Técnicos da Codevasf visitam Pindobaçu, no norte baiano

Acompanhado de técnicos da 6ª superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), o superintendente regional, Elmo Nascimento, visitou o município de Pindobaçu, na região centro norte do estado, onde foi recebido por servidores municipais e integrantes de entidades representativas de produtores rurais.

O superintendente conheceu algumas iniciativas que já estão sendo realizadas na sede e interior do município nas áreas de artesanato mineral, agricultura familiar irrigada, piscicultura, apicultura e ovinocaprinocultura. "Diante do que estamos vendo, a Codevasf pode ser parceira desta comunidade e da prefeitura para poder desenvolver ainda mais toda esta região", afirmou Elmo Nascimento.

Nas comunidades por onde a comitiva passou, os moradores se mostraram estimulados com a oportunidade de mostrar o potencial produtivo e diversificado da região bem como a possibilidade de participarem de ações para promover a geração de emprego e renda e outros benefícios oferecidos pela  companhia.

Segundo o Gerente Regional de Gestão Estratégica da Codevasf em Juazeiro, Joselito Menezes, a superintendência "poderá apoiar atividades econômicas que já estão sendo realizadas, além de implantar projetos estruturantes na área de abastecimento de água, com o intuito de ampliar essas ações com base no potencial econômico já apresentado pelo município".

A comitiva visitou ainda a barragem de Ponto Novo, que abastece toda aquela região, e também manteve contato com piscicultores locais, para analisar o potencial produtivo desta atividade. A programação incluiu também uma visita a pequenos produtores familiares, com o objetivo de conhecer os processos produtivos adotados por eles, principalmente no que se refere à irrigação.

Pindobaçu  

O município de Pindobaçu fica localizado a aproximadamente 170 km de Juazeiro e 380 km de Salvador. Com cerca de 20 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade sempre demonstrou um potencial econômico voltado para produção de minérios e pedras preciosas, mas a visita técnica constatou que existem outras possibilidades produtivas no município que podem ser fomentadas. 

Ascom Codevasf Foto Divulgação