A Missão de Avaliação de Meio Termo que o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) está realizando junto ao Projeto Pró-Semiárido promoveu na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Grande Hotel em Juazeiro, um importante momento com jovens de vários municípios baianos contemplados com o Projeto Jovens Comunicadores do Semiárido.
Hoje o Projeto trabalha com 12 turmas distribuídas nas regiões de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, uma média de 300 jovens que estão desenvolvendo ações nas área de comunicação, arte e cidadania. Encontros de formação, oficinas e intercâmbios, também fazem parte do Projeto que é mais uma ação do Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). Os recursos do Pró-Semiárido são frutos de Acordo de Empréstimos entre o Governo da Bahia e o FIDA.
O encontro foi marcado por muita poesia de cordel, dança, música, amostra de vídeos e principalmente, por depoimentos de jovens que relataram o quanto suas vidas passam por transformações depois que eles/elas começaram a fazer parte do Projeto Jovens Comunicadores e aprenderam por exemplo, a fazer fotografias, cordel ou animar suas comunidades a partir de ações que incentivam o associativismo ou o turismo local. Muitos deles/as passaram a vislumbrar, por meio dos Jovens Comunicadores, a possibilidade de crescer e se profissionalizar, principalmente na área da comunicação.
"Esse projeto veio pra fazer o jovem crescer em nossas comunidades sem precisar sair para cidades grandes e com oportunidades de vida e para isso a gente precisa de um suporte e o projeto tem dado esse suporte pra gente", foi o que afirmou o jovem Rafael Ribeiro, que faz parte do grupo "mandacaruzeiros", da localidade de Caldeirãozinho, interior de Uauá.
A representante do FIDA, Aline Martins, que atua na área de Gestão de Conhecimento e Comunicação, ao falar da importância da Missão em ouvir os relatos, afirmou: "Vocês jovens comunicadores estão num caminho muito valoroso, um caminho acertado", disse a representante do FIDA, expressando ter sido um prazer participar desse momento e conhecer de perto o que ela já tinha conhecimento apenas por meio de relatórios.
No período da tarde o grupo ainda prestigiou um evento realizado em praça pública pela Rede Estadual de Ensino, cuja programação também contava com atividades voltadas para arte e cultura popular e contava com a participação de cordelistas que também integram o Projeto. Emília Mazzei, coordenadora dos Jovens Comunicadores, destacou as diversas expressões e linguagens apresentadas no evento, as quais refletem o crescimento do público do projeto. "A gente atua em cinco territórios de identidade no estado e tivemos a oportunidade hoje de fazer um grande evento para apresentar os resultados que já estão sendo colhidos dessas atividades de formação da juventude rural", avaliou.
Para Vanessa Rodrigues, jovem do município de Pindobaçu, o encontro foi bastante enriquecedor por agregar diferentes experiências e conhecimentos relacionados ao universo dos jovens que, de acordo com ela, precisam expressar seu pensamento. "Estamos lutando por aquilo que acreditamos e com oportunidade de falar o que pensamos, com a liberdade de falar daquilo que você acredita", expressou a jovem.
Uma das demandas apresentadas pelos representantes das turmas presentes foi a ampliação do projeto e a continuidade de oficinas e intercâmbios que tem proporcionado experiências significativas que contribuem com a permanência da juventude no campo.
Agência Chocalho
0 comentários