos de governo socialista, o trabalho será exaustivo, a mídia deve ser colaborativa, para que possamos avançar em todos os segmentos. Até nossa Constituição possui ideais socialistas em demasia, protecionismo em excesso, direitos trabalhistas que impedem a contratação de mão de obra, uma Justiça do Trabalho que, a meu ver, só atrapalha as relações de emprego, vez que é utilizada como um “plus” das verbas rescisórias, mas, como está previsto na Constituição, temos que respeitá-la.
O Brasil se enche de esperança e eu, como um menino, sonho com os meninos do futuro, que poderão ter a felicidade que a nossa geração teve de ser o que somos, muito em razão do civismo com que fomos agraciados, ao olhar o hasteamento da bandeira, ao levantar da “carteira” quando o professor chegava na sala de aula, ao ter a coragem de reconstruir o que foi destruído. Vai valer a pena, tenho certeza.
Fernando Rizzolo é Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais, Professor de Direito.
25 comentários
01 de Dec / 2018 às 00h33
Sinto as mesmas saudades que você meu estimado professor Fernando Rizzolo! Como faz falta para a garotada de hoje aquela aulinha de Educação Moral e Cívica...
01 de Dec / 2018 às 00h38
Nossa! Mas o Blog do Geraldo José agora resolveu abrir as portas para artigos inteligentes e de bom senso? Começou com o nosso juazeirense Erry Justo e agora temos esse professor e jornalista Fernando Rizzolo! À cada dia esse Blog me surpreende, para o desespero do Othoniel Gondim kkkkkkk... Parabéns!
01 de Dec / 2018 às 00h42
Texto de excelente gosto sem frescuras esquerdizantes... Pela primeira vez estou vendo aqui na região um blog IMPARCIAL que dá voz aos escritores de esquerda e de direita! Agora o meu colega de jornalismo UNEB Erry Justo tem um amigo e não está mais sozinho.
01 de Dec / 2018 às 00h44
Apesar de ser nova, meu pai sempre me contava que a escola na década de 70 eram mais organizadas e os alunos saíam de lá aprendendo não só o currículo escolar mas até respeitar os outros! Texto muito bom de se ler!
01 de Dec / 2018 às 00h46
Agora me bateu uma saudade... Oh tempos bons que não voltam mais... Parabéns Rizzo por essa doce lembrança. Com Bolsonaro certamente a garotada de hoje vai pelo menos perceber o que vem a ser educação de verdade!
01 de Dec / 2018 às 00h51
Obah... O Blog agora tá ficando bom de se ler... Começaram com o genial Erry Justo e agora temos um super-reforço! Seja bem vindo professor Fernando Rizzo...
01 de Dec / 2018 às 00h52
Um texto desses nem se compara aquelas porcarias de um tal professor, ator, escultor, historiador, cantor, criador, etc..... kkkk
01 de Dec / 2018 às 00h56
Geraldo José teve a rápida percepção de que a velha política do marxismo está quase no ralo... O povo de Juazeiro mudou! Vejam só agora como a DIREITA tem sido cortejada com grandes escritores... Raciocínio perfeito Geraldão!
01 de Dec / 2018 às 00h57
Finalmente alguma coisa inteligente. Tem ARTICULISTAS aqui, que minha Santa Mãe - se juntar todos não dá um!!!
01 de Dec / 2018 às 01h00
Nossa, tenho 61 anos e ao ler esse lindo texto argumentativo e um pouquinho saudosista meus olhos se encheram de lágrimas de boas recordações! A minha primeira professora, as brincadeiras na hora do recreio e o sentimento que a gente tinha ao ficar parado no pátio da escola olhando para o hasteamento da bandeira brasileira ao som do hino nacional. Que bom que Bolsonaro e seu ministro da educação Ricardo Velez irão trazer esse tesouro de volta. Precisamos de mais cidadãos e menos bichos dentro de nossas faculdades. Que venham mais escritores inspirados assim no blog. Estou amando tudo isso.
01 de Dec / 2018 às 01h01
Êita! Eu pensava que estava lendo um texto do Erry Justus?! Gostei desse novo cronista, tá aprovado Geraldo José! Viva a nova política em Juazeiro...
01 de Dec / 2018 às 01h06
Hum... Tem um cheiro de BOAS SAUDADES pelo ar... Amei!
01 de Dec / 2018 às 01h13
Nossa! Por que todo bom escritor aqui do blogue tem que ser coroa, de olhos encantadores e LINDO??? Começou com o Erry e agora temos esse galã de novela de nome Rizo? Aí eu também dou riso! Mas, falando sério, isso prova a qualidade e a boa educação de pessoas que escrevem com a alma, com o coração e com a mão direita! Parabéns.
01 de Dec / 2018 às 01h15
Vejo uma força da direita se concentrando aqui em Juazeiro. Vejo um espírito de união convencendo novos guerreiro a lutar. Vejo também os dias contados dessa velha política mortadeleira aqui em Juazeiro! Vejo uma Câmara 100 por cento renovada e vejo uma prefeitura livre de quaisquer embaraços e desatinos políticos! “O Brasil se enche de esperança e eu, como um menino, sonho com os meninos do futuro, que poderão ter a felicidade que a nossa geração teve de ser o que somos!” Texto maravilhoso.
