O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse hoje (27) que procedimentos de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que ser revistos caso o presidente eleito Jair Bolsonaro queira ter acesso ao exame antes dele ser aplicado. “Se o presidente eleito vai ou não vai ver a prova, caberá a eles, a partir de 1º de janeiro, entender qual o modelo de gestão [que adotarão]”.
“Nós entendemos, inclusive por questão segurança das próprias autoridades, que cabe às equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazerem a gestão da prova. Na nossa gestão, eu não olhei, e pelo que sei, outros ministros também não olharam. Falo de ministros, não falo nem de presidentes, que também não olharam a prova”, enfatizou Soares.
O ministro explicou que a prova, após elaborada, fica em uma sala-cofre e só deixa o local para ser levada para a gráfica, escoltada por policiais federais. “Existe um processo, um procedimento, que precisará ser revisto para que isso [Bolsonaro veja o exame] aconteça, mas caberá a eles a partir de 1º de janeiro”.
Após a aplicação do Enem 2018, Bolsonaro fez críticas ao exame. Ele disse que, ao assumir o governo, não permitirá a inclusão de determinadas questões no exame nacional.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o ministro indicado para a pasta da Educação de Bolsonaro, Ricardo Vélez-Rodríguez, disse ontem (26) que não impedirá o presidente eleito de atestar a qualidade das provas, pois, segundo ele, é bom que o presidente se interesse pelo exame.
2 comentários
27 de Nov / 2018 às 18h10
Ele quer para vender. Ele vai e eh pior que seu amigo Temir 1%
27 de Nov / 2018 às 18h24
Acho que não compete aos "Sr." Rossieli Soares, atual Ministro da Educação MARXISTA ficar opinando sobre o que um presidente eleito por pessoas moralmente decentes vai fazer em seus governo. Hello? A era Lulopetista ACABOU! E por falar nisso, a "presidenta inocenta" acaba de se tornar RÉ... Virou "leitoa de natal..." Vai "morrer politicamente" na vésperal! kkkkkkkkk Ahhhh... A Juíza Gabriela Hardt vai bater um "papinho" com ela lá em Curitiba!