A saída dos cubanos do Programa Mais Médicos, tende neste primeiro momento, a piorar o atendimento nos mais de 5.500 municípios brasileiros, especialmente nos municípios menores onde a figura do profissional se fazia mais necessária.
Segundo o Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza, em contato com o Blog Geraldo José, a situação pode se agravar nos próximos meses. Ele encaminhou, inclusive, a relação com as vagas a serem preenchidas depois da saída dos cubanos.
“Amigo eis a relação de médicos Cubanos do Núcleo Norte que coordenamos. Acho difícil encontrarmos substitutos a curto e médio prazo. Grande prejuízo para a população. A união publicou um edital, mas vai ser muito difícil encontrar médicos em tempo hábil para substituí-los. Vai piorar a situação, amigo” revelou Pedro Alcântara.
RELAÇÃO CUBANOS NORTE DA BAHIA
Da Redação Foto Geraldo José
9 comentários
21 de Nov / 2018 às 16h37
Infelizmente o povo mais humilde é quem sofrerá, pois não dispõe de recursos para pagar plano de saúde. Por culpa da insanidade dos eleitores de um descomprometido, perdemos o atendimento dos melhores profissionais da medicina preventiva do mundo, a medicina Cubana.
21 de Nov / 2018 às 16h49
MEDICOS OU ESCRAVOS CUBANOS ? CONVERSA MOLE,EXISTEM MILHARES DE MEDICOS BRASILEIROS QUE FORAM RECUSADOS PELO MAIS MEDICOS PARA DAR LUGAR AOS CUBANOS.AS INSCRIÇÕES PARA NOVOS MÉDICOS FORAM ABERTAS HOJE,E DE CARA JA TEM MAIS DE 3 MIL INSCRITOS. VAI DAÍ,A SACANAGEM PRATICADA POR CUBA,PODERÁ ATRAPALHAR UM POUCO,MAS,VAI FICAR MELHOR DO QUE ESTA.
21 de Nov / 2018 às 16h55
A CULPA É DE CUBA,MAMONA DE TETA. BOLSONARO,SO QUER DAR AOS MEDICOS O QUE POR DIREITO É DELES,ALEM DE LIBERTAR SUAS FAMILIAS QUE FICARAM REFENS EM CUBA.TEM ALGO ERRADO NISTO ? SE ALGUEM ACHA QUE TEM,QUE TRABALHE POR MIL E FIQUE SÓ COM 30 PARA VER O QUE É BOM. ESCRAVIDÃO NÃO !
21 de Nov / 2018 às 17h08
Deixa eu fazer uma pergunta ao DR. Pedro! o senhor como médico, acha correto um profissional cumprir sua carga horária , e quando chegar seus vencimentos, receber apenas 25%, e o restante, 75% seguir para prefeitura ou governo,seja ele estadual ou federal?. Até aqui, este foi uma dos motivos alegados pelo governo que ainda nem assumiu, mas já ta levando a culpa do retorno dos mesmo para Cuba!
21 de Nov / 2018 às 18h08
Além de ser trabalho escravo, o problema da saúde não está em uma simples consulta . O problema DR. são os exames , as internações, as emergências. O resto e ludibriar os menos esclarecidos . Manteiga em venta de gato .
21 de Nov / 2018 às 19h50
Tenho uma sugestão Dr.Pedro nao é médico? Em Juazeiro pela lista acima só tem 1 cubano o Dr. Pedro poderia substitui-lo e devolver 70% do que ganhar pro governo Federal. O que acham disso povo de Juazeiro-BA.?
21 de Nov / 2018 às 21h42
Com médicos cubanos ou não, vcs nunca administraram o País de uma forma q todos fossem beneficiados. Vcs são uma piada. Quer dizer q agirá vai piorar? Mas um protesto né! Tudo agora vai ser a saída dos cubanos. Vcs não precisam do sus não é? A coisa sempre esteve feia para o nosso lado
21 de Nov / 2018 às 23h11
Quem rompeu o contrato foi o governo cubano, portanto a culpa é de Cuba que mantém no Brasil esses profissionais como escravos recebendo apenas 25% do dos seus vencimentos ficando os 75% restante para manutenção do comunismo naquele país. O PT não diz que defende trabalhadores e porque aceitou que esses médicos fossem dessa forma explorados?
22 de Nov / 2018 às 07h58
Ohhh, quanta desgraça!!! Quando os médicos, digo: "subescravos" cubanos, vieram para cá, fora feita concomitantemente o aumento do numero de vagas nos cursos de medicina do nosso País, como também a criação de VÁRIAS faculdades de medicina. De pronto, porque político não dá ponto sem nó, foi atrelado aos estudantes que usavam FIES e PROUNI, além dos estudantes de Universidades Federais, que os mesmos ao concluir o curso, iriam trabalhar por 2 anos nas Unidades Básicas de Saúde. Realmente, não entendo porque tanto ALARDE, uma vez que está tudo encaminhando-se para que tenhamos MUITOS MÉDICOS BR