01 de Dec / 2018 às 01h19
É com muita satisfação que podemos ver aqui no Blog a boa diversidade de pensadores de direita! Parece que o espirito bolsonariano veio mesmo para ficar. Legal tá sendo para vc né Erry? Você não está mais sozinho. Mas para o outro lado da fanfarra... Tá ficando tenso!
01 de Dec / 2018 às 01h21
Ora... Ora... Vejam só! Agora temos mais um excelente escritor de qualidade aqui em nossa cidade. E o cara é um bom professor. Viva a Democracia!!!
01 de Dec / 2018 às 01h24
BLOG DO GERALDO JOSÉ! O MELHOR BLOG DA CIDADE DE JUAZEIRO E PETROLINA
01 de Dec / 2018 às 05h18
Matar ou perseguir adversários e ou se aliar a juizes para incriminar sem provas eh crime? o bom professor perdeu e o pior aluno ganhou.
01 de Dec / 2018 às 05h21
com apoio da bancada evangélica o Brasil ta do jeito que o DIABO gosta. Menos médicos e menos emprego menos dinheiro
01 de Dec / 2018 às 05h22
Em carta ao Diretório Nacional do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou que o ex-juiz Sérgio Moro, que o condenou sem nenhuma prova, "saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza" de político de toga; "Se alguém tinha dúvidas sobre o engajamento político de Sergio Moro contra mim e contra nosso partido, ele as dissipou ao aceitar ser ministro da Justiça de um governo que ajudou a eleger com sua atuação parcial. Moro não se transformou no político que dizia não ser. Simplesmente saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza"
01 de Dec / 2018 às 06h38
NO MEU TEMPO, TINHAMOS PROFESSORES QUE ENSINAVAM DE VERDADE,HOJE SÓ TEMOS DOUTRINADORES QUE DESTROEM NOSSOS FILHOS.NOSSOS PAIS CONCEDIAM AOS PROFESSORES AUTORIDADE PARA IMPOREM O RESPEITO E A DISCIPLINA A SEUS ALUNOS E AI DO ALUNO QUE DESRESPEITASSE UM PROFESSOR,EM CASA TERIA UMA CONTA PESADA A ACERTAR COM SEUS PAIS.LULA CRIOU AS UNIVERSIDADES,NÃO PREPARAR NOSSOS JOVENS PARA O FUTURO,MAS,PARA DOUTRINA-LOS PARA SERVIREM DE ROBÔS IDIOTIZADOS AO SEU PROJETO DE PODER,PARA ISTO ABANDONOU À PRÓPRIA SORTE O ENSINO BÁSICO DO 1º E 2º GRAUS.O PT AVACALHOU COM O PAIS DE CABO A RABO.MALDITOS !
01 de Dec / 2018 às 07h26
"Noam Chomsky, um dos mais respeitados intelectuais do mundo, professor do MIT por mais de 50 anos e que hoje leciona na Universidade do Arizona, falou ao ‘Democracy Now” sobre o Brasil. Ele, que visitou Lula na cadeia, fez um panorama do golpe e alertou sobre os perigos que Bolsonaro representa ao Brasil e ao mundo. Sobre Dilma: “Dilma Rousseff sofreu um impeachment baseado em acusações irrisórias feitas por um parlamento de ladrões.” Sobre Lula: “Ele é de longe a figura política mais popular do Brasil, então, para levar adiante o golpe da direita, era necessário se livrar dele.
01 de Dec / 2018 às 09h03
REALMENTE, ADNAJARA, O SEU COMENTÁRIO TEM FUNDAMENTO. O BLOG DE GERALDO JOSÉ ABRE AS PORTAS MOSTRANDO IMPARCIALIDADE PARA TODAS AS IDEOLOGIAS. AGORA, ADNAJARA, TENHO ESPECIAL APREÇO DE COMO ESCREVE O PROFESSOR OTONIEL GONDIM. tEM, O PROFESSOR, O ÍMPETO HUMANISTA, SOLIDÁRIO E SEM PRECONCEITOS. QUE RETORNE RÁPIDO, MESTRE GONDIM!!!
01 de Dec / 2018 às 09h05
Sou fã demais do escritor e socialista Otoniel Gondim. Ele, sim, traz filosofia, realismo, genialidade. Otoniel dá aulas....
01 de Dec / 2018 às 13h47
Meu caro Deodato Silva. Já que vc mencionou que o professor Othoniel é um “ímpeto humanista, solidário e sem preconceitos” então me responda: Será que ele em seus tempos de escola assistia às aulas de EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA? Pelos acontecimentos recentes, eu acho que não! Até a forma que ele escreve o denuncia... Parabéns ao novo cronista Fernando Rizzo, seja muito bem vindo! Quero ler mais de seus artigos aqui no blogue.