Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix, participou nesta segunda-feira (26), no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, do ‘Acelera Microcrédito’, uma ação do Banco do Nordeste. O objetivo foi apresentar à população serviços e informações sobre as linhas de crédito dos programas de microcrédito Agroamigo (rural) e Crediamigo (urbano).
De acordo com o secretário Tiano Felix, o BNB é parceiro da prefeitura em várias atividades da sede e do interior e o momento é importante pelo diálogo em busca de uma política de fortalecimento do microcrédito urbano e rural para o município. “Sabemos das dificuldades que enfrentamos no país, e que a responsabilidade do poder público municipal, das instituições de crédito, instituições de ensino e de pesquisa aumentam em fortalecer o desenvolvimento econômico de toda região”, observou, destacado que o setor vem crescendo no município.
De acordo com o secretário, além de gerar emprego e renda, o setor tem oportunizado a resolução dos problemas da população. “Aqui em Juazeiro temos a Sala do Empreendedor que agiliza os trâmites legais para os empreendedores da região. A gestão do prefeito Paulo Bomfim preza pela política de fortalecimento do pequeno negócio, das feiras de caprinos e ovinos e da valorização dos derivados da agricultura família”, afirmou Tiano.
Vane Elzo, gerente geral da agência do BNB de Juazeiro, informa que “o Acelera Microcrédito do Banco do Nordeste está oferecendo oportunidades de crédito, feira de produtos dos próprios clientes, palestra sobre empreendedorismo e prestação de serviços. Hoje todos os presentes vão poder conhecer a importância do microcrédito orientado para o município de Juazeiro”.
Vale destacar que o Crediamigo é destinado a empreendedores urbanos e oferece até R$ 15 mil em crédito, com taxas mensais a partir de 1,08%. Podem ter acesso todas as pessoas que trabalham por conta própria, individualmente ou reunidos em grupos solidários, atuando nos setores informal ou formal da economia.
Já pelo microcrédito rural, o Agroamigo, agricultores familiares enquadrados no grupo Pronaf B têm acesso a financiamentos com juros a partir de 0,5% ao ano. “Oportunidade do Banco do Nordeste, que é a instituição financeira responsável por operacionalizar recursos do Fundo Constitucional de Financiamentos do Nordeste (FNE), dispondo de boas taxas para o segmento”, explicou João Cesar gerente do Agroamigo do Estado da Bahia.
A ação que também contou com a feira de produtos de empreendedores da região, teve a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), Sebrae, Cesol, dentre outros. Na ocasião também estiveram presentes, autoridades locais, representantes institucionais, produtores rurais e empresários.
1 comentário
27 de Nov / 2018 às 21h33
Interessante é que o orgão responsável pelo financiamento junto ao BNB, exige que o produtor se dirija ao Sindicato dos trabalhadores rurais, para que este emita uma declaraçao de confrontantes que eles mesmos nem sabe o verdadeiro local da propriedade do tomador. O presidente do sindicato assina a declaração e manda o produtor para o cartório como se estivesse lhe fazendo um grande favor. O Brasil vai mudar e essa baderna vai acabar. Se acontecer comigo, vai haver denuncia, essa mamata do STR ta chegando ao fim.